Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


28/07
às 11:01

Três jovens morreram e outros três estão desaparecidos após se afogarem no Rio São Francisco na tarde deste domingo (27). Segundo informações da polícia, uma família estava acampada na beira do rio quando aconteceu o incidente no município de Serra do Ramalho.

Ainda de acordo com a polícia, os jovens estavam jogando na beira do rio quando a bola caiu na água por volta das 12h. Um dos jovens entrou no rio para pegar o objeto e acabou sendo puxado pela correnteza. Sem saber nadar, outros jovens entraram na água no intuito de resgatar o garoto. Um homem que estava no grupo ainda conseguiu resgatar a filha e outros jovens da água, mas seis acabaram se afogando.

Morreram César Augusto Souza Prado, 20 anos, e José Eudo Souza Guedes, de 15 anos. Um outro corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira (28), mas ainda não foi identificado. Os nomes dos desaparecidos não foram divulgados.

A Marinha está no local fazendo buscas pelos três jovens desaparecidos. Familiares e a população local também estão auxiliando nas buscas. 

 
Por Correio

 

28/07
às 10:51

Existe um motivo a mais para ingerir iogurte regularmente. Além de serem ótimos para o funcionamento do intestino e darem uma turbinada no sistema imunológico, um novo estudo afirma que os probióticos (as boas bactérias encontradas no iogurte) podem melhorar a pressão arterial.

Um estudo realizado na Universidade de Griffith, na Austrália, analisou nove novas pesquisas que examinaram a relação de probióticos e pressão arterial. Ao todo, os estudos envolveram 543 pessoas que tomaram probióticos regularmente por um período de dois meses. No fim deste período, foi observado que aqueles que tomaram probióticos tiveram uma redução leve tanto na pressão sistólica (o número mais alto) quanto na pressão diastólica (o número mais baixo) .

O estudo mostrou que aqueles que tinham pressão arterial igual ou maior a 130/85, que é considerada alta, tiveram resultados ainda maiores na redução da pressão arterial diastólica. Probióticos com mais bactérias também causaram melhor resultado.

O motivo da melhora na pressão arterial está relacionado com os outros benefícios à saúde provocado pelos probióticos. "Acreditamos que os probióticos podem ajudar a baixar a pressão arterial por ter outros efeitos positivos sobre a saúde: melhora as taxas de colesterol, reduz a resistência de glicose e insulina do sangue e e ajuda a regular o sistema hormonal que regula a pressão sanguínea e balanço hídrico", disse Jing Sun, autor principal da pesquisa publicada no periódico científico Hypertension, da Associação Americana do Coração.

Por IG

 

28/07
às 10:33

O prazo para cadastramento dos eleitores que estão fora dos seus domicílios eleitorais, mas querem votar para presidente vai até o próximo dia 21 de agosto.

Essa possibilidade foi aberta em 2010, mas a novidade desse ano é que será possível acessar as urnas não apenas em capitais, mas também em cidades com mais de 200 mil eleitores. Atualmente, 92 cidades brasileiras preenchem esse requisito. Na Bahia, além de Salvador, os eleitores em trânsito poderão votar em Feira de Santana e Vitória da Conquista.

A opção de votar fora do seu domicílio eleitoral, até 2010, só existia para os brasileiros que estavam fora do País. Os de situação em trânsito nacional podiam apenas justificar a impossibilidade de comaprecer à sua seção eleitoral de origem.

Para poder votar em trânsito é necessário fazer o cadastramento até o dia 21 de agosto comparecendo em um cartório eleitoral com um documento oficial que tenha foto. Só pode fazer o cadastramento quem está em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, votou ou justificou ausência nas últimas eleições.

Ao fazer o cadastramento, automaticamente, o eleitor é desabilitado para votar em sua seção de origem o que evita riscos de duplicidade do voto. Quem fizer o pedido, mas precisar cancelar o voto em trânsito tem o mesmo prazo- dia 21 de agosto- para reverter o processo.

Até agora, o Tribunal Regional Eleitoral, seção Bahia, (TRE-BA) já cadastrou 143 eleitores em trânsito eleitoral para o primeiro turno. Desses, 123 na capital baiana; 28 em Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado e 33 em Feira de Santana. Curioso que o número de pedidos para o caso de segundo turno é ainda maior: 178 dos quais 113 em Salvador; 36 em Vitória da Conquista e 29 em Feira de Santana.

Na última eleição para presidente, o TRE-BA cadastrou 6.530 eleitores para o voto em trânsito no primeiro turno e 6.207 no segundo No País foram 80.419 eleitores em trânsito no primeiro turno e 76.458 no segundo turno.

Em Salvador, os eleitores que optarem por essa modalidade irão votar na sede do TRE-BA, localizada na Avenida Paralela. Já em Vitória da Conquista e Feira de Santana, as seções vão funcionar nos respectivos cartórios eleitorais.

 

Por A tarde

 

27/07
às 21:46
O Bahia está à procura de um novo treinador. A demissão do técnico Marquinhos Santos foi oficializada neste sábado (27), logo depois da derrota do Bahia para o Internacional por 1 a 0, na Arena Fonte Nova - com o resultado, o Tricolor completou o nono jogo seguido sem vitória no Brasileirão. Na verdade, como admitiram direção e o próprio treinador na coletiva após a derrota, a saída de Marquinhos Santos foi acertada depois da derrota para o Corinthians, pela Copa do Brasil. O treinador deixaria o clube também em caso de vitória contra o Inter.
 
O nome mais ventilado para substituir Marquinhos Santos é Gilson Kleina, ex-técnico do Palmeiras. A direção tricolor admitiu conversas com ele, mas informações de bastidores dão conta de que Kleina pediu alto salário e a negociação teria esfriado. Ney Franco, recém demitido do Flamengo é outro possível nome. O próximo jogo do Bahia é no sábado, contra o Palmeiras, em São Paulo. A derrota para o Inter colocou o time pela primeira vez na zona de rebaixamento do Brasileirão 2014
 
A diretoria do Bahia comunicou, na noite deste domingo (27), que Charles Fabian, atualmente treinador da equipe sub-20 tricolor, vai comandar o time principal interinamente até a chegada de um novo técnico. No sábado, após a derrota para o Internacional, Marquinhos Santos foi demitido do cargo. Nomes como o de Gilson Kleina e Ney Franco são cogitados como substitutos.
 
Esta será a terceira passagem de Charles Fabian, 46 anos, como treinador do time principal do Bahia. Em 2006, ele treinou o tricolor na disputa do Campeonato Baiano, de forma interina. Por conta dos bons resultados, acabou efetivado. Na Série C daquele mesmo ano, Fabian voltou ao comando e liderou as três primeiras fases do torneio, mas acabou deixando a equipe no octogonal final.
 

Ele também já treinou o Icasa-CE e o Votoraty-SP. Como jogador, conquistou o Brasileiro de 1988 pelo Bahia. Dois anos depois, em 1990, o Bahia foi 4º colocado no torneio nacional e Charles foi artilheiro da competição, com 11 gols marcados. Charles comandará seu primeiro treinamento com o elenco principal nesta segunda-feira, às 15h. 

VITORIA: Com dois de Caio, Vitória bate o Criciúma e encerra série negativa no Brasileirão

Numa partida segura e aproveitando bem as oportunidades, o Rubro-negro baiano voltou a vencer no Brasileirão 2014. Com um jogador a mais deste o primeiro tempo - o Criciúma teve jogador o zagueiro Escudero expulso -, o time de Jorginho venceu o Tigre em Santa Catarina por 3 a 1. Caio brilhou e marcou duas vezes, enquanto Ayrton deixou o seu de falta. Atuação a destaca também do goleiro Wilson, que aparecebeu bem quando foi exigido. Serginho, no final do jogo, descontou para os catarinenses.

 

Com a vitória, o Leão deixa a zona de rebaixamento. Para deleite dos rubro-negro, ainda empurrou o rival Bahia para o Z-4 - o Tricolor perdeu, neste sábado, para o Internacional, na Fonte Nova, e foi ultrapassado. O Vitória soma 11 pontos e ocupa a 16ª colocação. Já o Criciúma está em 14º, também com 11 pontos. Na próxima rodada do Brasileirão, a 13ª, o Vitória recebe o Grêmio, no Barradão, no sábado, enquanto o Criciúma visita o São Paulo, no Morumbi, no mesmo dia. 

 

 

Por Ibahia

 

27/07
às 21:24
Reprodução/Youtube

O cantor Daniel Diau se irritou com um internauta sobre os recentes boatos de que estaria voltando para a bana sergipana Calcinha Preta. Em um vídeo postado no YouTube o cantor aparece no programa de rádio que comanda na RIAV, de Sergipe.

“As pessoas ficam rendendo conversa. Eu fui na casa do dono da banda dizer que Jesus ama ele. Ele pode ter o dinheiro que for. Eu quero é levar o amor de Jesus para essas pessoas”, diz no vídeo. Em outro trecho ele chega a dizer que “se lá fosse bom, estaria lá”.

Irritado, Diau pede para que as pessoas parem de criar especulações e diz que não pretende voltar a cantar no grupo de forró. Atualmente se dedica a carreira gospel.

 
Por BK2

 

27/07
às 21:19
d

Estreia neste domingo (27), no cinema Oriente Cineplace do Boulevard Shopping, em Feira de Santana, o musical cristão 'Sem regras'. O filme conta com a produção local da Hope Filmes, em parceria com o Studio Musical Evolution, e ficará em cartaz até a próxima segunda-feira.

'Sem Regras' conta a história de sete alunos rebeldes de uma escola situada na cidade de Bristol, Inglaterra, que recebem os nomes de igrejas descritas no livro Apocalipse, da Bíblia Sagrada. "O filme fala sobre as sete cartas das igrejas do Apocalipse, são algumas passagens bíblicas, e a gente fez uma releitura dessas cartas, trazendo uma narrativa contemporânea", explica o diretor do musical, Tiago Rocha.

De acordo com o diretor, a ideia de produzir o filme nasceu após ele ter concluído um curso de cinema em São Paulo. O elenco é formado por 47 pessoas, entre atores principais, que atuam na Companhia de Teatro Semeartcia, e figurantes selecionados em audições durante um período de três meses.

"Todo o nosso trabalho foi desenvolvido a partir de ofertas e agora na etapa final nós fomos aprovados no projeto Pró-cultura, o que viabilizou a exibição do filme no cinema e também da prensa dos DVD's que nós vamos fazer em São Paulo com mídia original. É uma expectativa muito grande, porque nós temos muita coisa ainda pra fazer, mas estamos muito felizes porque essa é uma oportunidade única na história da nossa companhia, e pra história da arte cristã em Feira de Santana", afirmou o diretor.

Esta é a primeira vez que uma produção feirense é exibida no cinema da cidade. O longa-metragem, que tem uma exibição de uma hora e meia, e está orçado em cerca de 30 mil reais, deve motivar outras produções. "A gente pediu muito a Deus, batalhou e apresentou em várias igrejas, no teatro, para conseguir arrecadar fundos; vendemos DVD's, fizemos cantinas, congressos, demos oficinas, tudo o que a gente pôde para arrecadar esse dinheiro e conseguirmos viabilizar o projeto", conta Tiago Rocha.

Tiago Rocha informou, ainda, que a Semeartcia vai estrear no dia 25 de setembro um novo espetáculo teatral, nos moldes da Brodway, chamado 'O filho perdido'. Ele acredita que este seja também o primeiro musical de grande porte produzido por uma companhia da cidade.

Por Acorda Cidade

 

27/07
às 21:05
Secom

Os católicos de Feira de Santana participaram ativamente, na manhã deste sábado (26), da Missa Solene em homenagem a padroeira do município, Senhora Santana. A fé na avó de Jesus Cristo é a mesma em quase 300 anos de história. As novenas foram iniciadas pelo casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão.

A tarde aconteceu a procissão, que saiu da Catedral Metropolitana e passou por algumas ruas do centro. As homenagens a Santana é um dos mais importantes eventos religiosos do interior baiano. Não apenas pelos milhares de fieis que dela participam, mas pelas manifestações de fé.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho disse que a devoção à Senhora Santana é uma das mais valorosas características dos feirenses. “É uma devoção que vem atravessando os séculos e isto é muito importante, porque as pessoas precisam de uma religião para que mantenha contato direto com o divino”.

Ele também elogiou a organização do evento. “As pessoas quando movidas, impulsionadas pela fé fazem as coisas com amor e elas fluem”. Secretários municipais e vereadores estiveram presentes à Catedral. O senador João Durval Carneiro também participou da Missa Solene à Santana.

Por SECOM

 

27/07
às 20:54
Os EUA divulgaram neste domingo (27) imagens de satélite que confirmariam que artilharia russa foi disparada em direção à Ucrânia, na semana passada, em apoio a separatistas pró-Rússia.
As imagens obtidas pelo gabinete do diretor de inteligência nacional mostram marcas d no chão que, segundo o Departamento de Estado, apontam locais de lançamento e crateras de impacto em torno de locais militares ucranianos. Elas indicam que fogo foi disparado de lançadores múltiplos de foguetes, disse o departamento.
 
O Departamento de Estado também afirmou que as imagens oferecem provas de que separatistas dentro da Ucrânia dispararam sobre as forças ucranianas usando artilharia pesada fornecida pela Rússia.
 
A artilharia pesada teria sido lançada para o lado ucraniano da fronteira entre 21 de julho e 26 de julho, após a derrubada de 17 de julho do voo da Malaysia Airlines, que matou todos os 298 tripulantes.
 
O documento de quatro páginas afirma que as imagens fornecem provas de que as forças russas têm "disparado pela fronteira contra forças militares ucranianas e que separatista pró-Rússia têm usado artilharia pesada provida pela Rússia em ataques dentro da Ucrânia”.
O documento é parte da estratégia do governo Obama de para responsabilizar a Rússia por suas atividades na vizinha Ucrânia. A liberação das imagens poderia ajudar a persuadir aliados europeus dos EUA a aplicar sanções mais severas contra a Rússia. A apresentação também tem como objetivo dissuadir a Rússia de mais uma postura militar.
Por IG

 

27/07
às 20:46
Secom

Foi com muito samba de roda que a comunidade de Matinha dos Pretos, no distrito de Matinha, comemorou o reconhecimento de Comunidade Tradicional (Quilombola) na tarde deste domingo, 27. O certificado, emitido pela Fundação Cultural Palmares, autarquia do Ministério da Cultura, garante e faz o reparo para a população negra.

O documento tem como objetivo garantir a manutenção da identidade das comunidades, salvaguardados pela União, beneficiá-los com políticas públicas de atenção e reparação, além de articulações para o processo de titulação do território, oficializando a comunidade como detentora do terreno onde viveu por muitos anos.

Essa é a segunda comunidade do município de Feira de Santana que recebe o certificado de reconhecimento. A primeira delas foi Lagoa Grande, no distrito de Maria Quitéria. Para conseguir o documento é necessário, primeiramente, que a comunidade se declare quilombola. Depois, através de associações e a integração com o poder público, é realizado o pedido para o Ministério da Cultura.

“É um ganho para a comunidade, pois temos uma caminhada de vários anos. Isso consolida apenas mais uma etapa de nosso processo de reconhecimento. Mesmo sem o título já tínhamos a consciência de nossa identidade”, declarou a presidente da Associação Comunitária da Matinha, Maria das Neves das Virgens, responsável por todo processo.

Antes mesmo de receber a titulação, a Matinha conquistou benefícios por ser considerada uma Comunidade Tradicional. O exemplo disso foi a pavimentação asfáltica de toda região através de projeto encaminhado a Câmara Municipal, e também por ser local de pesquisas de diversos estudantes de graduação e pós-graduação das diversas faculdades e universidades da Bahia. 

A certificação foi entregue pelo chefe da Representação da Bahia e Sergipe da Fundação Cultural Palmares, Fabio de Santana, que destacou a importância deste marco. “Não estamos fazendo favor para essa comunidade. Estamos sim, devolvendo o que foi tirado há muitos anos atrás através da escravidão. Portanto temos que dar mais garantia a essa população”.

A presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas, Lourdes Santana, também participou do evento. “É um ato oficial, que dá estruturação na história. Agora a comunidade passa ser um domínio histórico que não pode ser apagado. O próximo passo é juntar todos para trazer mais ações na região”.

Para abrilhantar ainda mais as comemorações, os traços dos moradores estavam presentes em diversas exposições, uma delas fotográfica. Intitulada de “Retratos da Matinha”, o fotografo Marcelo Rabelo narrou a história dos moradores através do tempo de trabalhar e colher. Houve também comidas típicas e artesanato.

Capitaneados pelo grupo Quixabeira da Matinha, diversos grupos de samba de roda se apresentaram para fazer os presentes dançarem. O evento entrou pela noite, demonstrando a alegria da população por mais uma conquista. “Estou muito satisfeita por ver a luta de meus amigos se consolidando hoje. Ninguém queria vim para a Matinha dos Pretos. Eu fiquei aqui e conquistei tudo em minha vida”, afirmou a professora Bulqueria Freitas de Araújo, 68 anos.

 
Por SECOM

 

27/07
às 20:39
Reuters

O papa Francisco fez um apelo emocionado pela paz neste domingo (27) durante seu discurso semanal de Angelus na Praça de São Pedro. Ele  pediu  que as autoridades do Oriente Médio, do Iraque e da Ucrânia busquem o caminho da paz, o bem comum e o respeito pela pessoa, “abordando cada disputa com a tenacidade do diálogo e da negociação e com o poder da reconciliação”.

Quando o pontífice argentino encerrava o seu discurso habitual para os fiéis, ele falou sobre o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, que será lembrado na segunda-feira, e afirmou que espera que os erros do passado não se repitam.

Com a voz aparentemente emocionada, o papa saiu do script do seu discurso, para fazer um apelo direto pelo fim dos combates. "Parem, por favor! Eu lhes peço de coração, está na hora de parar. Parem, por favor!"

“Que no centro de cada decisão não coloquem interesses particulares, mas o bem comum e o respeito pela pessoa. Lembrem-se que tudo está perdido com a guerra e nada se perde com a paz”, disse o pontífice aos fiéis reunidos na Praça São Pedro.

Por IG