Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


19/08
às 23:33
(Foto: Vitor Tavares / G1)
O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) confirmou na noite desta terça-feira (19) que será o candidato a vice-presidente da República pelo PSB, na chapa encabeçada pela ex-senadora Marina Silva. O anúncio foi feito em reunião na sede estadual do PSB no Recife e a escolha será oficializada em encontro da Executiva nacional do partido a ser realizada nesta quarta em Brasília. A decisão foi antecipada mais cedo pelo Blog do Camarotti.
"Não deixaremos pela metade o projeto que Eduardo começou. Nós iremos concluir esse projeto, vamos vencer a eleição para dar sequência e continuidade ao trabalho revolucionário que serve de base para Marina e para mim. A morte de Eduardo Campos não foi em vão", afirmou Albuquerque após a reunião no Recife.
Correção: inicialmente esta reportagem atribuiu ao deputado Beto Albuquerque a frase "Renata [Campos] declinou, mas era a candidatura dos sonhos". A declaração, na verdade, foi dada pelo presidente do PSB, Roberto Amaral. A nota foi alterada às 20h17.
O deputado acrescentou que está muito honrado em receber a missão, "uma tarefa relevante por parte do PSB de Pernambuco, da Renata Campos, seus filhos, das nossas grandes lideranças, que é representar o pensamento, o legado e a trajetória de Eduardo Campos". 
Albuquerque destacou que a nova chapa do PSB está "absolutamente" sintonizada com o programa de governo e as propostas de Eduardo. Ressaltou que serão mantidas as alianças do PSB nos estados, que chegaram a contrariar Marina durante a campanha.
 
Sem dar detalhes, o presidente do PSB, Roberto Amaral, disse que a primeira atividade de campanha de Marina e Albuquerque juntos deve ocorrer já no próximo domingo (24), na capital pernambucana.
Em entrevista a jornalistas, Albuquerque criticou "ataques" a Marina feitos por adversários, após ter substituído Eduardo Campos, morto na semana passada. "Não nos assusta nossos adversários já dizendo que vão centrar fogo na Marina. Nós temos que centrar fogo nos males que estão sendo feitos no Brasil", disse.
No Recife, Albuquerque se encontrou com dirigentes do partido e com a viúva de Campos, Renata, que chegou a ser cotada para o posto de vice de Marina, mas declinou. "Renata mostrou o desejo da chapa formada, como melhor forma de manter o legado de Campos", disse o deputado.
 
Após a reunião, Roberto Amaral relatou que Albuquerque foi chamado de Porto Alegre para o Recife por Renata Campos para que ela pudesse demonstrar apoio ao nome dele.  "Renata [Campos] declinou, mas era a candidatura dos sonhos. Mas no momento a prioridade dela é cuidar da família e dedicar-se à campanha de Paulo [Câmara, candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB]", disse.
O presidente nacional do PSB disse que as consultas internas para a escolha do vice foram iniciadas "há dias" para que a proposta chegasse à reunião da Executiva de forma consensual. Ele acrescentou que a decisão foi anunciada em Pernambuco "em homenagem a Arraes, a Eduardo, Renata e Paulo Câmara, nosso candidato a governador, em cuja eleição nos empenhamos fortemente. A eleição estadual aqui adquire um caráter nacional".
 
Ainda à noite, o PSB divulgou nota informando sobre a chapa. Leia a íntegra abaixo:
A presidência do Partido Socialista Brasileiro dirige-se à sociedade brasileira, aos nossos militantes, à Comissão Executiva Nacional e aos partidos que integram a coligação Unidos pelo Brasil, que a companheira Renata Campos, ainda comovida com os apelos recebidos do partido e da população em geral, comunicou que declina do convite em integrar a chapa presidencial ocupando a vice-presidência.
Comprometida com os ideais e projetos políticos de Eduardo Campos, mantidos e reiterados, sente que seu dever atual, além dos compromissos familiares, é dedicar seus primeiros esforços à campanha de Paulo Câmara ao governo de Pernambuco, com cuja eleição sempre sonhou Eduardo. Ao mesmo tempo, entende que a melhor opção partidária na triste circunstância imposta pela tragédia é, para o PSB e para a coligação Unidos pelo Brasil, convidar os companheiros Marina Silva e Beto Albuquerque para liderar nossa chapa presidencial. Desse pensamento partilha o PSB de Pernambuco.
Adianta esta presidência que as consultas internas já realizadas convergem nessa direção, tendência que apresentará oficialmente à Comissão Executiva Nacional, já convocada para as 15h de amanhã em sua sede em Brasília-DF, à companheira Marina Silva e aos partidos coligados.
Recife, 19 de agosto de 2014.
Roberto Amaral
Presidente Nacional
Por G1 PE

 

19/08
às 23:22
A Justiça Eleitoral definiu as estratégias para fiscalização da propaganda eleitoral referente ao volume de som volante transmitido em automóveis, motocicletas e bicicletas no município de Feira de Santana. A primeira ação será a promoção de campanha educativa e em seguida realização de blitz com a aplicação de penalidades previstas na Lei Eleitoral.
 
A adoção das medidas foi definida durante reunião convocada pelo juiz Cláudio Santos Pantojas Sobrinho, da 157ª Vara Eleitoral, com a participação do secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), Roberto Tourinho; do secretário de Administração, João Marinho Gomes Júnior; vários promotores eleitorais e também a presença de representantes da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
 
Durante a reunião ficou deliberado que inicialmente será realizada campanha educativa determinando cumprimento da Lei Eleitoral referente ao volume de som de propaganda eleitoral transmitida por automóveis, motocicletas e bicicletas.
 
O secretário Roberto Tourinho destacou a necessidade dos usuários deste tipo de propaganda eleitoral observarem o cumprimento da lei no referente às áreas de silêncio, em frente às repartições públicas, templos religiosos e também clínicas e hospitais.
 
A blitz será realizada logo após a campanha educacional. “Vamos realizar a fiscalização com apoio da Justiça Eleitoral, das secretarias municipais e da Polícia Militar. E quem infringir a lei estará passivo desde a aplicação de multas, enquadramento em crime eleitoral e também apreensão dos veículos”, alertou Roberto Tourinho. 
Por Secom/PMFS.

 

19/08
às 23:20
Foto: Ed Santos
A Polícia Civil de Feira de Santana iniciou nesta terça-feira (19) as investigações para apurar a explosão em uma bomba de gasolina no posto de combustível Menor Preço, localizado na Avenida João Durval Carneiro, em frente ao Boulevard Shopping, em Feira de Santana.
O delegado Madson Sampaio informou que acionou a polícia técnica para fazer a perícia no local, além de solicitar as imagens das câmeras de segurança à Seprev (Secretaria Municipal de Prevenção à Violência) e também as imagens do circuito interno de videomonitoramento.
Ainda de acordo com o delegado, o gerente do posto já foi ouvido, mas não passou muitos detalhes, já que ele não estava no local no momento da explosão.
Segundo Madson, houve a utilização de algum tipo de explosivo, mas só o laudo pericial poderá trazer essa informação com precisão.
“Agora vamos fazer o trabalho de investigação através das imagens e com outros fatos que serão levantados. A explosão é um tipo de crime na nossa legislação que tem como risco causar danos às pessoas e ao patrimônio. O laudo vai trazer a extensão dos danos e o perigo que proporcionou à população”, afirmou.
Por Acorda Cidade

 

19/08
às 14:02
Salvador vai sediar o XVIII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, de 20 a 23 de agosto, no Gran Hotel Stella Maris. O evento, presidido pelo ginecologista baiano, especialista em Reprodução Humana e diretor do Centro de Medicina Reprodutiva (Cenafert), Joaquim Lopes, é o principal encontro científico da área no Brasil. Promovido pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), o congresso deve reunir cerca de mil participantes, além de conferencistas nacionais e internacionais de peso que irão apresentar os avanços e tendências da reprodução humana mundial. Informações podem ser obtidas pelos sites www.abmeventos.org.br ou www.sbra2014.com.br ou ainda pelos telefones (71) 2107-9682 ou 2107-9684
 
Entre os temas que serão destaques no evento estão a “Preservação da fertilidade por razão pessoal após os 38 anos. Vale a pena ?”. De acordo com Joaquim Lopes, é cada vez mais comum a gravidez após os 40 anos. “A mulher moderna tem priorizado sua formação e sua carreira profissional e acaba retardando cada vez mais seu projeto de ser mãe. Isso é um fato constatado em todo o mundo. Assim, a decisão de engravidar é feita, muitas vezes, num momento em que a fertilidade declina rapidamente em função do envelhecimento natural dos óvulos, que a mulher traz consigo desde o nascimento”, explica o médico.
 
As técnicas de reprodução assistida oferecem algumas alternativas para preservação da fertilidade que dependem da reserva ovariana que a mulher possua na época. Entre essas técnicas está o método de vitrificação usado para criopreservação de gametas femininos, considerada um dos mais promissores. Através dela, os óvulos são congelados de maneira ultra-rápida e preservados em baixa temperatura (-196ºC), garantindo a sua qualidade no ato da desvitrificação para posterior fertilização. 
 
“Hoje, até a mulher que já deixou de menstruar, ou seja, entrou na menopausa, mas ainda possui idade e condição orgânica que permitam uma gravidez saudável, pode ter um filho”, garante Lopes. No entanto, explica o médico, 50 anos é a idade máxima para uma mulher se submeter às técnicas de reprodução assistida, segundo resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina).
 
Um outro assunto que será abordado durante o Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida é a infertilidade masculina, responsável por 40% dos casos de infertilidade conjugal. Os outros 40% dos casos são atribuídos à mulher e, em 20% deles, o problema está presente nos dois. Entre as causas mais comuns da infertilidade no homem está a varicocele (varizes na bolsa escrotal), que consiste na dilatação anormal das veias que drenam o sangue na região dos testículos. A baixa produção de espermatozoides pelo testículo, causada por alterações hormonais, a mobilidade dos espermatozoides, questões genéticas e a qualidade do sêmen são alguns outros fatores que influenciam na fertilidade masculina.
A relação entre miomas uterinos e fertilidade também é um dos temas da programação cientifica do Congresso. Estima-se que cerca 50% das mulheres do mundo em idade reprodutiva – especialmente entre 30 e 48 anos de idade – são portadoras de um ou mais miomas. De caráter benigno, trata-se de um tumor sólido de tecido muscular que aparece no útero e nem sempre exige um tratamento, mas a depender da sua localização e do seu tamanho pode comprometer a fertilidade da mulher.
 
De acordo com Joaquim Lopes, a maioria dos miomas não interfere na fertilidade, mas é comum encontrá-los em pacientes que não conseguem engravidar ou que têm abortamentos de repetição. “Há alguns tipos de miomas que podem diminuir a chance de a mulher engravidar, impedir a gestação ou, mais frequentemente, causar abortamento ou parto prematuro. Quando o mioma instala-se na cavidade endometrial ou quando ele causa a compressão das trompas é possível que ele prejudique a fertilidade”, explica o ginecologista e especialista em Reprodução Humana.
Por Humildes Notícias/ com informações de Marcos Sales

 

19/08
às 13:56
Foto: Reprodução Twitter
Um acidente de trânsito provocou a morte de familiares do Papa Francisco. O sobrinho do pontífice, Emanuel Horacio Bergoglio, de 35 anos, dirigia o veículo que se chocou com um caminhão na autoestrada Rosário-Córdoba, na altura de James Craik, na Argentina, por volta de meia-noite desta terça-feira. Sua mulher Valeria Carmona, de 39 anos, e seus dois filhos, José, de 2, e Antonio, de 8 meses, morreram. Fotos de internautas mostram o local do acidente e o estado do veículo, um Chevrolet Spin. As informações são do jornal argentino Clarín
De acordo com testemunhas, o caminhão estava saindo de um posto de gasolina e Bergoglio vinha na velocidade permitida quando colidiram. Valeria e o bebê Antonio morreram no local. Emanuel e José foram levados ao hospital, mas a criança não resistiu.
 
O sobrinho do Papa ainda está internado em estado grave. O porta-voz do hospital afirmou que ele corre risco de morte. “Ingressou à 1h com politraumatismo, fratura exposta do úmero direito e lesão hepática, que já foi operada. Ele respira com auxílio de aparelhos”, afirmou. O motorista do caminhão, Raúl Pombo, de 60 anos, ficou ileso.
 
Segundo o jornal argetino La Nación, o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, Francisco reagiu com tristeza à notícia do acidente. Ele teria pedido que todos que compartilham de sua dor se unissem em oração pela família. O jornal aponta, contudo, que não há possibilidade de o Papa ir à Argentina visitar o sobrinho. Eles lembram a ocasião em que sua única irmã viva, María Elena, caiu doente e ele tampouco pode deixar o Vaticano e sua agenda oficial.
 
Por Globo.com/Extra

 

19/08
às 00:12
Foto: EBC
Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta segunda-feira já colocando Marina Silva como candidata do PSB à Presidência da República mostra que ela entra na disputa com 21% das intenções de voto no 1º turno, um ponto à frente de Aécio Neves (PSDB), que tem 20% – o que configura empate técnico. Dilma (PT) lidera com 36%, segundo a sondagem.
 
Segundo o Datafolha, a entrada de Marina Silva na disputa afasta a chance de a eleição ser decidida no primeiro turno. As intenções de voto nulo ou em branco, que eram de 13%, caem com a entrada de Marina. Segundo o Datafolha, com Marina candidata a taxa recua para 8%. O percentual de indecisos, que era de 14%, cai para 9%.
 
Na simulação de segundo turno, Marina tem 47% das intenções de voto, contra 43% da presidente (situação de empate técnico no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos). Contra Aécio, Dilma venceria o segundo turno por 47% a 39%. Na pesquisa de julho, o cenário era de 44% a 40%, ou seja, empate técnico. O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto.
Por Bahia Notícias

 

18/08
às 23:47
Foto: Reprodução Instagram
Nas últimas semanas uma ação tem movimentado as redes sociais e chamado a atenção dos internautas. O '#IceBucketChallenge' se iniciou no fim de julho nos Estados Unidos, com o objetivo de ajudar a ALS Association, uma organização sem fins lucrativos, que arrecada fundos para financiar pesquisas e ajudar pacientes com a doença ELA - esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig.Para participar da ação, a pessoa precisa ser desafiada por alguém. Caso ela aceite o desafio, é necessário jogar um balde de água fria no próprio corpo e desafiar outros três amigos. Se a pessoa desistir, precisa doar um valor para a associação. Artistas internacionais como Jennifer Lopez, Justin Bieber, Justin Timberlake, Adam Levine, além de Mark Zuckerberg e até Bill Gates aderiram a campanha e postaram os vídeos nas redes sociais.
(Foto: Reprodução Instagram)
 
No Brasil, a Associação Pró-Cura da ELA também necessita de doações e, por conta disso, artistas nacionais decidiram entrar na brincareira, que no país ganhou o nome de 'Desafio do Gelo'. Um dos primeiros brasileiros a ter o vídeo postado no Instagram foi o jogador Marcelo, que desafiou Neymar, Luciano Huck e Paulo Gustavo.
(Foto: Reprodução Instagram)
O ex-jogador do Santos e o apresentador global logo aceitaram participar da ação e tomaram banho de água fria. Não demorou muito e as redes sociais foram tomadas por vídeos de famosos que aderiram à ação. Entre eles Ivete Sangalo, Angélica, Thiaguinho, Fernanda Paes Leme e Preta Gil. Assista alguns:
Por Correio

 

18/08
às 23:33

A Universidade Estadual de Feira de Santana divulgou, nesta segunda-feira (18), a segunda chamada do vestibular 2014.2 (ProSel). A matrícula será realizada nas próximas quinta e sexta-feira (21 e 22 de agosto). Os documentos devem ser entregues no auditório 3, localizado no módulo 4, campus da Uefs.

A relação dos convocados e a lista dos documentos necessários à matrícula estão disponíveis no portal www.uefs.br, nas seções Notícias e ProSel.

Por Acorda Cidade

 

18/08
às 11:57
Foto: Via WhatsApp

Dois rapazes de identidade ignorada se envolveram em um acidente de moto em um loteamento do distrito de Humildes. Ainda não se sabe o que motivou o ocorrido, nem o estado de saúde dos dois jovens.

Por Humildes Notícias

 

18/08
às 11:16
Secom

A Justiça Eleitoral definiu as estratégias para fiscalização da propaganda eleitoral referente ao volume de som volante transmitido em automóveis, motocicletas e bicicletas no município de Feira de Santana. A primeira ação será a promoção de campanha educativa e em seguida realização de blitz com a aplicação de penalidades previstas na Lei Eleitoral.

A adoção das medidas foi definida durante reunião convocada pelo juiz Cláudio Santos Pantojas Sobrinho, da 157ª Vara Eleitoral, com a participação do secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), Roberto Tourinho; do secretário de Administração, João Marinho Gomes Júnior; vários promotores eleitorais e também a presença de representantes da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Durante a reunião ficou deliberado que inicialmente será realizada campanha educativa determinando cumprimento da Lei Eleitoral referente ao volume de som de propaganda eleitoral transmitida por automóveis, motocicletas e bicicletas.

O secretário  Roberto Tourinho destacou a necessidade dos usuários deste tipo de propaganda eleitoral observarem o cumprimento da lei no referente às áreas de silêncio, em frente às repartições públicas, templos religiosos e também clínicas e hospitais.

A blitz será realizada logo após a campanha educacional. “Vamos realizar a fiscalização com apoio da Justiça Eleitoral, das secretarias municipais e da Polícia Militar. E quem infringir a lei estará passivo desde a aplicação de multas, enquadramento em crime eleitoral e também apreensão dos veículos”, alertou Roberto Tourinho.

 
Por SECOM