Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


31/10
às 21:47
Reprodução

Todos os garrafões de 20 litros de água mineral terão que ser vendidos com um lacre da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) a partir deste sábado (1). Segundo a Sefaz, a medida visa garantir a procedência da água e para combater concorrência desleal e a sonegação de impostos no setor. Em caso de flagrante de garrafão irregular, a multa é de R$90.

A Sefaz realizará em novembro operações especiais para fiscalizar o cumprimento da obrigação, que já está em vigor desde o início de outubro. Caso os consumidores desejem conferir a autenticidade do selo, podem acessar ícone "SELO FISCAL - AUTENTICIDADE" www.sefaz.ba.gov.br e digitar o número de série do produto, informado em cada selo.

Para denunciar alguma irregularidade, o cidadão pode ligar para 0800 0710071 ou do 71 3118-1555 (ligações de celular da Região Metropolitana de Salvador). Existe ainda a opção de fazer a denúncia via WhatsApp, pelo (71) 9990-0071, que fica disponível 24 horas, ou pelo próprio site da Sefaz-Ba.

 

Por De olho na cidade

 

31/10
às 21:43
Reprodução

A cultura vai fervilhar nas ruas de Feira de Santana durante as comemorações do Natal Encantado 2014. A programação, definida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para o período de 10 a 23 de dezembro, contempla o público com 139 apresentações de gêneros diversos, originárias de oito estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

A grade de atrações do Natal Encantado 2014 contempla todos os gostos com pelo menos 31 gêneros de espetáculos diferentes, tendo como foco principal a sintonia com os festejos natalinos. São atrações que vêm de 30 cidades brasileiras e se apresentarão em oito locais diferentes.

Os espetáculos terão como palcos a Praça da Catedral Metropolitana de Senhora Santana e a própria Catedral, a Praça João Pedreira (Centro), o estacionamento e também o Paço Municipal Maria Quitéria (prédio da Prefeitura), a praça Bernardino Bahia (avenida Senhor dos Passos) e o Espaço Cultural Marcus Moraes (avenida Getúlio Vargas).

Durante as comemorações serão apresentados musicais, orquestras sinfônicas, orquestra sanfônica, escola de dança, teatro de bonecos, orquestra de percussão e sopro, grupo musical clássico, ópera tradicional, ópera de frevo, balé, concerto, camerata, recital, presépio vivo, circo, grupo de cordel, performance, reisado, coral, números de mágica, filarmônica, fanfarras, grupo de câmara, quinteto de metal, orquestra de violão, quinteto de trombone, quarteto de cordas, festival gospel, teatro, cantoras e grupo de choro e samba.

Além de diversas cidades da Bahia, também estarão se apresentando nos palcos do Natal Encantado diversas atrações vindas de Goiânia, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e o Distrito Federal.

Por SECOM

 

31/10
às 21:21

Depois de conseguir eleger seu sucessor para o Governo da Bahia, Jaques Wagner é um dos nomes cotados para assumir a Petrobras. Segundo o jornal Valor Econômico, ele é o preferido do PT para o cargo.

Ainda de acordo com o jornal, ele é visto como uma autoridade que pode reestruturar a estatal, que tem seu nome envolvido em escândalos de corrupção recentes. A empresa também tem apresentado resultados abaixo do esperado pelo mercado.

Nos últimos dias, Wagner também esteve cotado para ser um dos ministros no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Na última segunda-feira (27), ela recebeu o governador para um encontro no Palácio da Alvorada.

Em 2005, Wagner assumiu a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, que cuida da articulação do Executivo com o Congresso Nacional. Ele também foi ministro do Trabalho e secretário especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Por Ibahia

 

31/10
às 21:06
Reprodução

Nesses dias quentes, a tentação em tomar um sorvete e sair da dieta é grande. O Humildes Receita traz pra você uma receita fit, fácil e rápida para te salvar do perigo de meter o pé na jaca.

Ingredientes

1 caixa de gelatina zero sabor abacaxi 

1 caixa de gelatina zero sabor morango 

1 iogurte light sabor amora e alecrim (170ml)

2 fatias de abacaxi em cubinhos

6 morangos orgânicos para decorar

Preparo

Prepare a gelatina de abacaxi conforme instruções da embalagem. Deixe esfriar. Distribua a gelatina em taças, preenchendo 1/3 da capacidade de cada taça. Leve à geladeira até começar a endurecer a gelatina. Prepare a gelatina de morango, deixe esfriar e distribua nas taças sobre a gelatina de abacaxi, sem encher totalmente a taça. Leve à geladeira para endurecer. Retire as taças da geladeira, cubra com o iogurte e decore com morangos e abacaxi.

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 20 minutos + tempo de geladeira

 

Por Redação/Humildes Notícias

 

30/10
às 17:04

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa no próximo dia 8 e segue até 28 de novembro. Os sábados 8 e 22 serão os dias de mobilização nacional, quando postos de todo país ficam abertos para intensificar a campanha.

No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. A expectativa do governo é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país. Serão distribuídas 17,8 milhões de doses orais (vacina em gotas). O ministério, no entanto, recomenda a vacina injetável para as crianças acima de 6 meses que estão com o esquema de vacinação atrasado.

Já na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos. A estimativa é vacinar 10,9 milhões de crianças. Serão distribuídas 12,5 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. A campanha, considerada de seguimento, é realizada a cada cinco anos e foi antecipada este ano no Ceará e em Pernambuco em razão de casos identificados em ambos os estados em 2013 e 2014.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, destacou que as vacinas são seguras e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. No caso da vacina oral e da vacina injetável contra o sarampo, as reações são consideradas raras e, no caso da dose contra a pólio, as reações incluem febre ou dor no local da aplicação.

"Não podemos ter nenhuma dúvida sobre a necessidade de se manter a população protegida", disse Jarbas. Mais de 100 mil postos de saúde, 350 mil profissionais e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais) devem integrar a campanha este ano.

O Brasil é considerado livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana de Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembrou que a continuidade das campanhas é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país. Entre 2013 e 2014, dez países registraram casos de sarampo, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

"O Brasil recebe uma quantidade grande de turistas e nós também saímos muito do país. É preciso que essa arma de prevenção, que é a vacina, seja utilizada", destacou.

A poliomielite, segundo a pasta, é um doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Por Agência Brasil

 

30/10
às 16:54
Mundo da tribos

Os jovens estão ouvindo música com fones de ouvido, a partir de dispositivos móveis, em volumes bem acima do que é considerado seguro, como mostra estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO).

Divulgado hoje (30), o estudo revela que os alunos pesquisados ouvem música a 92 decibéis (dB) em média, com picos até 109 dB. Uma furadeira pneumática, por exemplo, emite sons entre 100 dB e 105 dB. Uma avenida movimentada tem, em média, ruído de 85 dB.

“É urgente que sejam definidos limites de volume para os dispositivos móveis, e que os pais ou responsáveis conversem com as crianças e jovens para destacar os riscos de perdas auditivas provocadas pelo som alto”, destacou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

O levantamento analisou um grupo de 68 alunos dos Colégio Marista Arquidiocesano e do Colégio Dante Alighieri, na capital paulista. Os estudantes, que participaram espontaneamente da pesquisa, têm de 11 a 18 anos.

Do total, 21 alunos afirmaram que ouvem música de duas a quatro horas diárias, tempo considerado excessivo para uso dos fones. De acordo com o presidente da SBO e diretor do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo, o médico Paulo Roberto Lazarini, o descuido dos jovens com a saúde auditiva é mais norma do que exceção no Brasil.

“As pessoas só vão ao otorrino quando estão com infecções, dores de ouvido ou perdas auditivas graves. Também costumam ver televisão e ouvir música em volumes muito elevados, o que, em algum momento de suas vidas, causará problemas sérios à audição”, destacou.

Os resultados do levantamento foram enviados às autoridades do Ministério da Educação e das secretarias de Educação de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Por Agência Brasil

 

30/10
às 16:52

Uma molécula produzida a partir da saliva do carrapato Amblyomma cajennense, conhecido como carrapato-estrela, pode ajudar no desenvolvimento de um medicamento contra o câncer. A descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto Butantan, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Pesquisas identificaram que a proteína encontrada no parasita era capaz de destruir tumores cancerígenos sem causar danos a células saudáveis. O estudo obteve sucesso em camundongos e coelhos e aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testar a nova droga em humanos.

Para coordenadora da pesquisa Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, responsável pelo Laboratório de Bioquímica e Biofísica do instituto, os resultados obtidos em dez anos de pesquisa indicam que há regressão significativa e até mesmo a cura de tumores no pâncreas, no rim e na pele. Ela lembra, no entanto, que os testes em animais são feitos em ambiente totalmente controlado. “[No laboratório] eu sei quanto injetei de célula tumoral no animal, quanto tempo depois eu comecei a tratar. Isso não é a realidade de um paciente. Você tem que fazer isso [testar em humanos] para provar que a molécula funciona”, disse.

Os estudos mostraram que, em animais saudáveis, a molécula foi rapidamente eliminada pelo organismo. No entano, quando injetada em animais com câncer, se ligou diretamente ao tumor e demorou a ser excretada. “Ao analisar as proteínas que induzem à morte desse tumor, eu vejo que, sim, as células foram acionadas pela molécula. A gente está bastante animado com isso”, declarou Chudzinski-Tavassi. Ela explica que é preciso investigar se haverá necessidade de combinar o medicamento com outros tipos de tratamentos já estabelecidos, como a quimioterapia. “Ainda não é possível dizer se vamos conseguir ter um resultado melhor em humanos somente com a molécula”.

A descoberta da célula foi uma surpresa, de acordo com a pesquisadora. Ela conta que, inicialmente, a intenção era buscar moléculas capazes de produzir novos anticoagulantes. “Queríamos saber o que tinha no sistema desse carrapato que mantinha o sangue incoagulável. Se ele é hematófago [parasita que se alimenta de sangue], ele necessariamente tem algo ou que impede a coagulação ou que destrói coágulos já formados”, explicou. Durante o processo, percebeu-se que a molécula poderia atuar na proliferação celular. “Aí foi a surpresa. Começamos a testar tipos de células tumorais e [a molécula] sempre matava células tumorais e não matava as normais”, relatou.

Ao mudar o foco da pesquisa, o instituto solicitou a patente em território nacional e internacional, pois não havia registro dessa molécula. Nas etapas que se seguiram, os pesquisadores estabeleceram uma metodologia de produção escalonável. “Se vamos propor uma nova molécula, temos que ter um sistema de produção que dê conta, para virar de fato um medicamento”, explicou a coordenadora. Além disso, foi feita a formulação, que é a transformação da molécula em produto. “Foi analisada a estabilidade, para ter certeza de que é possível mantê-lo em um frasco por um tempo determinado para que possa viajar e chegar ao destino”, detalhou. Até o momento, todos os testes foram bem sucedidos.

 

Por Agência Brasil

 

30/10
às 16:45
Messias Teles

Um tiroteio na manhã desta quinta-feira (30), no bairro Rocinha, em Feira de Santana, resultou na morte de Felipe Santos Costa, 20 anos, e Valdick Alves da Silva, 44 anos.

Ficaram feridos no tiroteio que aconteceu, na rua Miracatu, Alisson Henrique e uma menor de 12 anos, Emanuele Silva Souza.

A polícia ainda não informou as causas do tiroteio. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para serem necropsiados.

Por De olho na cidade

 

30/10
às 16:32

A Prefeitura de Candeal abriu nesta quarta-feira (29), as inscrições de seu concurso público com 96 vagas mais cadastro reserva para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. A maioria das vagas são para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Motorista, Auxiliar de Serviços Públicos, Técnico em Enfermagem e Médico e os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 8.542,40 com jornadas de 20 e 40 horas semanais.

Os interessados no concurso devem se inscrever até o dia 14 de novembro através do site www.seprod.com.br. Também será possível se inscrever na antiga Escola Nossa Senhora da Lourdes (Rua Coronel José Rufino) das 8h às 14h. A taxa varia de R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 80,00, conforme a escolaridade do cargo disputado.

Todos os inscritos serão submetidos a provas objetivas de conhecimentos, previstas para serem aplicadas em 21 de dezembro de 2014. Também haverá prova de títulos para as atividades de nível superior e prova prática para Motorista e Operador de Máquinas Pesadas. O concurso terá validade de dois anos, sendo prorrogável uma vez por igual período.

Começam inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça da Bahia

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia abriu nesta quarta-feira (29), as inscrições do seu concurso público com 200 vagas para cargos de nível superior, nível médio e nível médio técnico, nas funções de técnico e analista judiciários. Do tal de oportunidades, 107 são para  profissionais de nível superior, 81 para nível médio e 12 para nível médio técnico, com formação de cadastro de reserva.
 
Os salários são de R$ 3.091,21 e R$ 5.117,24, respectivamente, para nível médio e nível superior. Além desde valor, os aprovados vão receber auxílios alimentação e transporte. Como o iBahia já havia divulgado, 70% das vagas serão destinadas aos cartórios judiciais.
 
As oportunidades são para profissionais com formação superior em Direito, Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assistência Social, Biblioteconomia, Comunicação com habilitação em Jornalismo, Contabilidade, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Medicina, Odontologia e Psicologia.
 
Os interessados poderão se inscrever até o dia 4 de dezembro de 2014 no endereço eletrônico no site da Fundação Getúlio Vargas, organizador do certame. As provas, com questões objetivas e discursivas, serão realizadas em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista no dia 25 de janeiro.
 
Por Ibahia

 

30/10
às 16:18

Se em 2014 a maioria dos feriados caíram nos fins de semana, fato que frustrou os planos de muita gente, em 2015 a coisa vai ser diferente. Apenas dois dos 16 feriados gerais que estão programados para o ano que vem irão cair no domingo. Sendo assim, o iBahia separou todos eles para você já ir fazendo uma programação especial na sua agenda.

O primeiro feriado do ano, o 1º de janeiro, da Confraternização Universal, acontece em uma quinta-feira, já no final da semana útil, o que para alguns pode ser transformado em um feriado prolongado. O mesmo acontece com o Corpus Christi, no dia 4 de junho; com a Independência da Bahia, no dia 2 de julho; com o Natal, que acontece no dia 25 de dezembro, uma sexta-feira; além da já tradicional sexta-feira da paixão, no dia 3 de abril; no dia do Trabalho, em 1º de maio, também na sexta e nos dias 7 de setembro, Independência do Brasil; 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida e 2 de novembro, feriado de Finados. Estes três últimos acontecem numa segunda-feira; confira a lista abaixo.

01 de janeiro de 2015: Confraternização Universal (quinta-feira);

17 de fevereiro de 2015: Carnaval (terça-feira);

18 de fevereiro de 2015: Quarta-feira de cinzas (quarta-feira);

3 de abril de 2015: Sexta-feira da Paixão (sexta-feira);

5 de abril de 2015: Páscoa (Domingo);

21 de abril de 2015: Tiradentes (terça-feira);

01 de maio de 2015: Dia do Trabalho (sexta-feira);

4 de junho de 2015: Corpus Christi (quinta-feira);

24 de junho de 2015: São João (quarta-feira);

2 de julho de 2015: Independência da Bahia (quinta-feira);

7 de setembro de 2015: Independência do Brasil (segunda-feira);

12 de outubro de 2015: Nossa Senhora Aparecida (segunda-feira);

2 de novembro de 2015: Finados (segunda-feira);

15 de novembro de 2015: Proclamação da República (domingo);

8 de dezembro de 2015: Nossa Senhora Conceição da Praia (terça-feira);

25 de dezembro de 2015: Natal (sexta-feira).

Por Ibahia