Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


26/05
às 11:37

A partir do primeiro semestre de 2016, a seleção dos estudantes aptos para a contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É o que determina portaria normativa assinada pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (26).

Segundo o texto, que altera norma de 2010, estão mantidas as exigências estabelecidas pelo MEC no fim do ano passado para inscrição no Fies. Ou seja, os candidatos ao financiamento devem registrar "média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos" e "nota na redação do Enem diferente de zero".

A portaria desta terça-feira ainda revoga trecho da norma anterior que dispensava da exigência do Enem professores da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica e regularmente matriculado em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Também foi revogado o parágrafo que determinava ao candidato ao Fies que tivesse concluído o ensino médio antes de 2010 comprovar essa condição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino.

Por UOL

 

26/05
às 11:32

Pelo menos 800 pessoas morreram na sequência da onda de calor que ocorre há mais de uma semana na Índia, sobretudo nos estados do Sul do país, disseram hoje (26) as autoridades do país. No estado de Andhra Prades – Sul da Índia –, o mais atingido, ao menos 551 pessoas morreram na última semana.

Na segunda-feira, a temperatura registrava 47º Celsius (ºC), o que levou as autoridades a colocar em prevenção os hospitais do estado e recomendar à população que evite sair à rua.

"O governo do estado lançou programas de informação na televisão e em outras mídias para recomendar às pessoas que não saiam sem chapéu e que bebam água", disse Tulsi Rani, responsável pela Unidade de Gestão de Catástrofes de Andhra Pradesh.

"Pedimos também às organizações não-governamentais e agências estatais para abrirem pontos de abastecimento de água para que toda a população tenha acesso", acrescentou a autoridade indiana.

Uma grande parte da Índia foi afetada por essa onda de calor, incluindo a capital Nova Deli.

De acordo com o jornal The Hindustan Times, a temperatura máxima em Deli atingiu um novo recorde na segunda-feira (25), 45,5ºC, por volta de 5ºC acima da média para esta época do ano.

No estado de Telanga, que faz fronteira com Andhra Pradesh, 231 pessoas morreram em uma semana e as temperaturas atingiram os 48ºC noo fim de semana.

Por Correio

 

26/05
às 11:23
Correio

Misoginia Geral, Introdução à Homofobia, Métodos de Machismo. Para um grupo de estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) essa era, mais ou menos, a ementa do curso, ou melhor, das disciplinas ministradas pelo professor Luiz Santiago de Assis, do Instituto de Física. Acusado de declarar frases como “mulher ou é bonita ou é inteligente” durante as aulas e de fazer piadas com conotação sexual que constrangia as alunas de Física e Engenharia, Santiago foi afastado por 60 dias das salas de aula para responder a um processo interno que deve apurar as acusações.

Meninas que foram alunas do professor em diferentes semestres se uniram após descobrirem que a postura do mestre não era algo isolado, mas já vinha acontecendo em turmas anteriores. Elas protocolaram na Ouvidoria da universidade uma denúncia que apontam terem vivido situações de “assédio sexual”. As estudantes relatam que foram encorajadas a fazer as denúncias ao descobrirem que a mesma conduta do professor era percebida em semestres anteriores. O problema afetava alunas tanto do Instituto de Física, quanto da Politécnica (engenharias) que cursavam disciplinas da grade do curso ministrado por Física.

Inicialmente, as estudantes do semestre em curso disseram que ficaram perplexas com as declarações, mas após conversarem com professoras mulheres e se planejarem para  gravar as declarações, elas decidiram não se manifestar durante as aulas, buscando a forma administrativa para resolver os abusos.

Por Correio

 

25/05
às 07:47
Reprodução

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (25), exclusivamente pela internet, no site do Enem. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília, até as 23h59, do dia 5 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país.

O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem aos testes. O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano, podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para particiopar de programas de acesso ao ensino superior. Neste ano, para fazer a inscrição o participante deverá ter um e-mail próprio.

O sistema não aceitará a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho. Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência, aqueles que tem uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas pelos participantes e receber a aprovação do MEC. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito. É também na inscrição que os participantes podem solicitar atendimento especializado ou específico.

O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial. Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado. Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.

Por Agência Brasil

 

25/05
às 07:43
Ed Santos
Cinco detentos ficaram feridos e sete foram mortos, na tarde deste domingo (24), durante uma briga entre grupos rivais dentro do pavilhão 10 do Conjunto Penal de Feira de Santana. Cerca de 336 presos ocupam as 38 celas do local. No total, o presídio mantém 1.500 homens privados de liberdade e 22 agentes por plantão. Parentes dos detentos, entre eles crianças, que se dirigiram ao presídio para a visita dominical, foram feitos reféns dentro do pavilhão. Os presos exigiram a presença da comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, bem como o presidente da Casa, Ronny, para liberação das famílias. Tanto ele como a vereadora Cintia Machado já estão no Conjunto Penal. O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Eduardo Guimarães, o comandante do Comando Regional Leste (CPRL), coronel Adelmário Xavier, o delegado João Uzzum, entre outras autoridades, também se dirigiram ao presídio para tentar acalmar os ânimos dos presos e negociar a libertação dos reféns.
Por Acorda Cidade

 

25/05
às 07:30
Secom

A super banda Aviões do Forró, considerada a maior atração do forró estilizado do momento, será principal atração do dia 23 do São João de São José, que é realizado pela Prefeitura de Feira de Santana no distrito de Maria Quitéria. Neste ano a festa vai acontecer de 21 a 23 de junho. Será a primeira vez que a banda cearense vai se apresentar em um festejo junino no município.
 
O anúncio da atração foi feita pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, sábado à noite, durante as comemorações pelas inaugurações da estrada que liga a sede do distrito à BR 116 e da Unidade de Saúde São José I e II Alberto Cerqueira, onde funcionarão duas equipes do ESF (Estratégia Saúde da Família). Outros nomes serão divulgados nos próximos dias. “Surpresas boas virão”, comentou.

 

Por Secom

 

25/05
às 07:24

Ana Carolina Gaspar da Silva se casou com o próprio sogro, que estava à beira da morte e que morava na mesma casa do filho, seu ex-marido. De acordo com o 'R7', ela vivia em união estável em Guarapuava com Natalino Leandro da Silva, com quem teve um filho.

 

 

Alguns anos depois, se casou com o sogro Missilino da Silva, que estaria debilitado após dois AVCs (Acidente Vascular Cerebral) e que morava na mesma casa, em Guarapuava. Segundo ela, Missilino é pai do seu segundo filho.

 

De acordo com a Justiça, o casamento com o sogro foi realizado com a intenção de receber a pensão por morte, caso o sogro falecesse. Trinta e oito dias depois do casamento, Missilino da Silva morreu. Duas semanas depois da morte do idoso, Ana Carolina entrou no INSS com um pedido de pensão do marido. O segundo filho de Ana Carolina nasceu cinco meses após a morte de Missilino, apontado como pai da criança.

 

 

Atualmente, Ana Carolina mora em Foz do Iguaçu, no Paraná, e trabalha em Ciudad Del Este, no Paraguai. Ela é coordenadora de uma universidade local. No último dia 1º de maio, após suspeitas de fraudes, o INSS suspendeu o pagamento da pensão de quase R$ 3,5 mil que Ana Carolina recebia.

Por R7

 

25/05
às 07:15
De olho na cidade
Mesmo com a mediação de vereadores, advogados, policiais e gestores da área penitenciária, os detentos que fazem uma rebelião no Conjunto Penal de Feira de Santana decidiram decidiram se manter amotinados no interior da unidade prisional. 

Segundo o coronel Adelmário Xavier, do Comando de Policiamento Regional Leste, os presidiários disseram que se entregarão na manhã desta segunda (24). Os familiares deles continuam como reféns. São cerca de 80 pessoas, incluindo crianças.

“Eles recusaram o que tinham prometido, que era entregar os reféns e se entregar”, disse o coronel.

Por volta das 20h30, após uma tentativa de negociação, um grupo de Gestão de Crise foi formado reunindo autoridades policiais, gestores do presídio e representantes da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. 

A negociação foi suspensa na madrugada e, por volta das 6h30 desta segunda (25), o coronel Adelmário Xavier retornou ao presídio.

A rebelião, que começou por volta das 14h deste domingo (24), deixou 7 mortos e 5 feridos feridos.

Dos 7 mortos, um foi decapitado e já foi identificado como José Sirla. Outros dois mortos foram identificados como Haroldo Brito (que seria uma das "lideranças" do presídio e que iniciou a rebelião) e Álisson Rodrigues. Os feridos foram: Iago de Jesus dos Santos, Dioclécio Aureliano dos Santos, Davi Filho Almeida Fernandes, Anderson Cleiton Silva Nascimento e Luis dos Santos Almeida. Todos foram levados para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

De acordo com o coronel Adelmário uma briga de facções gerou o motim. "A disputa pelo poder gerou essa briga. Eles entregaram três armas de fogo, além de armas brancas. Os reféns estão bem, não estão feridos e são parentes dos presos".
 
Depois de exigências dos detentos, foram ao presídio o presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Miranda, e dois vereadores que fazem parte da Comissão de Direitos Humanos da Casa (Pablo Roberto, que preside o grupo, e Cinthia Machado), além do Superintendente de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária, Luis Antonio Fonseca, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, o deputado estadual José Neto (PT) e o coordenador regional da Polícia Civil, Adelmário Xavier.
Por De olho na cidade

 

24/05
às 20:31
Reprodução /Twitter

 diretora técnica da Santa Casa de Campo Grande, Priscila Alexandrino, disse ao "Globo News" que Angélica e Luciano Huck estão passando por exames para investigar possíveis fraturas. Os apresentadores estavam com os três filhos em jatinho que teve que fazer pouso forçado em fazenda na região de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. 

 

A apresentadora estaria com suspeita de fratura na bacia, enquanto Huck em uma das vértebras. Segundo a diretora, os médicos estão esperando pelos resultados dos testes para especificar quadro médico da família Huck e das duas babás que os acompanhava. 

Na manhã deste domingo (24), o avião da companhia Taxi Aéreo MS teve que fazer um pouso de emergência em um pasto após uma falha ainda não revelada. Além da família Huck e funcionárias, o piloto e o co-piloto foram socorridos por um helicóptero. 

Angélica estava na região por causa de gravações do programa "Estrelas". A próxima temporada da atração vai ser especial Pantanal. 

Por IG

 

24/05
às 20:23

O arcebispo assegurou que as lideranças católicas devem encontrar uma nova linguagem para propagar de maneira mais eficaz a mensagem da Igreja, sobretudo entre os mais jovens, cujo voto foi decisivo para a vitória do sim. Durante a campanha, a Igreja católica, apoiada por grupos conservadores, movimentos antiaborto, além de senadores e deputados, defendeu que o casamento homossexual atenta contra os valores da família tradicional e vai modificar os processos de adoção, incidindo negativamente nos direitos dos menores.

 

 

 

 

 

A República da Irlanda promulgou em 2010 uma lei de relações civis que, pela primeira vez, reconhecia legalmente os casais de pessoas do mesmo sexo, mas não as classificava como casadas, nem lhes conferia proteção constitucional, como passa a ocorrer com a vitória do sim.

Por Ibahia