Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


22/11
às 05:16
Divulgação

O curta-metragem O Caminhão do Meu Pai é um dos finalistas ao Oscar 2015. Dirigido pelo paulista Mauricio Osaki, o filme concorre com outras nove produções ao prêmio de Melhor Curta-Metragem. Na categoria Documentário, disputam uma vaga as produções Elena, de Petra Costa, e This Is Not a Ball, do artista plástico Vik Muniz, e, na categoria Melhor Filme Estrangeiro, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro. No caso dos três últimos, os finalistas ainda não foram divulgados.

Uma coprodução feita entre Brasil e Vietnã e premiada em festivais internacionais, O Caminhão do Meu Pai foi produzido por uma equipe técnica brasileira e tem elenco vietnamita. Filmado em Hanói, ele conta a história de uma menina que passa um dia inteiro acompanhando o pai, que é caminhoneiro. Na sinopse oficial do filme, aos poucos, ela percebe que certo e errado são conceitos amplos. O filme foi exibido em diversos festivais internacionais, inclusive no Festival Internacional de Cinema de Berlim, no ano passado.

Na categoria documentário, duas produções brasileiras disputam uma indicação para o prêmio concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. Os documentários em longa-metragem Elena, de Petra Costa, e This Is Not a Ball, do artista plástico Vik Muniz, podem concorrer ao prêmio. Elena, premiado em festivais nacionais e internacionais, conta a história da irmã mais velha de Petra, que viajou para os Estados Unidos para tentar a sorte como atriz. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas.

This Is Not a Ball é dirigido por Muniz, ao lado de Juan Rendon, foi produzido para a rede de TV por internet Netflix e mostra como diferentes povos de nove países encaram o futebol. O documentário também acompanha a concepção de uma das mais recentes obras do artista, apresentada no México, que foi feito com 20 mil bolas de futebol. Por enquanto, os dois documentários concorrem com outras 132 produções. A lista de filmes que disputarão o prêmio de Melhor Documentário deve ser reduzida para 15 em dezembro.

O longa-metragem de ficção Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, disputa com produções de 83 países uma das cinco vagas na categoria Melhor Filme Estrangeiro. O filme, que venceu prêmios em diversos festivais internacionais de cinema, mostra a história de um adolescente cego que se apaixona por um colega de escola.

No dia 15 de janeiro, os finalistas de todas as 23 categorias serão divulgados. A premiação será no dia 22 de fevereiro, durante a 87ª edição da Oscar.

Por Agência Brasil

 

22/11
às 05:13
Secom

O povo na rua debatendo a Consciência Negra. Esse fato foi destacado na manhã desta sexta-feira, 21, pelo ator do filme “Ó Pai ó”, Jorge Washington. Ele proferiu palestra sobre “Os negros, a arte e a cultura” no estacionamento da Prefeitura, em evento que comemora o Novembro Negro no município.

A conversa abordou a atuação dos artistas negros na televisão, a atuação do Bando de Teatro do Olodum – que o ator faz parte – e a atuação dele no movimento negro da Bahia, além de seu trabalho social com crianças e adolescentes de bairros periféricos de Salvador.

“Estou muito feliz em chegar aqui e conhecer mais a cultura de Feira de Santana. É muito importante o evento estar acontecendo na rua. Estamos com a oportunidade de debater o negro com a participação de todos. Mesmo que parem apenas dois minutos, mas vai escutar algo que vai acrescentar nesta mobilização”, destacou Jorge Washington.

Durante o debate, o ator falou sobre o papel da mídia na construção da imagem do negro perante a sociedade. “Muitas vezes a mídia é muito cruel. Precisamos nos impor como negro, assumir a identidade. Eu mesmo não faço papeis ridicularizando o negro. As pessoas se espelham no que veem na televisão, por isso escolho muito bem cada papel que iriei interpretar”.

Jorge Washington foi colega do ator global Lazaro Ramos já no seu inicio de carreira no grupo de teatro e lembrou como foi sua chegada. “O lazaro chegou com 14 anos, nem poderia participar das audições, por não ter 15 ainda. Ele foi escapando, e percebemos que ele deveria ficar. Hoje o Lazaro representa bem o negro na TV. Ele também não aceita qualquer papel, segurando a bandeira do movimento negro”.

Aproveitando o momento, a presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas (Condecni), Lourdes Santana, pediu que o trabalho social do ator seja encaminhado para o município. “O Jorge tem um excelente trabalho social na capital. Seria interessante que esse projeto de oficina teatral seja destinado para crianças de nossa cidade”.

O convidado é o único ator que participou de todas as montagens do grupo teatral, num total de 31, entre elas: “Essa é a Nossa Praia”, “Ó pai ó” (teatro, filme e série), “Cabaré da RRRaça” e “Áfricas”, além de ser um dos grandes defensores dos papeis que os negros representam nas produções artísticas do país.

 
Por Secom

 

22/11
às 05:11

A situação do Vitória na Série A do Campeonato Brasileiro não é nada confortável. Com 38 pontos, o time briga rodada a rodada para não terminar a competição na zona que leva à segunda divisão em 2015. Na última partida, o Rubro-negro empatou em casa com o Coritiba, concorrente direto na luta contra a degola. O encontro marcou o retorno do meia Escudero após 41 dias afastado por conta de uma lesão muscular na coxa direita. Agora, o jogador garante se esforçar para ajudar a equipe na reta final do campeonato.

"Nesse momento eu sei que posso ser importante e estou preparado para ser um guerreiro pelo Vitória. Somos conscientes que deixamos escapar dois pontos diante do Coritiba e temos que recuperar nessa partida, que se tornou mais uma final pra gente", disse.

Ainda de acordo com o argentino, o triunfo em Santa Catarina é mais do que possível. "Temos uma grande chance de trazer esses três pontos de Santa Catarina para ficar numa zona mais confortável nos últimos dois jogos do campeonato. Só alcançarmos 41 pontos nessa rodada, poderemos decidir com mais tranquilidade contra Flamengo e Santos", pontuou.

Por Correio

 

22/11
às 05:08

Dois nomes são os mais cotados a assumir os ministérios do Planejamento e da Fazenda. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Joaquim Levy deve assumir o Planejamento e Nelson Barbosa, a Fazenda. Ambos integraram a equipe econômica do primeiro governo - Levy foi secretário do Tesouro e Barbosa, ex secretário-executivo da Fazenda. 

Ainda de acordo com a publicação, o senador pelo PTB e candidato derrotado ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro, deve ir para o Ministério de Desenvolvimento e Indústria. A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) deve assumir como titular do Ministério da Agricultura.

O anúncio dos novos ministros será feito "por partes", segundo a presidente. A expectativa é que alguns nomes fossem anunciados nesta sexta-feira (21), mas a Secretaria de Comunicação negou que a presidente anuncie ainda hoje os ministros que integrarão sua equipe econômica.

Por Correio

 

22/11
às 04:58
Kleiton Costa

 O Núncio Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, chegou a Feira de Santana no final da tarde desta sexta-feira (21). Vindo de Brasília (DF), ele foi recebido pelo arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian ainda no Aeroporto de Salvador. Às 16h50 chegou ao Seminário Santana Mestra, no bairro Alto do Papagaio.

Com música, um grupo de seminaristas recepcionou o Núncio. Dom Giovanni cumprimentou individualmente os estudantes. Até domingo, o representante do Papa cumprirá agenda em Feira e ficará hospedado no Seminário Santana Mestra.
 
A visita faz parte das comemorações pelos 30 anos de Episcopado de Dom Itamar Vian, pelos 10 anos de instalação da Faculdade Católica de Feira de Santana e pelos 10 anos do Seminário Maior Sant'Ana Mestra.
 
Confira a programação completa:
 
Dia 21 de novembro
 
- 17:00 hs – Recepção no Seminário Sant’Ana Mestra - diretores e seminaristas dos seminários da Província Eclesiástica.
- 19:30 hs – Missa na igreja Cristo Redentor – JOMAFA.
 
Dia 22 de novembro
 
- 08 hs – Coletiva com a imprensa - Sala de Video-Conferência – CDL.
- 09 hs - Visita à Faculdade Católica e aos seminários das Dioceses: Feira de Santana, Barra, Irecê, Serrinha, Paulo Afonso, Juazeiro e Rui Barbosa. Visita às Irmãs Clarissas e ao mosteiro, em construção, o primeiro no Estado da Bahia.
- 10:30 hs - Encontro com bispos, padres, diáconos e seminaristas na Faculdade Católica.
- 16:00 hs - Missa de ação de graças pelos trinta anos de Episcopado de dom Itamar Vian e pelos dez anos da Faculdade Católica e Seminário Maior Santana Mestra, na igreja Santo Antônio – Capuchinhos.
 
Dia 23 de novembro
 
- 07:00 hs - Missa na Catedral Metropolitana Senhora Sant’Ana - Abertura do Ano dedicado à Vida Consagrada.
- 09:30 hs – Palestra para casais e jovens no auditório do Colégio Padre Ovídio.
- 11:00 hs – Despedida – Retorno ao Aeroporto – Salvador.
Por De Olho na Cidade

 

21/11
às 05:10
secom

A Escola Municipal Dr. João Duarte Guimarães, no bairro Limoeiro, será totalmente reformada e também ampliada para atender a demanda da comunidade estudantil, com a abertura de vagas também para crianças na faixa etária entre 3 e 5 anos. O início das obras, envolvendo recursos próprios do Município da ordem de R$ 1.030.400,00, foi autorizado na manhã desta quinta-feira, 20.

A estrutura do prédio já existente, onde estudam mais de 800 alunos, passará por reforma geral, exclusivamente durante o período das férias estudantis, para não interromper o calendário escolar, Receberá manutenção no telhado com substituição de parte da estrutura em madeira por metálica, manutenção das redes elétrica e hidráulica, revestimento cerâmico nas paredes, manutenção geral na alvenaria, esquadrias e também do piso, além de pintura.

Enquanto isso, a ampliação do prédio escolar visa a implantação da educação infantil, para atender a demanda de crianças entre 3 a 5 anos, com a construção de um prédio anexo. O equipamento será erguido em uma área na frente do prédio já existente, dentro da escola.

 Serão construídas mais três salas de aula, brinquedoteca, diretoria, cantina, sala dos professores, secretaria e ainda área de recreio coberta. Com isso, a Escola Municipal Dr. João Duarte Guimarães passará de 13 para 16 salas de aula.  O prédio também contará com moderna fachada, seguindo o padrão que está sendo imprimido pelo Governo Municipal.

Ao autorizar o início das obras, o prefeito José Ronaldo de Carvalho determinou o início das intervenções a partir da reforma do prédio, para que o serviço seja estendido somente durante o período de recesso escolar, evitando assim prejuízos para o cumprimento do calendário escolar.

Durante o início das obras também estiveram presentes os secretários de Educação, Jayana Ribeiro; e de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, além de lideranças comunitárias.

Por Secom

 

21/11
às 05:09

O Ministério da Saúde alerta as secretarias estaduais e municipais de Saúde que evitem aplicar a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, em crianças com histórico de alergia à proteína do leite de vaca (APVL). A restrição, segundo a pasta, vale apenas para doses fornecidas pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd.

“A informação é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia ao leite de vaca. Vale ressaltar que todas as crianças passam bem”, garante o ministério, por meio de nota. Crianças com intolerância à lactose do leite podem receber a vacina normalmente.

O comunicado destaca que o laboratório é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde e fornece, há anos, doses para vários países, inclusive para o Brasil. Todos os lotes da vacina tríplice viral aplicadas no país, segundo o governo, passaram por análise no Instituto de Qualidade em Saúde e foram aprovadas para uso.

“Desde junho deste ano, mais de 4,4 milhões de crianças foram vacinadas com essa tríplice viral no país, e há garantia da segurança da vacina”, destacou a pasta. Entretanto, de acordo com a nota, durante análise da composição da vacina do Serum Institutte foi verificada a presença de lactoalbumina hidrolisada.

Diz a nota: Embora não exista na bula nenhuma contraindicação do seu uso em pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca, como medida de precaução, o Ministério da Saúde enviou a todas as secretarias estaduais de Saúde informe técnico recomendando que crianças com histórico de alergia ao leite de vaca não sejam vacinadas com a tríplice viral. Nestas crianças, a vacinação deverá ocorrer em uma data posterior.

Por Agência Brasil

 

21/11
às 05:06

O Ministério do Trabalho e Emprego divulga, desde o início deste mês, uma série de atos regulamentando o trabalho temporário. O objetivo é aumentar os registros durante as festas de fim de ano. No início de novembro, duas instruções normativas foram publicadas no Diário Oficial da União com critérios e regras de fiscalização para empresas que contratam empregados temporiamente.

De acordo com a instrução 114, de 5 de novembro de 2014, a rescisão do contrato de trabalho deve ser feita após o pagamento de verbas rescisórias, cabendo indenização caso antecipada, conforme aplicado nas legislações para contratos regulares. A norma estabelece, ainda, que somente trabalhadores devidamente qualificados podem ser contratados, ou seja, o trabalhador “tecnicamente apto a realizar as tarefas para as quais é contratado”.

As empresas de trabalho temporário devem estar regularmente registrada no Ministério do Trabalho. Desse modo, a Norma 17, de 7 de novembro de 2014, estabelece procedimentos de registro das empresas e de prorrogação dos contratos de trabalho. Em junho, o ministério já havia ampliado o prazo de prorrogação contratual. Atualmente, os trabalhadores podem ficar até nove meses sob esse regime de contratação .

Por Agência Brasil

 

21/11
às 00:55

O que já é bom pela internet ficou melhor ainda pelo rádio. Programa Humildes Notícias, de segunda à sexta, das 09hs às 10hs da manhã na Rádio Humildes FM 88,1.

Escutando o programa você vai ficar muito bem informado, educação, politica, entretenimento, esporte, sáude, noticias policiais e muito mais. Os principais fatos que acontece no mundo e em todo o Brasil você confere no nosso programa, que tem como finalidade principal destacar as noticias do nosso distrito de Humildes.

Apresentação, Rafael Marques e Ana Paula Silva.

             

Por Humildes Notícias

 

21/11
às 00:42
(Foto: Vinicius Costa / Futura Press)
O Cruzeiro visitou o Grêmio nesta quinta-feira (20), e fez um grande duelo pelo Campeonato Brasileiro. O placar na Arena Grêmio foi de 2 a 1 para a Raposa, que se aproxima de mais um título.
 
Depois do intervalo, o Cruzeiro voltou melhor. Willian aproveitou distração da defesa do Grêmio nos primeiros minutos e, às costas do Pará, chutou cruzado e rasteiro. Passou perto. O time mineiro seguiu oferecendo maior perigo e criando dificuldades para o gaúcho. E a insistência surtiu efeito. Willian disparou um chute e Marcelo Grohe deu rebote. Ricardo Goulart aceitou o presente e estufou a rede para deixar tudo igual na Arena.
 
Do outro lado, Barcos tentou recolocar o Tricolor na frente, mas Fábio fez grande defesa, aos 25. Felipão, reclamando muito da arbitragem - o auxiliar Murtosa chegou a ser expulso do banco - agiu com mudanças na equipe. Alan Ruiz, Giuliano e Lucas Coelho entraram. Mas não houve resposta. O líder fez valer sua superioridade e virou o placar com Éverton Ribeiro, que bateu rasteiro para dar números finais à partida.
 
O Grêmio martelou mais na primeira etapa e por isso, acabou fazendo um gol que lhe deu vantagem na partida. Riveros abriu o placar aos 13 minutos e o Tricolor administrou bem até o segundo tempo. No entanto, a Raposa acordou e resolveu reagir. Ricardo Goulart empatou, e pouco depois, num contragolpe fatal, Everton Ribeiro virou para garantir a vitória cruzeirense.
 
 
Com o resultado, o Cruzeiro segue na liderança, com 73 pontos. O Grêmio para nos 60, em sexto lugar.
Por Globoesporte.com