Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


29/04
às 03:25

Sindicatos de diversos estados farão uma paralisação nacional no próximo dia 10 de maio em protesto contra o processo de impeachment da presidente Dilma Roussef (PT).

“O objetivo é unir todos os movimentos de esquerda que estão empenhados em lutar pela democracia e contra o golpe que está posto. Será um movimento mais forte”, disse o coordenador regional da CUT em Feira de Santana, Derlan Queiroz.

Ainda segundo o sindicalista, os movimentos sociais vão endurecer os protestos contra o vice-presidente Michel Temer (PMDB), visto como articulador do “golpe”.

“Ele não terá Paz. Vamos reagir com força para avançarmos na luta. O movimento vai endurecer cada vez mais”, alertou Derlan, acrescentando que a paralisação do dia 10 será um “ensaio” para uma greve geral com diversas categorias de trabalhadores.

Durante os protestos do dia 10, as principais rodovias do país serão fechadas pelos manifestantes, avisa Derlan.

Por De Olho na Cidade

 

29/04
às 03:20
Click do Moreno

A entrega simbólica da chave da cidade ao rei momo marcou a abertura oficial de Micareta 2016 de Feira de Santana. A solenidade aconteceu no Camarote da Inclusão e teve a presença o prefeito José Ronaldo, entre outras autoridades, e de profissionais de imprensa.

Eleito como o comandante da festa, o rei momo Dilsinho Chagas recebeu do prefeito a coroa e a chave da cidade. “Será a melhor Micareta. Trago alegria, simpatia e reverência para o povo de Feira e Santana”, declarou.

O prefeito disse esperar uma festa tranqüila. “O povo da cidade precisa e merece diversão. Esperamos que todos venham para a rua com tranqüilidade”, afirmou José Ronaldo.

A rainha da Micareta, Taiane Cecília, recebeu a faixa também das mãos do prefeito. Ela é corretora de seguros e estudante de Psicologia. Os títulos de princesa ficaram com Evelin Franco e Priscila Marques.

No Camarote da Inclusão também houve a coroação de três portadores de necessidades especiais como “Majestades da Inclusão”. O rei momo eleito foi o autônomo Genilson Nascimento. “É um felicidade muito grande. Que Deus nos dê uma Mareta de muita alegria e Paz”, afirmou Genilson.

Por De Olho na Cidade

 

29/04
às 03:05
Divulgação/Internacional

O Bahia corre para reforçar o time para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B e já tem na mira o reforço para a zaga. A direção do tricolor fez proposta de compra pelo zagueiro Jackson, do Internacional. O jogador se destacou com a camisa do Goiás, em 2014 e foi emprestado ao Palmeiras no ano passado. Como o clube paulista não exerceu o direito de compra, ele acabou retornando ao colorado.

Aos 25 anos, Jackson iniciou nas categorias de base do São Paulo e atuou ainda por Criciúma, Ituano e Náutico. Caso a negociação seja confirmada, o jogador será o segundo reforço para o setor na temporada. Até o momento o Bahia contratou apenas Lucas Fonseca. 

Renato Cajá 

Outro que vai reforçar o Esquadrão na Série B é o meia Renato Cajá. Ele rescindiu recentemente com o Sharjah FC, dos Emirados Árabes, e recebeu e despertou o interesse de Ponte Preta e Santa Cruz, porém a oferta do tricolor foi superior o jogador chegou a um acordo com o clube.

Por Correio

 

29/04
às 03:04

o Dia Internacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho, lembrado hoje (28), a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1) alerta que o Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o país em quarto lugar no mundo nesse aspecto, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atrás apenas de China, Índia e Indonésia.

Para o juiz do trabalho Fabio Soares, a lei brasileira é suficientemente rigorosa para evitar acidentes, mas não é cumprida. “A legislação brasileira é super rigorosa, temos 36 normas regulamentadoras das condições de trabalho que trazem um rol exaustivo, tratam especificamente de várias atividades, como construção civil, ergonomia, luminosidade no ambiente de trabalho, as normas são muito detalhistas e detalhadas. Não é falta de norma, é falta de cumprimento e fiscalização”, analisou.

Segundo Soares, o setor de construção civil é um dos maiores responsáveis pelo grande número de acidentes de trabalho no país. As obras olímpicas no Rio de Janeiro, por exemplo, já deixaram 11 mortos. Nos Jogos de Londres, em 2012, não houve nenhuma morte.

“Onde estamos falhando? Na fiscalização, na prevenção, na conscientização de trabalhadores e empregadores? Esse é o momento que a gente precisa parar para analisar e ver o que está sendo feito errado. Está sendo feito às pressas? Pesquisas indicam que o número de acidentes de trabalho aumenta ao final das jornadas e quando ele [trabalhador] está fazendo horas extras, porque o corpo já está fadigado. Fazer horas extras em atividades de risco potencializa o risco de acidente de trabalho”, explicou o juiz.

Soares lembrou que a responsabilidade de analisar o risco e prevenir acidentes é do empregador, mas o trabalhador também deve ficar atento. “O empregador precisa fazer uma análise de risco a que está expondo seus trabalhadores. E o empregado, por sua vez, também pode ajudar nessa luta por melhores condições. Se ele vai realizar uma atividade de risco e não está com o equipamento adequado, pode falar com o empregador e até se recusar a fazer o serviço se o equipamento estiver inadequado.”

Por Agência Brasil

 

28/04
às 03:22
Jorge Magalhães

A vacinação foi antecipada no Estado devido ao aumento dos casos do vírus H1N1. Já foram registradas 9 mortes vítimas da gripe na Bahia este ano, sendo uma delas em Feira de Santana e 38 casos confirmados da doença, segundo dados atualizados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep). Salvador tem o maior número de registros da H1N1 no Estado (22) e também o maior número de mortes (5).

De acordo com a coordenadora da Rede, Kátia Ferraz, a demanda segue intensa no município. Porém, a maioria dos casos que chegam aos postos de saúde, principalmente, neste período da Micareta, são desnecessários.

Na rede pública de saúde, a demanda segue em ritmo acelerado. Diariamente é encaminhado um quantitativo suficiente de imunizantes para os grupos preconizados. A vacina necessita, no mínimo, de 10 a 15 dias para gerar imunidade. Ou seja, os não-prioritários que procuram os postos não conseguiriam está imunes nesta Micareta — explicou a médica, em entrevista ao Jornal do Meio-Dia (Princesa FM 96,9).

Rede privada

Na rede particular, a situação não é diferente. Com receio de ficar sem o imunizante, muitas pessoas não querem esperar e recorrem às clínicas particulares.

Por De Olho Na Cidade

 

28/04
às 03:17

Entre os fatos pontuados sobre o duelo está a briga entre Preto, do Vitória, e Parreira, do Bahia, nos anos 1990, em que o jogador rubro-negro havia provocado Parreira, dizendo ter dormido com sua mulher, e conseguindo a expulsão do rival.

Cabe lembrar que, no próximo domingo (1º), os dois clubes voltam a se encontrar no primeiro jogo da final do Baianão 2016, no Barradão.

Maiores clássicos do mundo:

50° - Sheffield United x Sheffield Wednesday - Sheffield, Inglaterra
49° - Blooming x Oriente Petrolero - Santa Cruz de la Sierra, Bolívia
48° - Portland Timbers x Seattle Sounders, Estados Unidos
47° - Olympique de Lyon x Saint-Étienne, França
46° - Newell´s Old Boys x Rosario Central, Rosário, Argentina
45° - Athletic Bilbao x Real Sociedad, País Basco, Espanha
44° - Everton x Santiago Wanderers, Chile
43° - FC Seoul x Suwon Bluewings, Coreia do Sul
42° - Bahia x Vitória, Salvador, Brasil
41° - Dynamo Moscou x Spartak Moscou, Moscou, Rússia
40° - América de Cali x Deportivo Cali, Cali, Colômbia
39° - Hamburgo x St. Pauli, Hamburgo, Alemanha
38° - Alianza Lima x Universitario, Lima, Peru
37° - CSKA Sofia x Levski Sofia, Sofia, Bulgária
36° - Cerro Porteño x Olimpia, Assunção, Paraguai
35° - Glentoran x Linfield, Belfast, Irlanda do Norte
34° - Barcelona x Emelec, Guyaquil, Equador
33° - Esteghlal x Persepolis, Teerã, Irã
32° - Dínamo Bucareste x Steaua Bucareste, Bucareste, Romênia
31° - Kaizer Chiefs x Orlando Pirates, Johannesburgo, África do Sul

Por Ibahia

 

28/04
às 03:12
Correio

O Vitória derrotou o Náutico-RR por 3 a 1 na noite desta quarta-feira (27) na Arena Fonte Nova e está classificado para a próxima fase da Copa do Brasil, quando vai enfrentar a Portuguesa. O atacante Marinho, estrela no triunfo da partida de ida com três gols, foi o responsável por dois tentos rubro-negros e é o artilheiro da Copa do Brasil. No final da partida, Alípio deixou o dele.

Com placar agregado de 6 a 3, o Leão passou pelo Náutico e agora já muda o foco para o Baianão - no domingo, no Barradão, acontece a primeira partida da final contra o Bahia.

Por Correio

 

28/04
às 03:10

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá inscrições antecipadas e regras mais flexíveis para ajudar a preencher todas as vagas ofertadas. As mudanças foram anunciadas nesta quarta-feira (27)  pelo Ministério da Educação (MEC) e serão implementadas no segundo semestre. Segundo o ministro Aloizio Mercadante, a intenção é facilitar o preenchimento das vagas. No primeiro semestre, das 250 mil vagas com financiamento ofertadas, cerca da metade não foi preenchida.

As mais de 100 mil vagas remanescentes no processo seletivo do primeiro semestre que não forem preenchidas até o segundo semestre serão novamente ofertadas. A inscrição, que no ano passado ocorreu em agosto, será antecipada para o período de 14 a 17 de junho deste ano.

No dia 31 de maio, serão divulgadas as vagas selecionadas pelo MEC. O resultado do processo seletivo regular será divulgado no dia 20 de junho. O Rio de Janeiro terá, no entanto, calendário diferenciado devido aos Jogos Olímpicos. As datas serão divulgadas posteriormente.

Por Agência Brasil

 

27/04
às 03:35
Messias Teles

Cinco pessoas acusadas de assaltos na região dos bairros Tomba e Limoeiro foram presas durante uma operação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Fera de Santana.

Durante a ação policial, na madrugada da terça-feira (26), os investigadores apreenderam dois tabletes de maconha, uma balança de precisão, uma pistola 9 mm e três revolveres calibre 38.

Foram presos: Gabriel Silva Nunes, de 21 anos; Jackson Bastos Souza, 38, Jorge Hebert Oliveira Santos, Benício Moreira da Silva, 30; e Felipe dos Santos Neto, de 20 anos.   

Os presos foram levados para o Complexo Policial do bairro Jomafa, onde funciona a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos.

Por De Olho na Cidade

 

27/04
às 03:31
Secom

A 18ª campanha nacional de imunização contra a influenza iniciada no último dia 18 foi prorrogada até o dia 30 de maio em todos os postos de saúde da rede. A secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, explica que a vacinação está ocorrendo normalmente. 

“Nós recebemos a vacina do Ministério da Saúde em lotes, e a vacinação está ocorrendo segundo essa entrega fracionada. Mas até o dia 30 do próximo mês todos os grupos preconizados serão vacinados”.

A meta é imunizar 80% do público alvo, formado por 128 mil pessoas – pouco mais de cem mil, dos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde.

Poderão ser vacinados crianças com idade a partir de seis meses e menor de cinco anos, gestantes, puérperas – a mulher que pariu há até 45 dias, trabalhadores da saúde, índios, quem tem a partir de 60 anos, adolescentes entre 12 e 21 anos que cumpram medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

Também serão vacinados os portadores de doenças crônicas não transmissíveis – diabetes e hipertensão. Nestes casos, as pessoas deverão apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Por Secom