Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


22/07
às 00:46
Foto: Wanderlei Celestino/Futura Press
Rafael Ilha, ex-cantor do grupo Polegar, foi preso na tarde desta segunda-feira (21), na Receita Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Rafael e a mulher foram presos com uma espingarda 12 milímetros, munição e uma arma de choque quando voltava do Paraguai.
 
A dupla tentou passar pela fiscalização da Receita Federal em duas moto-táxi. De acordo com a Receita, os agentes pararam a moto em que Rafael estava. A mulher dele, que vinha logo atrás, tentou dar meia-volta e seguir para o Paraguai de novo, mas foi impedida.
Ao revistar o casal, os agentes da Receita encontraram a espingarda e a munição enrolados em um cobertor que estava com a mulher de Rafael. A arma estava desmontada. Com Rafael, foi encontrada a arma de choque.
Por Redação BK2

 

22/07
às 00:43
Foto: Reprodução/TV Globo
O escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, de 87 anos, foi submetido a um procedimento cirúrgico, na noite desta segunda-feira (21), no Recife. Ele foi internado por volta das 20h, em função de um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico.
Suassuna está internado no Hospital Português. Após a cirurgia, que durou aproximadamente uma hora, ele foi transferido para a UTI neurológica, onde está se recuperando. Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, o quadro dele é considerado estável pelos médicos.
No ano passado, Ariano Suassuna foi internado duas vezes. Em 21 de agosto, o autor sentiu-se mal em casa e precisou ser hospitalizado. Os médicos diagnosticaram um infarto agudo do miocárdio de pequenas proporções. Inicialmente, ele foi encaminhado à unidade coronária, e, depois, transferido para um apartamento do hospital. Após seis dias, recebeu alta, com recomendação de muito repouso em casa e nenhuma visita.
Dias depois, Suassuna foi levado ao hospital novamente. Dessa vez, foi detectado um aneurisma cerebral. Após passar por um procedimento chamado arteriografia, capaz de tratar o aneurisma, saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi levado para um apartamento do hospital, de onde saiu definitivamente após seis dias de internação, no dia 4 de setembro.
Autor de "O auto da compadecida", entre diversas outras obras, Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Sua primeira peça, "Uma mulher vestida de sol", ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948.
Tem contos e livros adaptados para a televisão e para o cinema. "O auto da compadecida" foi adaptado para a televisão em 1999, por Guel Arraes, enquanto "Romance d'a pedra do reino" e "O príncipe do sangue do vai-e-volta" deu origem à minissérie "A pedra do reino", com direção de Luiz Fernando Carvalho, exibida na Rede Globo em 2007.
Por G1

 

22/07
às 00:37
(Foto: AP Photo/Dmitry Lovetsky)
O líder dos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, Aleksander Borodai, entregou nas primeiras horas desta terça-feira (22), pelo horário local, as duas caixas-pretas do avião da Malaysia Airlines, que caiu na semana passada na região, para especialistas da Malásia, segundo informam as agências de notícias internacionais.
 
"Aqui estão as caixas-pretas", disse Borodai em uma sala cheia de jornalistas na sede da autoproclamada "República Popular de Donetsk", enquanto um rebelde armado colocava as caixas sobre uma mesa.
 
Os dois lados assinaram um documento, que Borodai classificou como um protocolo para finalizar o procedimento. De acordo com declaração de Mohamed Sakri, uma autoridade do Conselho de Segurança da Malásia no local, as duas caixas-pretas estão "em boa condição".
 
Na ocasião, os separatistas também anunciaram um cessar-fogo dos confrontos com o Exército da Ucrânia em um raio de 10 km em torno do local em que caiu o Boeing, para facilitar a investigação das causas do acidente.
 
Nesta segunda, o trem refrigerado com os cerca de 300 corpos de vítimas do avião da Malaysia Airlines deixou no início da noite (hora local) a estação de trem de Torez em direção a Kharkiv, na região vizinha de mesmo nome, em que já espera um grupo de especialistas forenses de vários países.
Depois, os restos mortais serão transportados a Amsterdã em um avião militar Hercules C130 da Holanda, com seis membros de uma equipe malaia que os acompanhará também no trem, segundo declarou Najob Razak, premiê da Malásia. De acordo com o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, o governo da Ucrânia concordou que as identificações dos corpos sejam feitas na Holanda.
Os Estados Unidos afirmam que o avião foi derrubado por um míssil disparado de uma zona sob controle de rebeldes apoiados pela Rússia. Um general do estado-maior do exército russo, Andrei Kartopolov, negou nesta segunda que Moscou tenha fornecido aos separatistas mísseis antiaéreos.
Ele levantou suspeitas sobre Kiev, ao afirmar que um caça ucraniano estava a uma distância de 3 a 5 quilômetros do avião da Malaysia Airlines pouco antes do acidente.
"Com que objetivo um avião caça voava a esta altitude e ao mesmo tempo que um avião civil?", se perguntou o militar.
Por G1

 

22/07
às 00:30
Foto: Reprodução
Com o tema “Com Sant'Ana, queremos ser Igreja em estado permanente de missão”, católicos de Feira de Santana homenageiam a padroeira da cidade com uma vasta programação. A Festa de Sant'Ana 2014 foi lançada no dia 6 de julho durante a Celebração Eucarística na catedral, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Itamar´Vian
 
6ª Noite – 22/07/2014 (Terça-feira)
Tema: ”Com Sant'ana, queremos ser Comunidade de Comunidades: uma Paróquia renovada”
Pregador: Mons. Luiz Rodrigues Oliveira - Paróco da Paróquia Senhor dos Passos
Noite Dedicada: Terço dos Homens, Legião de Maria, Mãe Rainha, Apostolado da Oração, Centro Social Mons. Jessé.
Paróquias: Irará, Água Fria, Ouriçangas, Coração de Maria, Pedrão e Senhor dos Passos.
Ofertório: Óleo Comestível – Seminário Propedêutico
 
7ª Noite – 23/07/2014 (Quarta-feira)
Tema: “Com Sant'ana, queremos ser Igreja solidária”
Pregador: Frei Cristovão Lima de Matos - Paróquia da Piedade - Salvador
Noite dedicada: Pastoral da Escuta, Litúrgica, Acolhida e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.
Paróquias: Tanquinho, Candeal, Santa Bárbara e Santanópolis
Ofertório: Material de Higiene Pessoal - Pastoral Carcerária
 
8ª Noite – 24/07/2014 (Quinta-feira)
Tema: “Com Sant'Ana queremos ser Igreja, seguidora de Cristo e servidora da humanidade.”
Pregador: Pe. Arivaldo Aragão Vitória - Paroco da Paroquia São João Paulo II
Noite Dedicada: Religiosas do SS Sacramento, Missionárias do Santo Rosário, Pastoral da Esperança e Enfermos.
Paróquias: São Francisco de Assis, N. Sra. Aparecida, SS Trindade e São João Paulo II
Ofertório: Material de Limpeza - Seminário Sant'Ana Mestra
 
9ª Noite – 25/07/2014 (Sexta-feira)
Tema: “Com Sant'Ana, a família é sinal visível da presença de Deus na sociedade”
Pregador: Dom Itamar Vian – Arcebispo Metropolitano – Arquidiocese de Feira de Santana
Noite Dedicada: Familias da Arquidicese, Comissões Passadas, Benfeitores e Colaboradores, Amigos e devotos de Senhora Sant'Ana, Anas, ECC e Pastoral Familiar
Paróquias: São Gonçalo, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e Humildes.
Ofertório: Flores para o Andor de Sant'Ana.
 
26/07/2014 (Sábado)
Dia da Excelsa Padroeira
05:00 - Alvorada com repique dos sinos e fogos de artifício
07:00 - Celebração Eucarística
Presidência: Mons. Jose Nery de Almeida - Paróco da Catedral de Senhora Sant'Ana
Pregador: Pe. Jose Reinaldo – Vigário da Catedral de Senhora Sant'ana
10:00 – Solene Celebração Eucarística
Presidência: D. Itamar Vian – Arcebispo Metropolitano
16:00 – Procissão de Senhora Sant'Ana
18:00 – Encerramento e Benção do SS. Sacramento
Por De Olho na Cidade

 

22/07
às 00:24
Foto: Reprodução
A assistente social Edelvânia Wirganovicz contou detalhes sobre seu envolvimento na morte do menino Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, em abril. A assistente admitiu ter participado do crime e contou que a madrasta dele, Graciele Ugulini, planejou tudo.
 
Divulgado pelo G1 Rio Grande do Sul, um vídeo mostra Edelvania durante o interrogatório, no dia em que o corpo do menino foi encontrado. As provas foram usadas pelo Ministério Público na denúncia do crime. Na gravação, durante mais de uma hora, Edelvania disse que a madrasta do menino, Graciele Ugulini, “deixou entender” que também matou por interesse financeiro e que o pai, Leandro Boldrini, não saberia do plano, mas “daria graças no futuro”. Contou ainda ter sido convidada a participar dois meses antes do assassinato. E que, em troca, teria paga a dívida do seu apartamento, em Frederico Westphalen.
 
Em seu depoimento, ela confirmou o uso do medicamento Midazolan para aplicar uma injeção letal no menino. E que houve visita prévia ao local onde o corpo seria enterrado e a compra de soda cáustica para eliminar provas: "Fomos naquele dia fazer o buraco. Mas com a enxada não dava. Aí, fomos comprar as coisas. A pá, uma cavadeira. E a enxada foi jogada fora, jogada no mato. Compramos um produto para dissolver a pele e não dar cheiro". Foi comprada uma soda.
 
No dia do assassinato, segundo ela, Graciele teria enviado mensagens a ela antes de chegar em Frederico Westphalen, com Bernardo no banco de passageiro. "Entramos no meu carro. O menino atrás. As coisas já estavam no porta-malas. Era uma pá e soda. Era o kit do remédio para matar, né. E então, ela foi no meu carro dirigindo. Eu fui no banco da frente, Bernardo foi atrás. Ela disse que ia levar ele numa benzedeira, que ia benzer ele. Disse que lá tinha que fazer procedimento, um piquezinho na veia".
 
Edelvania admitiu não ter certeza se Bernardo foi enterrado com vida. Depois do crime, disse ter ido passear com a sobrinha. "Ela (Graciele) se lavou na minha casa. As mãos e os pés. Eu fiquei em casa. Depois desci pra pegar minha sobrinha e fomos dar uma volta. Peguei um sorvete e um picolé e fomos dormir".
 
Em seguida, lembrou o primeiro pagamento efetuado pela madrasta de Bernardo. "Foram R$ 6 mil. Notas de 50 e 100. Paguei a prestação do meu apartamento. Estavam me cobrando. Eu não tinha o dinheiro. Estava pagando com muita dificuldade. Ela me ofereceu muito dinheiro e acabei sendo fraca. Eu não teria que botar a mão em ninguém pra matar. Eu só teria que cavocar e enterrar. E foi a besteira que eu fiz na minha vida".
 
No vídeo, ela reconheceu ter mentido para a polícia em um primeiro interrogatório, e garantiu desconhecer a participação do pai de Bernardo, Leandro Boldrini, no plano do crime. Edelvania, Graciele e Leandro estão presos.  
Por De Olho na Cidade

 

21/07
às 23:58
Acorda Cidade
O hóspede de um hotel em Feira de Santana, município a 108 quilômetros de Salvador, morreu durante uma operação da Polícia Militar no início da tarde desta segunda-feira (21). De acordo com o major Müller, da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar, tudo começou depois que a polícia recebeu a informação de que um homem estava andando armado nas imediações do Hotel Aracaju, localizado na avenida Presidente Dutra, perto da rodoviária da cidade.
 
Ao chegarem no local e abordarem o rapaz, ele buscou refúgio no interior do hotel, onde estava hospedado há alguns dias. "Ele correu até o primeiro andar, disparando contra os policiais, que revidaram somente com um tiro. Ao chegar no apartamento onde estava ficando, ele se trancou lá e não respondeu aos pedidos de negociação com os PMs", relata o major Müller.
Suspeitando de que o hóspede do hotel, identificado inicialmente como André Santiago, tivesse se ferido durante a troca de tiros, os policiais decidiram realizar uma entrada tática no local. "Seguimos um protocolo internacional no qual a PM arromba inicialmente a porta do estabelecimento onde a pessoa estivesse confinada, depois lança uma granada de luz e som", conta o major. "Ela não causa ferimentos, mas sim provoca um deslocamento de ar muito intenso, além de projetar uma luz forte que deixa a pessoa desorientada".
 
Só que depois de lançarem a granada no quarto do hotel, André saiu correndo na direção dos policiais militares, atirando contra eles. A PM disparou de volta, e o hóspede foi atingido por quatro disparos de arma de fogo no tórax.
 
Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Clériston de Andrade, em Feira de Santana, mas morreu durante uma cirurgia. Ainda segundo a polícia, o RG encontrado com o rapaz parece ser falsificado, e a identificação dele ainda está em questão. Além da arma que estava com André, também foram encontrados maços de dinheiro no quarto do hotel, em notas de R$ 2 e R$ 5.
 
"Este é um indicativo típico de quem pratica o tráfico de drogas", comenta o major Müller, que ainda disse que o envolvimento da vítima com este tipo de crime não foi confirmado. Funcionários do hotel também relataram que André tentava contratar um veículo que pudesse levá-lo a Pernambuco e trazê-lo para Feira de Santana por R$ 2 mil. 
 
O corpo do rapaz foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde deve passar por perícia enquanto aguarda a confirmação da identificação. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil da região.
Por Correio

 

21/07
às 23:55
Foto: Grazielle Machado via WhatsApp
Os brinquedos do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, em Feira de Santana, foram interditados após o acidente que feriu gravemente um garoto de 13 anos, na tarde de domingo (13). Ele brincava em um balanço quando o suporte de sustentação se desprendeu e o atingiu na cabeça. De acordo com o Hospital Estadual da Criança, o adolescente teve traumatismo craniano e encontra-se na unidade de estabilização do HEC. Ele passa bem, está lúcido e respira sem ajuda de aparelhos. 
O garoto recebeu os primeiros socorros no parque e, em seguida, foi levado para o hospital, onde passou por uma neurocirurgia. Por meio de nota, o Governo Municipal informou que vai prestar assistência à família.
 
No momento do acidente, a criança estava desacompanhada dos pais ou responsáveis. Ainda em nota, o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, informa que os brinquedos do Parque da Cidade passam por manutenção periódica e logo que é observado qualquer defeito, se procede a interdição do equipamento para substituição da peça defeituosa.
 
“Ozeny também alerta aos pais e responsáveis para a necessidade de estarem sempre presentes, acompanhando os menores dentro do parque, conforme exigência explícita na portaria do equipamento, mas que muitas vezes é burlada, visto que já dentro do local, se separam e ficam sem nenhum monitoramento dos familiares”, conclui a nota.
Estado de saúde
O Hospital Estadual da Criança (HEC) informou, através de sua assessoria imprensa, que o garoto encontra-se estável e passa bem. Ele foi submetido a uma neurocirurgia com sucesso e encontra-se na unidade de estabilização do Hospital Estadual da Criança. A nota emitida pelo HEC informa ainda que "o paciente está lúcido, em ventilação espontânea, com nutrição liberada e dados vitais inalterados".
Por Acorda Cidade

 

20/07
às 23:37
Foto: Reprodução
A Embasa informou que o fornecimento de água será interrompido nos municípios de Feira de Santana, Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis na segunda-feira (21) a partir do meio-dia. A interrupção é para realização de serviços de manutenção preventiva.
 
O abastecimento começará a ser retomado de forma gradativa após a finalização dos serviços, prevista para seis horas da tarde do mesmo dia. Moradores de imóveis com reservação suficiente para suas necessidades de consumo não sentirão os efeitos da interrupção.
 
Por De Olho na Cidade

 

20/07
às 23:19

 Aos olhos dos poucos mais de 16 mil torcedores que foram se reencontrar com o time na reabertura do Barradão, o Vitória ficou no empate sem gols no duelo com o Corinthians na tarde deste domingo (20). O confronto de muita marcação foi equilibrado na maior parte do tempo. O Leão tentou dar as cartas no segundo tempo, mas sem força suficiente para tirar o placar do zero na partida da 11ª rodada. Com o resultado, abaixo do que o time precisa, o Rubro-negro amplia a sequência sem vitória e deixa escapar mais uma chance de deixar a zona do rebaixamento.

 
 Com o pontos somado, o Leão foi a oito, chegou a subir duas posições, saindo de 19º para 17º, mas não deixou a zona do rebaixamento. O Corinthians se mantém na vice-liderança, agora com 20 pontos, mas viu o líder Cruzeiro escapar e abrir vantagem, com 25.
 
 
O Leão terá a semana inteira para treinamentos pois só volta a campo pelo Brasileirão no próximo sábado (26), quando enfrentará o Criciúma a partir das 18h30, no Heriberto Hulse. Também na 12ª rodada, o Corinthians fará o clássico enfrentando o Palmeiras, na Arena Corinthians, no domingo (27), com bola rolando a partir das 16h.
 
Bola rolando - Jogo de muita marcação e faltas no começo do duelo no Barradão e o resultado da situação foi o atraso das duas equipes em conseguir criar boas chances no ataque. Ainda assim, no início era o Corinthians quem mantinha maior posse de bola e tentava colocar pressão para cima do Rubro-negro, que se aplicava aos desarmes próximo à área. O mesmo que ia fazendo o Timão quando o Vitória partida em velocidade, principalmente pelos lados.
 
Aos poucos o Corinthians dominava o setor de ataque e empurrava cada vez mais o Leão para a defesa. Falta ainda ao alvinegro mais objetividade para conseguir as finalizações, que teimavam em não se destacar no jogo. Criando mais, os visitantes até chegavam, mas faltava o toque final com qualidade. Assim foi aos 30 minutos, quando Fagner recebeu na direita, deu o passe cruzado para Guerrero na área, ele chegou chutando, mas pegou mal e colocou pra fora. E assim se seguiu até que a primeira etapa terminasse, com muito pouco ou quase nenhum trabalho para os goleiros.
 
Na volta para o segundo tempo o Vitória trouxe Caceres no lugar de Richarlyson e, em campo, conseguiu diminuir o tempo de posse de bola do Corinthians, equilibrando a partida e tentando sair para criar chances no ataque. A primeira finalização com endereço certo de gol no jogo enfim aconteceu aos 19 minutos e teve autoria rubro-negra. Euller passou para Dinei, ele enche o pé da ponta esquerda da área e Cássio fez a defesa do chute rasteiro.
 
Com o jogo mais aberto, o duelo teve mais presença de área dos dois times e já perto do final o Corinthians quase marcou o gol que encerraria o empate. Romero cabeceia forte no cruzamento de Renato Augusto para a área rubro-negra e o goleiro do Leão fez grande defesa para evitar a comemoração dos visitantes aos 39 minutos. Após a boa chance o Timão tentou sair para a pressão, mas o empate persistiu.
 
Vitória x Corinthians - 11ª rodada do Brasileirão 2014
Data: 20/7/2014, 16h
Local: Barradão, em Salvador
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC-FIFA)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC-FIFA) e Carlos Berkenbrock (SC)
 
Vitória: Wilson; Ayrton, Alemão, Kadu e Euller; Adriano (Josa), Richarlyson (Caceres), José Welison e Léo Costa (William Henrique); Caio e Dinei. Técnico - Jorginho
 
Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Cléber e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros (Renato Augusto) e Jadson; Luciano (Romarinho) e Paolo Guerrero. Técnico - Mano M
Por Correio

 

20/07
às 23:17
Foto: Divulgação
Dunga está de volta à seleção brasileira. O retorno do treinador, que comandou o time canarinho na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, será oficializado pela CBF na próxima terça-feira, às 11h (de Brasília), em coletiva de imprensa, na nova sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
No mesmo dia, o treinador e o coordenador de Seleções, Gilmar Rinaldi, vão revelar o nome dos outros membros da comissão técnica da seleção brasileira. A tendência é que o novo técnico peça a contratação de um auxiliar. Em sua passagem anterior, Dunga tinha Jorginho, outro remanescente do tetra, como fiel escudeiro.
A contratação de Dunga, hoje com 50 anos, foi alinhavada por Gilmar Rinaldi, pelo presidente da CBF, José Maria Marin, e pelo futuro comandante da entidade, o atual mandatário da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero. Nos últimos dias, a Rádio Jovem Pan já anunciava o acerto do treinador para comandar a seleção brasileira. 
Antes do acerto com a CBF, Dunga estava prestes a definir a sua ida para a Venezuela. O treinador iria comandar a seleção do país em busca de uma vaga inédita na Copa do Mundo de 2018. Porém, com a proposta de retornar à Seleção, o técnico desistiu da oferta e fechou a sua volta ao time canarinho.
Em 2006, em sua primeira passagem pela seleção brasileira, Dunga foi contratado pelo então presidente Ricardo Teixeira com a missão de comandar a renovação do futebol brasileiro. Em campo, os resultados apareceram e sob a batuta do ex-jogador o Brasil conquistou a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009, além de ter encerrado as eliminatórias para a Copa na primeira colocação. No Mundial, porém, a equipe foi eliminada nas quartas de final, pela Holanda.
Com a perda da Copa do Mundo, o técnico foi demitido por Ricardo Teixeira, que apostou na contratação de Mano Menezes para tocar um projeto de renovação. Em sua primeira passagem pela Seleção como treinador, Dunga disputou 60 partidas. Foram 42 vitórias, 12 empates e apenas seis derrotas.
 
Por G1/globoesporte.com