Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


16/11
às 10:09
Os cartões de loja são hoje a forma de financiamento que mais leva o consumidor para a inadimplência. Entre os devedores que têm esse tipo de cartão, 80% estão com o nome sujo justamente por causa dele. No ano passado, o índice era de 73%. A conclusão é de um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais. Na segunda colocação, aparecem os empréstimos em bancos e financeiras, que lideravam o ranking em 2016 com 75% e agora estão dez pontos percentuais abaixo.
 
Na sequência, aparecem os cartões de crédito (65%), os cheques especiais (64%), o crediário (60%), os cheques pré-datados (51%), o financiamento de automóveis e motos (50%), o crédito consignado (38%), o financiamento da casa própria (27%) e as mensalidades escolares (24%).
 
Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, por mais que a economia brasileira comece a dar sinais de melhora, a vida financeira do brasileiro ainda não está em situação confortável. “O desemprego está estável, mas elevado, e a renda segue menor do que nos anos anteriores à crise. Com orçamento curto, o brasileiro se depara com dificuldades para pagar as dívidas”, explica. “Por isso é preocupante que as dívidas bancárias se posicionem entres os primeiros colocados, porque a incidência de elevados juros por atraso faz com que essas dívidas cresçam de maneira acelerada, dificultando cada vez mais o pagamento.”
 
Por Agência Brasil

 

16/11
às 10:01
Aos 15 anos, Anna Luísa Beserra assistiu Morte e Vida Severina, filme baseado no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto, que conta a história de um sertanejo que deixa a vida no interior para buscar dias melhores no litoral. Para ela, que nunca tinha tido contato com a realidade do semiárido, aquele foi um divisor de águas.
 
Mesmo adolescente, pensou em criar uma solução – prática, rápida e barata – para amenizar a vida de quem vive sem acesso à água. Chegou a submeter a ideia, ainda inicial, ao Prêmio Jovem Cientista, em 2013, mas não foi selecionada. O pontapé para o projeto sair do papel veio mesmo aos 18 anos, ao entrar no curso de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
 
“No curso, tive a oportunidade de transformar a ideia num negócio de impacto social, numa startup”, conta Anna Luísa, referindo-se ao programa Inovapoli, incubadora (projeto para desenvolver empresas) da Ufba. 
 
Foi assim que nasceu a Safe Drinking Water for All (SWD), startup soteropolitana que criou uma alternativa para o tratamento de água.
 
A partir de agora, Anna Luísa e um time de 12 pessoas devem dar passos maiores. A SWD foi uma das quatro iniciativas selecionadas para participar da Aceleradora AMA – Inovação para Acesso à Água, programa lançado pela água mineral AMA, da Ambev, que destina 100% do lucro para projetos de acesso à água no semiárido.
 
Sócio-voluntário 
 
Além da startup soteropolitana, outros três negócios foram escolhidos: um brasileiro, um americano e um italiano. Ao todo, foram 72 inscritos entre setembro e novembro.
 
Por Correio

 

16/11
às 09:52
As inscrições para o Processo Seletivo 2018.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) terminam nesta quinta-feira (16). Os estudantes podem se inscrever até as 18 horas. Já o pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até o esta sexta-feira (17).
 
Neste Processo Seletivo os candidatos poderão escolher entre 25 opções de cursos. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2018. Ao todo, 921 vagas estão sendo oferecidas, sendo 50% reservadas para alunos egressos de escolas da Rede Pública (destas 80% são reservadas para os que se autodeclaram afro-descendentes) e 50 vagas para membros de comunidades indígenas ou quilombolas.
 
As inscrições estão sendo realizadas, exclusivamente, pela internet através do Portal da Uefs, na área “Serviços”, opção “Prosel/Vestibular”. Outra alternativa é acessar, diretamente, a home page da Coordenação de Seleção e Admissão (CSA) da Uefs.
 
Por De Olho na Cidade

 

15/11
às 04:23

A família do motoboy Rodrigo Lima Santos, de 34 anos, busca informações sobre o paradeiro dele, que está desaparecido desde o último dia 20 de outubro, em Feira de Santana.

Ele teria saído da casa onde mora, no Residencial Aviário III, para fazer uma corrida próximo ao viaduto do bairro Tomba e não foi mais visto. Rodrigo estava a bordo de uma motocicleta Honda Fan, cor preta, placa JRF 8760.

"Saiu de casa antes do horário que costuma sair pela manhã para trabalhar e, de lá pra cá, não tivemos mais notícias. Andava preocupado porque estava desempregado há seis anos e atuava clandestinamente como motoboy", contou a esposa da vítima, Vilma Rocha, em entrevista ao Jornal do Meio-Dia (Princesa FM 96,9).

Ainda segundo ela, Rodrigo não tinha envolvimento com drogas, nem passagem pela polícia onde o caso foi registrado.

Quem tiver informações sobre o paradeiro de Rodrigo Santos deve entrar em contato com a Polícia Militar pelo 190 ou através do telefone (75) 98866-0156.

Por De olho na cidade

 

15/11
às 04:16

Um acordo entre empresários e comerciários permite o funcionamento das lojas do centro de Feira de Santana nesta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República.

As lojas estão autorizadas a funcionar das 9h às 15h, mas a abertura é opcional.

De acordo com o acordo coletivo entre o setor patronal e os diretores do Sindicato dos Comerciários, os empregados que trabalharem no feriado deverão receber uma bonificação de R$ 60, em empresas com até 20 funcionários, e R$ 65, em lojas com mais de 20 funcionários.

Já o Shopping Boulevard, terá as lojas abertas das 14 às 21h. Já a praça de alimentação vai funcionar das 12 às 21h.

Por De olho na cidade

 

15/11
às 04:14

Durante transmissão de um programa via facebook o governador da Bahia,  Rui Costa confirmou a publicação do edital do concurso da Polícia Civil ainda este ano. Serão 880 vagas para investigador de polícia, 82 para delegado e 38 para escrivão. O edital de abertura para inscrição dos candidatos no certame está previsto para ser lançado na primeira quinzena de dezembro deste ano.

“Me reuni nesta semana com o secretário da Segurança Pública, com o secretário da Administração do Estado e também com o secretário da Fazenda, e nós batemos o martelo, e o concurso público será realizado com mil vagas para a Polícia Civil, entre agentes policiais civis e delegados”, afirmou o governador.

O Governador do Estado autorizou a realização de concurso público para contratação de mil novos policiais civis, atendendo a resolução número 433/2017, expedida pelo Conselho de Política de Recursos Humanos (Cope) 

O Cope é um colegiado consultivo e de supervisão que tem por finalidade estabelecer diretrizes e normas relativas à política de recursos humanos do Estado. O conselho é presidido pelo secretário da administração e composto por outros três secretários de estado, além do procurador geral e pelo superintendente de Recursos Humanos do Estado.

A Polícia Civil solicitou a abertura do concurso para delegados, investigadores e escrivães em função da aposentadoria, exonerações e falecimento de policiais.  O pedido passou por análise da Secretaria da Administração quanto ao número de vagas disponível nas carreiras e pela avaliação da Diretoria de Planejamento Orçamentário, para verificar a disponibilidade orçamentária e financeira. Os estudos foram encaminhados ao Cope para subsidiar a decisão dos conselheiros. O Governador autorizou a realização do concurso, homologando a resolução do Cope.

Nomeação

 A previsão para o ingresso dos novos policiais civis na corporação é em julho de 2018. Antes de serem convocados os candidatos vão fazer provas objetivas e discursivas. Depois precisam passar por exames médicos e teste de aptidão física, fases que também são eliminatórias. Serão submetidos também a exames psicotécnicos e passarão por investigação social.

Em junho deste ano, aconteceu o maior concurso da história da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com cerca de 140 mil candidatos para 2.750 vagas (2 mil para PM e 750 para Bombeiros).  Ainda em 2017, ocorreu também o concurso para oficiais, sendo 60 da PM e 30 do Corpo de Bombeiros.

O governo também aumentou o valor pago aos policiais pelo Prêmio por Desempenho Policial (PDP), concedido àqueles que atingirem as metas de redução de criminalidade nas suas áreas de atuação.  Além do aumento no valor, o governo passou a conceder a premiação duas vezes ao ano a conceder para um número maior de policiais.

Por Correio

 

14/11
às 04:11

A Itália não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo pela primeira vez em 60 anos depois de empatar por 0 x 0 com a Suécia, que garantiu nesta segunda-feira uma vaga na Rússia por ter vencido em casa por 1 x 0.

A Suécia sobreviveu a uma série de ataques da seleção italiana no jogo de volta da repescagem europeia, em uma noite de tensão e drama em um estádio San Siro descrente.

A tetracampeã Itália, que não ficava fora de uma Copa do Mundo desde o torneio de 1958 na Suécia, deixou os visitantes em seu próprio campo durante a maior parte do jogo e criou várias chances, mas não conseguiu superar Robin Olsen para marcar seu gol.

Os anfitriões, que tiveram 75% de posse de bola, fizeram disparos para fora, outros pararam em Olsen e também reclamaram de um pênalti ao pressionarem desesperadamente por um gol.

"Não tínhamos mais armas. Tivemos que aguardar e esperar que pudéssemos aguentar", disse o técnico da Suécia, Jan Andersson. "Nós não poderíamos fazer de outra forma, eles têm muita qualidade."

O mais próximo que a Itália chegou de marcar foi numa tentativa de Ciro Immobile que foi parcialmente defendida por Olsen e posteriormente afastasa por Victor Lindelof.

Os jogadores italianos desabaram no campo em desespero no apito final e até mesmo veteranos como Giorgio Chiellini estavam inconsoláveis. O apoio da torcida durante o jogo rapidamente se transformou em hostilidade, e vaias foram ouvidas pelo estádio.

Por Agência Brasil

 

09/11
às 03:50

Gal Costa, Alcione, Fagner e Joana estão entre as principais atrações do Natal Encantado 2017, que acontece entre os dias 17 e 22 de dezembro, na Praça Padre Ovídio, em Feira de Santana. A grade de atrações foi apresentada na tarde desta quarta-feira (8) em coletiva de imprensa no Paço Municipal Maria Quitéria. 

A banda 14BIS e o cantor Wanderley Cardoso também estão entre as atrações. 

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, este ano foram investidos cerca R$ 600 mil reais no evento. Também farão parte do Natal Encantado artistas locais e regionais, além de alunos do Projeto Música na Escola, Osquestra Princesa do Sertão, Coral do Centro de Cultura Maestro Miro e os vencedores dos festivais Vozes da Terra e gospel de Feira de Santana. 

O prefeito José Ronaldo ressaltou a importância de grandes nomes da música brasileira nesta edição. "Gal Costa tem um peso muito grande, 14BIS a mesma coisa e por ai vai. Então eu acho que é muito importante trazer esses nomes para a cidade. O investimento foi um pouco maior do que o ano passado, nós reduzimos um pouco em outros eventos, mas fizemos questão de aumentar o nosso investimento no Natal Encantado em 2017", pontuou.

Por De olho na cidade

 

09/11
às 03:46

Uma partida para consolidar o grande momento que o Bahia vive na Série A. Mesmo tendo saído perdendo, o tricolor teve força para empatar e virar diante do Avaí na Ressacada. Marquinhos abriu o placar para o time mandante, mas Edigar Junio, duas vezes, garantiu o triunfo tricolor por 2x1, na noite desta quarta (8). Agora com 45 pontos, já é permitido ao Bahia só olhar pra cima. 

O jogo começou numa velocidade acima do normal, que se manteve durante boa parte do primeiro tempo. Os donos da casa ditaram o ritmo e chegaram com perigo por três vezes. Na primeira, Thiago Martins recuou mal, Junior Dutra se antecipou, invadiu a área e chutou cruzado, mas Jean pegou firme e não deu rebote. 

O atacante catarinense seria também o protagonista dos dois lances seguintes. Após boa troca de passes, ele recebeu na direita e chutou cruzado, mas Eduardo cortou. Em seguida, Dutra recebeu novamente dentro da área, girou para cima de Thiago Martins e finalizou para outra boa defesa de Jean. Tudo isso aconteceu em apenas cinco minutos. 

Se nas vezes em que havia sido exigido Jean mostrara estar ligado no jogo, aos 16 minutos o camisa 1 cometeu uma falha que foi fatal. O experiente meia Marquinhos cobrou falta, a bola passou no meio da barreira e quicou na frente do goleiro tricolor, que aceitou. Avaí 1x0. 

O Bahia fazia uma partida muito ruim, com erros de posicionamento, encontrando dificuldades para  impor seu jogo. Aos 32 minutos, no entanto, a bola parada, sempre a melhor alternativa quando uma equipe não está num bom momento dentro do jogo, mostrou mais uma vez a sua eficiência. Juninho cobrou falta forte, por fora da barreira, a bola bateu nas duas traves e, após Renê tentar na primeira vez, Edigar Junio apareceu para fuzilar o goleiro Douglas e empatar. Foi o oitavo gol do artilheiro tricolor na Série A, o 11º na temporada. 

O tricolor voltou do intervalo sem mudanças, mas com uma postura completamente diferente. Com mais posse de bola, a equipe dominou completamente o Avaí no início da segunda etapa. Logo aos seis minutos, Juninho cobrou falta na área, Edigar Junio cabeceou e Douglas fez linda defesa de mão trocada. Um minuto depois, após bate-rebate na área, Edigar ajeitou para Zé Rafael chutar fraco. 

Aos 12, Thiago Martins saiu desde a defesa com a bola dominada, cruzou o gramado e deu linda assistência para Mendoza. O colombiano driblou o marcador e chutou de esquerda, mas Douglas foi arrojado e fez grande defesa. A resposta do Avaí veio com Marquinhos, que entrou na área livre e quando tentou driblar Jean, foi desarmado pelo goleiro tricolor.  

De tanto insistir, o Bahia conseguiu a virada. Em jogada muito bem trabalhada pelo trio Mendoza, Allione e Edigar, o argentino deixou o camisa 11 na boa só para empurrar para o gol. Foi o 9º dele na Série A, o 12º no ano. Allione chegou a sua 6ª assistência no campeonato, a 11ª em 2017. 

A partir daí, Carpegiani colocou Feijão e Matheus Sales em campo para segurar o placar e garantir o primeiro triunfo fora de casa sob o comando do treinador. 

Por Correio

 

09/11
às 03:45

Enfim, acabou. “Ooooo, o Barradão voltou!” era o grito que ecoava nas arquibancadas do Manoel Barradas após o Vitória bater o Palmeiras, nesta quarta (8), por 3x1. Depois de 10 jogos, três meses, o Leão voltou a vencer em sua casa. De quebra, chegou a 38 pontos e deixou a zona de rebaixamento da Série A.

O jogo começou a mil. Aos 3, Fernando Prass disputou com Trellez e afastou mal. A bola sobrou pra Patric, que finalizou forte, mas o chute passou ao lado da trave direita palmeirense. Na segunda oportunidade do lateral-direito, ele fez certinho. Aos 6, Patric recebeu pela direita e achou Tréllez. O colombiano fez bem a parede para Yago, que limpou o zagueiro e bateu sem chance para Prass.

O Palmeiras tentou reagir com Keno, que fez um Carnaval na defesa rubro-negro mas não conseguir nem passar e nem finalizar. No contra-ataque, sua principal arma, o Leão ampliou. Tréllez foi lançado, ganhou de Juninho no corpo, arrancou e bateu por baixo de Prass. Aos 14, Vitória 2x0 Palmeiras.

O alviverde foi pro tudo ou nada e, cinco minutos depois, diminuiu. Keno cruzou e Dudu, de cabeça, fez 2x1. Logo depois, Keno achou Erik, que bateu cruzado e quase empata. Fernando Miguel salvou.

Mas o ímpeto paulista diminuiu e, mais uma vez no contra-ataque, o Leão ampliou. David recebeu lançamento e tocou errado. A bola ricocheteou em dois palmeirenses e sobrou pra Yago bater na saída de Prass, fazendo o segundo dele e o terceiro do Vitória.

Por Correio

 


PAES, BISCOITOS, SALGADOS, CONFEITARIAS E MUITO MAIS, ENTREGA PARA EVENTOS E ANIVERSÁRIO. Av. Getúlio Vargas, 927 fone (75)2101-9920 Feira de Santana BA.