Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


20/09
às 03:08

O soldado da Polícia Militar Jarbas Colferai, 23 anos, foi preso por matar o atleta Matheus Garcia Vasconcelos Alves, 24, em São Vicente, São Paulo, na noite da segunda-feira (18). A investigação aponta que o crime foi motivado por ciúmes, já que o PM acreditava que a namorada estava mantendo um caso com Matheus.

Matheus foi baleado na nuca no meio da rua e morreu a caminho do hospital. Ele estava com um carregador de celular quando foi achado, mas o aparelho não estava no local, o que inicialmente levou a polícia a crer que se tratava de um latrocínio - roubo seguido de morte. Amigos do atleta informaram que o PM se passou pela namorada em conversas pelo Messenger do Facebook e atraiu o atleta para o local do crime, segundo o jornal A Tribuna. 

Por Correio

 

20/09
às 03:05

Cerca de 800 quilos de maconha foram apreendidos durante uma operação conjunta entre a Polícia Militar (Cipe Litoral Norte) e a Polícia Federal na madrugada desta terça (19) em Feira de Santana.

A droga foi localizada em uma carreta com placa de Conceição do Coité (BA) durante uma abordagem feita no posto da PRF na BR 116 sul em Feira de Santana. Ainda não há detalhes sobre a apreensão.

Há cerca de 15 dias, a PF de Feira de Santana aprendeu uma tonelada de maconha em outra operação. Já no mês passado, uma ação entre a PM e a PF também localizou pouco mais de duas toneladas da droga na região de Feira.

 
Por De Olho na Cidade

 

20/09
às 03:00

A Justiça Federal em Brasília aceitou nesta terça-feira (19) denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Gilberto Carvalho por corrupção passiva em um dos processos da Operação Zelotes. Com a decisão, proferida pelo juiz federal Vallisney de Oliveira, os acusados se tornam réus no processo.

De acordo com a denúncia, Lula, Carvalho e mais cinco investigados são acusados de beneficiar montadoras de veículos por meio da edição de medidas provisórias. As empresas automobilísticas teriam prometido R$ 6 milhões a Lula e Carvalho em troca de benefícios para o setor, afirmam os procuradores do caso.

“Diante de tal promessa, os agentes públicos, infringindo dever funcional, favoreceram as montadoras de veículos MMC [Mitsubishi] e Caoa ao editarem, em celeridade e procedimento atípicos, a Medida Provisória n° 471, em 23/11/2009, exatamente nos termos encomendados, franqueando aos corruptores, inclusive, conhecimento do texto dela antes de ser publicada e sequer numerada, depois de feitos os ajustes encomendados”, afirma o MPF.

Em nota divulgada à imprensa, o advogado Cristiano Zanin, representante de Lula, afirmou que o ex-presidente nunca solicitou, aceitou ou recebeu valores em contrapartida aos seus atos como presidente da República.

“A inocência do ex-presidente Lula deverá ser reconhecida também neste processo porque ele não praticou qualquer ilícito. A denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal não tem materialidade e deve ser compreendida no contexto de lawfare [guerra jurídica, em tradução livre] que vem sendo praticado contra Lula, usando de processos e procedimentos jurídicos para fins de perseguição política”, diz a nota.

 

 

Por Agência Brasil

 

20/09
às 02:57

Estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançado hoje (19), na Assembleia das Nações Unidas, estima que 152 milhões de crianças foram submetidas a trabalho infantil em 2016, sendo 64 milhões do gênero feminino e 88 milhões do masculino. Isso representa que uma em cada dez crianças de 5 a 7 anos foi explorada dessa forma em todo o mundo.

Cerca de 73 milhões, quase metade do total, exerciam o que a OIT considera trabalho perigoso, que são atividades que colocam em risco sua saúde, segurança e desenvolvimento moral, como ocorre na mineração e na construção civil. Entre estas pessoas, 38% das que têm de 5 a 14 anos e quase dois terços das que têm de 15 a 17 anos trabalham mais de 43 horas por semana.

Coordenador do programa de combate ao trabalho forçado da OIT no Brasil, Antonio Carlos Mello explica que os números devem ser ainda maiores, já que, por envolver atividades tipificadas como crimes em diversos países, é difícil obter dados exatos. “É um piso mínimo, pois toda pesquisa estatística, para ser fidedigna, tem que ser conservadora”, acrescenta.

A pesquisa Estimativas Globais de Trabalho Infantil: resultados e tendências 2012-2016 aponta que o maior contingente de crianças exploradas está na África (72,1 milhões), depois na área da Ásia e do Pacífico (62 milhões), das Américas (10,7 milhões), da Europa e da Ásia Central (5,5 milhões) e dos Estados Árabes (1,2 milhões). Os ramos que mais exploram mão de obra infantil em âmbito global são agricultura (70,9% dos casos), serviços (17,1%) e indústrias em geral (11,9%).

No caso das Américas, esses percentuais alcançam 51,5% na agricultura, 35,3% nos serviços e 13,2% nas indústrias. O setor de serviços ocupa, portanto, fatia maior do que ocorre nos países em geral, chegando a utilizar proporcionalmente mais de uma em cada três crianças que trabalham. Embora a OIT reconheça o avanço no combate a esse tipo de violação na região, destaca que ele “não foi compartilhado igualmente entre países ou dentro deles; grupos significativos, incluindo crianças indígenas, foram deixados para trás”, conforme o texto da pesquisa.

 
Por Agência Brasil

 

19/09
às 03:22

Uma empresa que administra duas grandes redes de lojas realiza seleção de emprego, durante o mês de setembro, com 43 vagas na Bahia para vendedores da categoria de móveis.

 De acordo com a empresa, as oportunidades são para profissionais que irão reforçar o time de vendas durante a Black Friday, que acontecerá no dia 24 de novembro. No entanto, de acordo com a empresa, as contratações são em caráter definitivo. 

Os candidatos devem ter experiência com vendas e pós-vendas, não obrigatoriamente na categoria de móveis, além de dominar pacote office básico e ter ensino médio completo. 

Além de salário comissionado, os colaboradores efetivados também terão como benefícios os vales transporte e alimentação, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), convênios médico e odontológico, seguro de vida e parcerias educacionais com algumas universidades que garantem descontos nas mensalidades de cursos superiores ou de pós-graduação.

Para participar, os interessados devem acessar o site https://viavarejoviavarejocdt.elancers.net/frames/gpa/viavarejo/viavarejo/frame_geral.asp, clicar em “Cadastre-se” e preencher os campos com os dados pessoais.

 

Por G1 Bahia

 

19/09
às 03:20

A Polícia Federal descobriu fraudes em 14 concursos públicos nacionais aplicados pela Fundação Carlos Chagas. Segundo a Operação Afronta II, que encontrou as irregularidades, 47 candidatos se beneficiaram de escutas eletrônicas no momento de realizar as provas. De acordo com a PF, alguns desse candidatos já foram habilitados e empossados nos cargos para os quais concorreram.

Nesta segunda-feira(18), a PF cumpriu dois mandados de prisão temporária, quatro mandados de condução coercitiva e dez mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo, nas cidades de Campinas (SP) e Maceió. Os demais candidatos foram intimados para prestar esclarecimentos.

Em outubro do ano passado, a PF deflagrou a primeira etapa da operação, em Sorocaba (SP), para apurar uma fraude no concurso público do Tribunal Regional Federal da 3ª Região para os cargos de técnico e analista judiciário.

Na ocasião, foram indiciados nove membros da organização criminosa: o líder do grupo, o técnico responsável pelos equipamentos eletrônicos, quatro pessoas que desviavam as provas, e três que corrigiam as questões desviadas. Foram indiciados ainda doze candidatos que receberam as questões por meio de equipamentos de ponto eletrônico, e duas pessoas que também tiveram participação na fraude, embora não fossem membros da organização.

A Polícia Federal solicitou à Fundação Carlos Chagas informações acerca de outros certames que os indivíduos responsáveis por desviar as provas haviam se inscrito. Pediu ainda que a fundação fornecesse os gabaritos de respostas de todos os candidatos destes concursos suspeitos.

Os gabaritos foram então encaminhados à perícia, que constatou que a fraude havia sido consumada em 14 certames e que 47 candidatos haviam participado do crime. O sistema também encontrou indícios de cópia de respostas entre candidatos, comumente conhecida como “cola”, em outros 24 certames.

Os candidatos serão indiciados pelo crime de fraudes em certames de interesse público, cuja pena varia de um a quatro anos de reclusão, e pelo crime de

associação criminosa, cuja pena varia de um a três anos de reclusão.

A Fundação Carlos Chagas foi procurada pela reportagem, mas ainda não se manifestou.

Por Agencia Brasil

 

19/09
às 03:18

Na manhã desta segunda-feira (18), o governador Rui Costa (PT) inaugurou o viaduto que liga a Avenida Nóide Cerqueira à BR 324 em Feira de Santana. A obra vai ajudar a desafogar o Anel de Contorno de Feira, sendo uma alternativa rápida para quem vai seguir para a capital baiana.

A inauguração contou com a presença de deputados estaduais, federais, vereadores e prefeitos da região.

"A Avenida Nóide Cerqueira foi uma obra que abriu um novo vetor de desenvolvimento e geração de emprego. Isso significa mais construção civil e mais oportunidades para o povo. Esse viaduto, de R$ 12 milhões, completa a grande obra que foi a avenida”, explicou o governador.

Além da inauguração do viaduto, Rui Costa entregou 52 tratores a prefeitos de diversos municípios do interior baiano. A solenidade aconteceu no Parque de Exposições João Martins da Silva, onde Rui também assinou convênios no âmbito do programa Bahia Produtiva para prestação de serviço de captação, beneficiamento e distribuição de leite do Programa PAA Leite.

Outra ação do governador foi a assinatura de convênios de cooperação entre o estado e os municípios da região com a Embasa e Agersa para gestão associada do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário e apoio da Embasa à elaboração dos planos municipais de saneamento básico. 

Investimentos em saúde

Durante a visita a Feira de Santana, Rui Costa também autorizou a reforma de setores do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), incluindo a emergência. As intervenções vão criar 160 novos leitos.

“Vamos ampliar o número de leitos, inclusive de UTI’s, e a oferta de cirurgias no HGCA, além de dar mais conforto às mães nos partos que serão feitos no Hospital da Criança [HEC]”, disse Rui Costa, citando que entre as intervenções no HGCA está a transferência do setor materno-infantil para o HEC.

A previsão é que a maternidade do HEC seja inaugurada no próximo mês de outubro.

 
Por De Olho na Cidade

 

19/09
às 03:17

Um arrastão a um ônibus escolar terminou com uma estudante agredida na noite da última sexta-feira (15) na BR-116 Norte, próximo ao distrito da Matinha, em Feira de Santana.

Dois homens armados interceptaram o ônibus de prefixo C-45 na chegada ao distrito, que levava para casa cerca de 20 estudantes do Colégio Estadual Agostinho Fróes da Mota. Todos foram saqueados, inclusive o motorista.

Uma estudante de 22 anos, que preferiu não se identificar, contou em entrevista ao De Olho na Cidade (Sociedade de Feira 970 AM) que além de ter o celular roubado, foi agredida com socos e pontapés pelos bandidos. Depois de roubar os aparelhos, os criminosos fugiram. O caso foi registrado no Plantão Central do Complexo de Delegacias no bairro Sobradinho.

Por De Olho na Cidade

 

19/09
às 03:10

O polêmico gol de Jô marcado com o braço na vitória do Corinthians sobre o Vasco neste domingo (17), ganhou enorme repercussão e fez a CBF tomar uma atitude imediata. Na tarde de segunda (18), o chefe da Comissão Nacional de Arbitragem, coronel Marcos Marinho, anunciou que o Campeonato Brasileiro terá árbitro de vídeo a partir da próxima rodada.

De acordo com Marinho, a decisão partiu diretamente do presidente da entidade, Marco Polo Del Nero. "A decisão foi comunicada pelo presidente a nós, e vamos implementar na rodada do final de semana", disse o chefe da comissão de arbitragem ao GloboEsporte.com.

Nesta terça-feira, uma reunião será realizada na sede da CBF para decidir os detalhes da operação. No encontro, a cúpula do órgão deve discutir também se a tecnologia será usada em outras competições.

Por Correio

 

14/09
às 08:47
 
Com a 'aposentadoria' do coronel Adelmário Evangelista Xavier, que vai para a reserva remunerada da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), o Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL) terá um novo titular nos próximos dias. A expectativa é que o substituto seja anunciado oficialmente nesta sexta-feira (15).
 
Sem revelar nomes que 'concorrem' à sucessão de Adelmário, o comandante-geral da PM na Bahia, coronel Anselmo Brandão, rasgou elegios para aquele que é considerado favorito para assumir o cargo. 
 
"Reúne todas as condições para esta função!", afirmou Brandão, em entrevista ao De Olho na Cidade (Sociedade de Feira 970), referindo-se ao coronel Luziel Andrade, ex-comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Santo Antônio de Jesus, atualmente lotado em Salvador.
 
Quanto a saída de Adelmário do CPRL, o coronel Anselmo Brandão limitou-se à dizer que "fica triste em perdê-lo neste momento", mas assegurou que o colega de farda "não ficará órfão". 
 
Despedida
 
Em cerimônia marcada por emoção, homenagens e digna de honras militares, amigos e autoridades se despediram do coronel Adelmário Xavier na manhã de ontem (13), na área cívica do 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC). Ao menos, 18 coronéis participaram da solenidade, mostrando prestígio de Xavier junto à instituição.
 
Por De Olho na Cidade

 


PAES, BISCOITOS, SALGADOS, CONFEITARIAS E MUITO MAIS, ENTREGA PARA EVENTOS E ANIVERSÁRIO. Av. Getúlio Vargas, 927 fone (75)2101-9920 Feira de Santana BA.