Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


18/04
às 09:29
O prefeito José Ronaldo de Carvalho sancionou o Projeto de Lei 008/2017, aprovado por unanimidade pela  Câmara Municipal de Feira de Santana, que rege sobre os vencimentos dos professores, especialistas em educação e secretários escolares da Rede Municipal de Ensino. A proposta é de autoria do Poder Executivo. O decreto será publicado no Diário Oficial Eletrônico nesta terça-feira, 18. 
 
De acordo com a matéria, a categoria terá acrescentada aos vencimentos do mês de dezembro de 2016 o percentual de 7,64%, dividido em duas etapas; aos vencimentos do mês de abril de 2017 será acrescido o percentual de 3,82%, retroativo a 1º de janeiro; e no mês de julho, será acrescido o percentual restante, também de 3,82%.
 
Ainda segundo a redação do PL, os aposentados e pensionistas terão direito aos mesmos percentuais e condições estabelecidas para os que estão na ativa. As despesas decorrentes desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.
 
O líder do Governo na Casa, vereador José Carneiro (PSDB), afirmou que o projeto atende às reivindicações dos professores e funcionários da educação e foi um dos pontos de pauta da negociação entre a categoria e o Governo Municipal. “Queria ter a alegria de ver um projeto dessa natureza ser votado e aprovado na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para os servidores públicos estaduais”, disse.  
 
Por De Olho na Cidade

 

17/04
às 12:48

 O número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada nesta segunda-feira (17) pelo Ministério da Saúde, revela ainda que as mulheres registram mais diagnósticos da doença – o grupo passou de 6,3% para 9,9% no período, contra índices de 4,6% e 7,8% registrados entre os homens.

Segundo o estudo, o Rio de Janeiro é a capital brasileira com a maior prevalência de diagnóstico médico de diabetes, com 10,4 casos para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Natal e Belo Horizonte (ambos com 10,1), São Paulo (10), Vitória (9,7), Recife e Curitiba (ambos com 9,6). Já Boa Vista é a capital brasileira com a menor prevalência de diagnóstico da doença, com 5,3 casos para cada 100 mil habitantes.

O levantamento revela que, no Brasil, o indicador de diabetes aumenta com a idade e é quase três vezes maior entre os que têm menor escolaridade. Nas pessoas com idade entre 18 e 24 anos, por exemplo, o índice é de 0,9%. Já entre brasileiros de 35 a 44 anos, o índice é de 5,2% e, entre os com idade de 55 a 64 anos, o número chega a 19,6%. O maior registro, entretanto, é na população com 65 anos ou mais, que apresenta índice de 27,2%.

Por Correio

 

17/04
às 12:29
Um bingo beneficente realizado na tarde deste domingo (16), em Feira de Santana, acabou em confusão. O bingo estava sendo realizado em um campo de futebol no bairro São João e, segundo participantes, ao chegar no terceiro prêmio, um veículo Grand Siena, as pessoas desconfiaram de uma fraude, já que o ganhador se identificou como morador do conjunto Feira VII, porém não sabia dizer nem o nome da rua e nem um ponto de referência.
 
“No terceiro prêmio, um cidadão falou que morava no Feira VII, só que tinham vários moradores do conjunto, que afirmaram que ele não morava lá. As pessoas chamaram o suposto ganhador e perguntaram o nome da rua e os pontos de localização, mas ele não sabia nada. O pessoal segurou ele e o ameaçaram, então ele abriu o jogo e disse que na verdade morava em Serrinha e que os organizadores do bingo pagaram a ele para marcar a cartela e dizer que ele era o ganhador”, relatou um participante, que não quis se identificar.
 
Revoltados com a situação, algumas pessoas começaram a jogar pedras nos carros e depois colocaram fogo em uma Frontier, uma S 10 e em um Grand Siena. Cinco veículos faziam parte da premiação do bingo, sendo três carros e duas motocicletas, além de uma premiação em dinheiro de 2 mil reais.
 
Outro participante, que também não quis revelar o nome, contou que o suposto ganhador conversou com ele e disse que veio de Paulo Afonso dirigindo o Grand Siena e voltaria para a cidade com o veículo. Segundo ele, o suposto ganhador revelou que todas as pessoas ganhadoras dos carros já vieram com as cartelas batidas, porém na hora da confusão os outros saíram correndo.
 
O funcionário público João Batista também estava no bingo e foi à delegacia prestar queixa. Ele comprou três cartelas e contou o momento em que desconfiou de uma possível fraude.
 
“O ganhador do Siena desceu do carro de som sem a cartela. Eu o segui e perguntei se ele realmente morava no Feira VII, ele se atrapalhou e disse que morava em Serrinha, começou a gerar uma aglomeração e ele confessou que o pessoal do bingo pagou 200 reais para ele se passar por ganhador”, relatou.
 
Cerca de 15 pessoas que compraram as cartelas do bingo foram à delegacia prestar queixa.
 
Wanderson Walter Danilo Lima, de 27 anos, é o homem que veio dirigindo o Siena e que se passou pelo ganhador do prêmio. Ele foi levado para a delegacia e afirmou ao Acorda Cidade que realmente aconteceu a fraude. Wanderson disse que é morador de Paulo Afonso, mas que a reunião para combinar o que ele e outras pessoas deveriam fazer no bingo foi realizada em uma pousada na cidade de Serrinha.
 
“Eles foram na cidade, escolheram um pessoal e ofereceram um dinheiro pra gente vir. Foram 200 reais. No meu caso, era pra eu trazer o carro Siena. Eu já vim sabendo que traria o carro e voltaria com ele, já vim com a cartela de ganhador e eu tinha que dizer que era morador do conjunto Feira VII. O pessoal desconfiou, não tive como sair de lá e abri o jogo”, afirmou.
 
Segundo Wanderson, todas as pessoas dos carros já eram contratadas para dizer que eram ganhadores. Apenas o prêmio em dinheiro e as motos, seriam de fato sorteados no bingo. Ele informou ainda que um homem de Paulo Afonso que o contratou. “Essa é a primeira vez que fiz isso. Sou eletricista e estou arrependido”, disse.
 
O 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Feira de Santana foi acionado e extinguiu as chamas dos veículos com uma equipe de cinco profissionais e contou com o apoio de cinco viaturas da Polícia Militar.
 
Por Acorda Cidade

 

17/04
às 09:37
Próxima parada da Unidade Móvel do SineBahia, o município de Feira de Santana recebe os serviços do projeto nesta terça-feira (18). O atendimento será na Praça do Transbordo, no bairro de Cidade Nova, das 6h às 14h.
 
Serão 300 senhas distribuídas para o serviço de Intermediação de Mão de Obra (IMO), com cadastro e encaminhamento para seleção de emprego e outras 40 para emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os interessados devem portar RG, CPF, comprovante de residência, de escolaridade e Carteira de Trabalho.
 
Para os que pretendem solicitar a segunda via da CTPS, é necessário apresentar também um boletim de ocorrência com o número da carteira. 
 
O projeto do governo do Estado contará com palestras sobre temas voltados para empregabilidade e empreendedorismo no período da manhã.
 
Por Bahia Notícias

 

16/04
às 22:21
Na cabeça do torcedor parecia uma eternidade, mas foram só 16 dias sem Hernane brocar. Jejum que acabou neste domingo (16), sobre o Fluminense de Feira, no Joia da Princesa.
 
Mas não foi só ele. O Esquadrão como um todo respondeu à desconfiança da torcida após o a derrota no Ba-Vi do último domingo com uma penca de gols: 3 a 0 sobre o Touro do Sertão, ficando a um passo da final do Campeonato Baiano.
 
Tudo bem que a defesa do Flu de Feira, desastrada, ajudou muito, mas os atacantes do tricolor sobraram. E o destaque vai para o camisa 9 porque foi ele quem abriu a porteira aos 32 minutos do 1º tempo.
 
Por Correio

 

15/04
às 07:13

Na noite deste sábado (14) por volta das 20hs uma moto 300, branca, foi tomada de assalto nas proximidades do bar de Raimundo Bispo no Pau Seco em Humildes. Os bandidos fugiram sem deixar pista.

A vítima de imediato prestou queixa na Delegacia do Distrito.

Por Humildes Notícias

 

14/04
às 02:31

E o público conheceu a vencedora do 'BBB 17' na noite desta quinta-feira (13). Com 58% dos votos, Emilly conseguiu conquistar o prêmio de R$ 1,5 milhão, após uma disputa acirrada com a ex-rival Vivian, que ficou com 41% dos votos. Em terceiro lugar, Ieda teve apenas 1%.

Emilly ficou sem acreditar com a vitória e correu para os braços do pai, da irmã gêmea Mayla e os amigos que aguardavam ansiosos a sua saída da casa mais vigiada do Brasil. "Poder dar uma estabilidade pra minha família... Tenho muita gratidão ao Brasil por tudo que vocês vem fazendo por mim. Obrigada", disse ela minutos antes de deixar o confinamento.

Discurso

Antes de revelar a vencedora do programa, Tiago Leifet definiu o jogo da jovem: "Vou fazer referência nerd: X-men. X-men tem o poder todo e não sabe usar. Ele é tão forte que não sabe e esse poder pode destruir tudo aqui fora. E você tem algo especial, mas que é algo muito poderoso e que incomoda muita gente. Você tem uma garra, um foco, uma raça... Você mostrou tudo e a gente conheceu quem a Emilly é. Se você ganhar, vai ser a vitória do coração".

Conquista

A conquista de Emilly ao prêmio, depois de um jogo envolvida em polêmicas e discussões, ficou mais forte nos últimos dias, após a gaúcha se deparar em um relacionamento conturbado com Marcos - o médico é suspeito de ter agredido a namorada durante uma festa no último fim de semana.

Com direito a gritos, apertos nos braços e nas mãos e até sendo encurralada na cozinha da casa, a moça viu o cirurgião ser eliminado do programa. Ainda sem entender, aceitar e até se sentindo culpada pela situação, Emilly encontrou apoio em Vivian e Ieda, mas principalmente de boa parte do público que se comoveu com sua história.

Na enquete do iBahia, no entanto, Vivian levou a melhor na disputa contra Ieda e Emilly, conquistando 59% dos internautas que participaram da enquete. 

Por Ibahia

 

14/04
às 02:24
Acorda Cidade

Um motorista ficou ferido e o filho dele morreu após um acidente na BR-101, próximo ao viaduto da BR-324, na região de Feira de Santana. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta em que os dois estavam tombou e eles ficaram presos às ferragens. O veículo transportava carga de óleo diesel.

Pai e filho, cujos nomes não foram divulgados, foram retirados pelo Corpo de Bombeiros. O pai foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade, e o filho morreu no local do acidente.

Por conta do óleo espalhado, a pista foi lavada, e para prevenir ignição de chamas a equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local com uma viatura de combate a incêndio.

 
Por Acorda Cidade

 

14/04
às 02:20

Bruno não vem tendo uma vida fácil em sua volta aos gramados, após seis anos preso acusado por assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio. O goleiro até que fez uma boa atuação no empate por 0 a 0 diante do Patrocinense, na última quarta-feira, pelo Módulo II do Campeonato Mineiro, mas acabou sendo alvo de uma barra de ferro, atirada por um torcedor de dentro do estádio Júlio Aguiar, na cidade de Patrocínio (MG).

O fato ocorreu aos 18 minutos do primeiro tempo durante uma discussão entre Bruno e alguns jogadores da equipe de Patrocinense. O goleiro do Boa, inclusive, entregou a barra de ferro para o árbitro Emerson de Almeida Ferreira, que relatou na súmula o ocorrido. “Informo que aos 18 minutos do primeiro tempo quando o jogo se encontrava paralisado, o goleiro da equipe do Boa Esporte Clube sr. Bruno Fernandes das Dores de Souza, me apresentou um vergalhão de ferro de aproximadamente 30cm dizendo que o mesmo havia sido arremessado dentro do campo de jogo por torcedores da equipe do Clube Atlético Patrocinense que se encontravam atrás de sua meta (fato este que não foi observado por nenhum membro da equipe de arbitragem, representante e delegado da partida que se encontravam em campo de jogo)”, disse a súmula do árbitro.

Segundo a diretoria do Patrocinense, o responsável por atirar a barra de ferro foi identificado e retirado do estádio ainda durante a partida, o que não deve gerar punição ao time mandante que aparece na terceira colocação do Módulo II com quatro pontos, mesma pontuação do vice-líder Uberaba. O Boa tem dois.

Com Bruno novamente entre os titulares, o Boa volta a campo neste sábado, às 17h30, contra o Betinense, de Betim (MG), no estádio Dilzon Melo, em Varginha, pela terceira rodada do Hexagonal Final da segunda divisão mineira. 

Por Correio

 

14/04
às 02:17

O tropeço veio quando não podia. Nesta quinta-feira (13), no Barradão, o Vitória perdeu sua invencibilidade de 18 jogos após ser derrotado por 2x0 pelo Paraná, pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil. Com o resultado, o time paranaense pode até perder no jogo de volta, em Curitiba, na próxima quarta-feira (19), às 19h30. Agora, para se classificar às oitavas de final, o Leão precisa vencer por três gols de diferença ou por dois gols, caso o placar seja de 3x1 em diante.

Um primeiro tempo com a cara da Copa do Brasil. Competitivo, mas cheio de cautela. Em uma competição onde um único gol pode jogar um sonho por água abaixo, todo cuidado, de fato, era pouco.

O rubro-negro começou o duelo com certo domínio. Porém, a primeira chance de perigo demorou 15 minutos para aparecer. Willian Farias aproveitou uma sobra de bola e, de fora da área, mandou uma bomba que passou perto do gol de Léo. No lance seguinte, David chegou à linha de fundo em jogada pela direita e cruzou no segundo pau para Cleiton Xavier, que ajeitou e tocou no meio da pequena área. André Lima recebeu e cabeceou, mas a bola foi para fora. 

Aos 22, mais Vitória. Cleiton Xavier recebeu passe de David na ponta direita e tentou chutar para o gol, mas Léo defendeu com facilidade.

A máxima do futebol prevaleceu. Quem não faz, leva. O Paraná começou a amadurecer seu gol e ensaiou furar o bloqueio em jogadas de Leandro Vilela e com Renatinho - decorem esse nome -, que arriscaram de longe. 

No último minuto do primeiro tempo, aos 48, Renatinho cobrou escanteio na área e Airton, meio de voadora, mandou a bola para o fundo do gol e fez 1x0. O time do técnico Argel Fucks não sofria gols no Barradão há seis jogos.

Na volta, os dois times tiveram uma caída. Com um Paraná mais recuado, o Vitória encontrou dificuldade de criar jogadas ofensivas, mas chegou com perigo aos oito minutos. Cleiton Xavier tocou para David em contra-ataque e o atacante chutou de perna esquerda, porém a bola passou por cima do gol de Léo. 

Foi sofrido e suado, mas o impressionante fôlego de David ainda dava esperança ao rubro-negro. Aos 33, o atacante pegou uma sobra de fora da área, cortou o marcador e mandou uma bomba para o gol, a bola desviou em Eduardo Brock e quase entrou. 

O Leão foi aguerrido e tentou até o final, mas a dupla de zaga paranaense trabalhou certo. E novamente, quem não fez, levou. Aos 43 minutos, o Paraná arrancou um contra-ataque, Diego Tavares recebeu na entrada da área, driblou Euller e bateu cruzado. Guilherme Biteco, livre, só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol e sacramentar o placar final: 2x0. 

Maratona

O Vitória terá uma sequência de cinco jogos decisivos. O próximo já é neste domingo, contra o Vitória da Conquista, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Baiano. O duelo será no estádio Lomanto Júnior. Em seguida, o Leão faz o jogo de volta da Copa do Brasil diante do Paraná, enfrenta novamente o Conquista e encara os dois jogos da semifinal da Copa do Nordeste contra o rival Bahia, nos dia 27 e 30.

Por Correio

 


PAES, BISCOITOS, SALGADOS, CONFEITARIAS E MUITO MAIS, ENTREGA PARA EVENTOS E ANIVERSÁRIO. Av. Getúlio Vargas, 927 fone (75)2101-9920 Feira de Santana BA.