Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


29/07
às 23:39
Agência Brasil

Agência Brasil - Um estudo de pesquisadores do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP), pode ajudar na elaboração de medicamentos mais eficazes - e com menos efeitos colaterais - para o controle de dores decorrentes de inflamações.

Um artigo sobre a pesquisa, assinado pelos professores Sergio Henrique Ferreira e Thiago Mattar Cunha, pelo pós-doutor Guilherme Rabelo e pelo pós-graduando Jhimmy Talbot, todos do Departamento de Farmacologia da faculdade, foi publicado em junho na revista científica Proceedings of the National Academy of Science, dos Estados Unidos.

 Segundo o professor do Departamento de Farmacologia, Thiago Mattar Cunha, os pesquisadores trabalham há mais de 20 anos para tentar entender a gênese da dor, principalmente no caso de origem inflamatória. “Nossa ideia é que, se conseguirmos entender como a dor aparece e o que está por trás do surgimento da dor inflamatória, a gente possa, baseado nesse conhecimento, desenvolver um novo medicamento”, disse Cunha à Agência Brasil.

No estudo, os pesquisadores descobriram que uma proteína, chamada de fractalcina, está envolvida na ativação das dores crônicas de origem inflamatória. Se os receptores da proteína forem bloqueados, acreditam os pesquisadores, as dores inflamatórias, tais como as que ocorrem na artrite reumatoide, poderão ser controladas.

Em experiência com animais, os pesquisadores observaram que existe um tipo celular, chamado de células satélites, que estabelecem o último contato com os neurônios que transmitem a dor. “Nós demonstramos que estas células, que estão envoltas no corpo desse neurônio e que não tinham uma função patológica conhecida, são fundamentais para esse processo de dor inflamatória”, explicou.

Além da descoberta da importância das células satélites no mecanismo da dor, os pesquisadores conseguiram, segundo ele, demonstrar como elas são ativadas e quem é a responsável por essa ativação: a fractalcina. “Essa proteína, a fractalcina, é liberada durante o processo inflamatório e ativa essa célula satélite. Existe um local específico onde essa fractalcina atua, que chamamos de receptor. A ideia então é desenvolver um fármaco ou uma molécula que bloqueie esse receptor e que impeça que a fractalcina se ligue a esse receptor e ative a célula satélite”.

 


 

 

 

 
Por Acorda Cidade

 

29/07
às 23:35
Roberta Costa/Acorda Cidade

O odontólogo, José Carlos Pitangueira, assumiu a direção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) no dia 28 de junho deste ano. Nesta segunda-feira (28), após um mês de sua posse, ele esteve no programa Acorda Cidade, onde fez uma avaliação geral da situação da unidade hospitalar. 

 

Acorda Cidade - O senhor já fez mudanças na administração do Hospital Geral Clériston Andrade?

 

Pitangueira - Estamos fazendo as mudanças que achamos necessárias.Pitangueira - O principal problema é a superlotação. O resto existe a possibilidade de se resolver rapidamente, porque são obras, são estruturas. Nós já começamos a atacar o centro cirúrgico e uma UTI. Nós vamos, devagar, fazer tudo que for possível para mudar a situação. Agora a superlotação, se nós não tivermos ajuda dos prefeitos, secretários de saúde dos municípios que circulam Feira de Santana, vai ser muito difícil, mas muito difícil mesmo. Temos que acabar com a ambulânciaterapia em Feira. Um dos municípios que mais mandam ambulâncias é o de Tanquinho. Precisam fazer um hospital naquele município. O atendimento básico deve ser feito em cada cidade. Mande pra nós o que é nosso: atendimento de urgência e emergência. A pactuação que existe entre os municípios, pactua 10 tomografias, eles mandam 50. As 40 quem é que vai pagar?

 

 

AC - O que é ambulânciaterapia?

 

Pitangueira - É comprar cinco ambulâncias, ao invés de construir um hospital. Eles botam dois, três pacientes dentro da ambulância, entregam na porta do hospital sem nem fazer a ficha. Assim eles resolvem o problema do município deles, mas cria o do Clériston Andrade.
 

AC - Os prefeitos da região têm os recursos e não estão atendendo no município?
 

Pitangueira - Eu não sei. Do jeito que está tem que saber onde está sendo aplicando os recursos. Eu não quero criticar, pois não sei qual é a retaguarda deles. Eu só sei que tenho que reclamar para eles se defenderem. 

Por Acorda Cidade/Daniela Cardoso

 

29/07
às 17:08
Reprodução | Papa Francisco
O papa Francisco deixou um cheque de 20 mil euros (cerca de R$ 60 mil) para a comunidade da Varginha e outro no mesmo valor para o Hospital São Francisco, dois lugares que visitou durante a viagem ao Rio de Janeiro.

A informação é do arcebispo do Rio, d. Orani Tempesta, em entrevista ao jornal RJ-TV, da Rede Globo.

O dinheiro será usado para melhorias na favela, a serem decididas pelos moradores, e no centro de recuperação de dependentes de drogas que começa a funcionar em julho no hospital.

Presidente do comitê organizador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), d. Orani disse que o encontro católico "superou as expectativas" e que o momento mais tenso foi a transferência dos dois últimos eventos de Guaratiba, na zona oeste, para a Praia de Copacabana, na zona sul.

"Era um sonho que tínhamos (fazer a vigília e a missa de encerramento no Campo da Fé, que se tornou um lamaçal). Os produtores ficaram chateados, mas existe um jeito brasileiro de resolver as coisas na última hora", afirmou o arcebispo. As informações são da Agência Estado.

 

 

 
 

 

 
 
 
Por Acorda Cidade

 

29/07
às 16:58
Edvan barbosa

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informa que, em função da alteração do gabarito da prova de Química, que teve anulada a questão de número 32, o resultado do vestibular 2013.2 não será divulgado nesta segunda-feira (29), conforme prazo anteriormente previsto.

A Uefs informa, ainda, que a lista de convocados sairá ainda esta semana. O site Acorda Cidade também vai divulgar o resultado.

 

Os gabaritos definitivos (com retificação pós-recursos) estão disponíveis no portal www.uefs.br, seção ProSel/Vestibular

 

 
Por Acorda Cidade

 

29/07
às 16:19
Rafael Marques

Autoridades como o Prefeito de Feira de Santana José Ronaldo e outras autoridades políticas marcaram presença na missa festiva em homenagem a São Cristóvão. A igreja ficou lotada de fiéis devotos do santo.

No final da celebração foram lidos os nomes da próxima comissão de festa que organizará o próximo novenário

Presidente de Honra- Dilson Claudio Dias

Presidente- Roberto Oliveira de Jesus

VIce Presidente- Caetano Souza

Primeiro tesoureiro- Gerônimo Rodrigues

Segundo tesoureiro- Aurelino da Hora

Primeiro secretário- Ana Paula Silva

Segundo secretário- Anacleto Carvalho Brandão

Julio Neto, Maria São Pedro (Tuca), Dona rosa, José Alves, Luzenira de Oliveira, Antonio Raimundo Costa, Gel do ônibus e Wilson Teixeira.

 

Por Rafael Marques.

 

29/07
às 06:00
Rafael Marques

Neste domingo (28) foi encerrado os festejos em homenagem ao padroeiro dos motoristas Sâo Cristóvão. O dia dos festejos começou ás 10 da manhã com a santa missa celebrada pelo Pe. Severino Claudino. O pregador do dia foi o jovem Uberlânio que comentou sobre o caso do pai que matou recentemente o própio filho,  e fez com que cada um que estava assistindo a santa missa se levantasse e procurasse alguém para abraçar.

No final da celebração foram lidos os nomes da próxima comissão de festa que vai trabalhar para realizar no próximo ano os festejos de Sâo Cristóvão, e tem como presidente o senhor Roberto do Gás e como Vice presidente o senhor Caetano. 

O festejo também foi marcado pela tradicional carreata que reuniu centenas de motoqueiros e diversos motoristas,  e encerrado com a bênção das chaves pelo Pe. Severino Claudino

Por Humildes Notícias/Rafael Marques

 

29/07
às 06:00
Evaristo Sá / AFP

Na sua visita ao Brasil, o sumo pontífice encontrou tempo na agenda para receber o repórter Gerson Camarotti, da GloboNews, para uma conversa franca.

Na entrevista, o papa abordou assuntos difíceis, como os escândalos no Vaticano e os desafios da Igreja Católica para atrair fiéis. Comentou também a acolhida que teve no Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, e deu lições de humildade, solidariedade e humanidade.

Francisco também explicou a atitude que toma em relação a sua segurança.

“Eu não sinto medo. Sei que ninguém morre de véspera. Quando acontecer, o que Deus permitir, será. Eu não poderia vir ver este povo, que tem um coração tão grande, detrás de  uma caixa de vidro. As duas seguranças (do Vaticano e do Brasil) trabalharam muito bem. Mas ambas sabem que sou um indisciplinado nesse aspecto.”

Leia, a seguir, trechos da entrevista concedida pelo Papa a Gérson Camarotti.


Rivalidade entre Brasil e Argentina

“O povo brasileiro tem um grande coração. Quanto à rivalidade, creio que já está totalmente superada. Porque negociamos bem: o Papa é argentino e Deus é brasileiro.”

Pobreza x ostentação

“Penso que temos que dar testemunho de uma certa simplicidade - eu diria, inclusive, de pobreza. O povo sente seu coração magoado quando nós,  as pessoas consagradas, são apegadas a dinheiro.”

Perda de fiéis

“Não saberia explicar esse fenômeno. Vou levantar uma hipótese. Pra mim é fundamental a proximidade da Igreja. Porque a Igreja é mãe, e nem você nem eu conhecemos uma mãe por correspondência. A mãe... dá carinho, toca, beija, ama. Quando a Igreja, ocupada com mil coisas, se descuida dessa proximidade, se descuida disso e só se comunica com documentos, é como uma mãe que se comunica com seu filho por carta. Não sei se foi isso o que aconteceu no Brasil. Não sei, mas sei que em alguns lugares da Argentina que conheço isso aconteceu.”

Escândalos no Vaticano

“Agora mesmo, temos um escândalo de transferência de 10 ou 20 milhões de dólares de monsenhor. Belo favor faz esse senhor à Igreja, não é? Mas é preciso reconhecer que ele agiu mal, e a Igreja tem que dar a ele a punição que merece, pois agiu mal. No momento do conclave, antes temos o que chamamos congregações gerais - uma semana de reuniões dos cardeais. Naquela ocasião, falamos claramente dos problemas. Falamos de tudo. Porque estávamos sozinhos, e para saber qual era a realidade e traçar o perfil do novo Papa. E dali saíram problemas sérios, derivados em parte de tudo o que vocês conhecem: do Vatileaks e assim por diante. Havia problemas de escândalos. Mas também havia os santos. Esses homens que deram sua vida para trabalhar pela Igreja de maneira silenciosa no Conselho Apostólico.”

Os jovens

“Com toda a franqueza lhe digo: não sei bem por que os jovens estão protestando. Esse é o primeiro ponto. Segundo ponto: um jovem que não protesta não me agrada. Porque o jovem tem a ilusão da utopia, e a utopia não é sempre ruim. A utopia é respirar e olhar adiante. O jovem é mais espontâneo, não tem tanta experiência de vida, é verdade. Mas às vezes a experiência nos freia. E ele tem mais energia para defender suas ideias. O jovem é essencialmente um inconformista. E isso é muito lindo! É preciso ouvir os jovens, dar-lhes lugares para se expressar, e cuidar para que não sejam manipulados.”

 

 

 
Por Gerson Camarotti/Globo News/ G1

 

28/07
às 20:12
Ana Paula Silva

 

 
Foram recepcionados na noite deste domingo (28) por familiares e amigos os 13 jovens que foram para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Felizes e emocionados por terem participado do evento no Rio, os Jovens se emocionaram mais uma vez ao serem esperados em frente a Igreja de Nossa Senhora dos Humildes por seus familiares e amigos.
 
A recepção aos jovens foram em meio a fogos, carro de som e muitos gritos "Essa é a juventude Papa! Essa é a juventude Papa!" Exclamavam os jovens da JMJ, amigos e familiares presentes na recepção.
 
    
 
Para José Antonio a emoção de poder ter participado da JMJ é inesplicavel "A emoção é muito grande, não tenho nem palavras" disse Luiz. Já a jovem Thairane Nascimento participar da JMJ é um evento grande e único " A JMJ é um evento grande, é um evento único, mas que não é a única maneira de de você ter eses momentos de espiritualidade profunda, a Igreja cátolica é muito rica e ela é cheia de oportunidades de espiritualidades e que a cada domingo possamos renovar a nossa fé, a jornada não foi somente nossa que fomos para a jornada mas também das pessoas que não foram e que puderam acompanhar nos meios de comunicação e colheram os frutos que nem nós" Enfatizou Thairane.
 
A Jornada Mundial da Juventude foi finalizada hoje pela manhã com uma celebração de envio presidida pelo Papa Francisco e reuniu mais de 3 milhões de jovens do mundo inteiro na praia de Copacabana, palco principal de evento no Rio de Janeiro, a Próxima JMJ será realizada em  2016 na Polônia.
Por Ana Paula Silva

 

28/07
às 10:02

Destaques da 8º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012), educandos das Cases Zilda Arns e Juiz Melo Matos, unidades de internação da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), em Feira de Santana, receberão menção honrosa da Sociedade Brasileira de Matemática, na próxima segunda-feira (29), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Os adolescentes são estudantes do ensino fundamental, no Colégio Estadual Paulo VI, que atende aos educandos dentro das unidades. “A participação dos educandos é muito importante para a construção de uma auto estima segura e competitiva”, afirmou a diretora do colégio, Ana Verena Amorim. Ela também destacou o programa do governo federal Mais Educação que desenvolve ações dentro das unidades. “A ação conjunta com o programa Mais Educação para a preparação destes jovens foi fundamental”.
 
Para a diretora geral da Fundac, Ariselma Pereira, a educação e inclusão são fundamentais no processo de ressocialização. “Qualificar e garantir a participação possibilitam a efetivação dos direitos e a inserção social destes jovens”, completou a gestora.
 
Obmep 2013
 
Foram aprovados 31 educandos das unidades Cases Zilda Arns e Juiz Melo Matos para a segunda fase da 9º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmeo 2013) que acontecerá no dia 14 de setembro.
 
Os educandos da Fundac também participam de outras seleções como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 
Por Acorda Cidade

 

28/07
às 08:34
 
Por vários anos consecutivos a Embasa tem liderado a lista de empresas com o maior número de reclamações na superintendência do Procon de Feira de Santana. No balanço do primeiro semestre de 2013, divulgado esta semana, a concessionária de águas e esgoto foi alvo de 1.200 queixas feitas por consumidores.
 
A superintendente do Procon, Suzana Mendes, explica que a maioria das reclamações contra a Embasa dizem respeito a faturas elevadas. “Os clientes reclamam que o valor da conta é muito alto em relação ao consumo”, explicou Suzana, ressaltando que em 90% dos casos é possível a redução dos valores, após negociação.
 
O segundo lugar das “dez mais reclamadas” é ocupado pela operadora de telefonia Oi. Foram 731 queixas no período entre janeiro e julho deste ano. A Claro ficou com a terceira colocação – 539 ocorrências.
 
Segundo Suzana Mendes, nos últimos meses foi considerável o volume de reclamações a respeito de bancos e outras instituições financeiras que fazem empréstimo consignado a aposentados. “Quando o aposentado quer quitar esse débito, as instituições dificultam. Eles buscam ‘prender’ os aposentados para lucrar mais”, afirmou a superintendente.
 
Por Kleiton Costa - deolhonacidade.net

 


PAES, BISCOITOS, SALGADOS, CONFEITARIAS E MUITO MAIS, ENTREGA PARA EVENTOS E ANIVERSÁRIO. Av. Getúlio Vargas, 927 fone (75)2101-9920 Feira de Santana BA.