Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


20/08
às 01:54
Divulgação
 
Trinta e um postos de revendedores de combustíveis de Feira de Santana foram fiscalizados no final de semana (16 e 17) durante uma operação  de Combate à Comercialização Irregular de Combustíveis no Estado da Bahia.
 
Durante a fiscalização, 25 postos foram autuados por infrações. De  acordo com a assessoria de comunicação da Agência Nacional de Petróleo (ANP), deste total, cinco postos revendedores foram autuados pela infração conhecida como bomba baixa (quando o combustível colocado no veículo é inferior ao total mostrado na bomba), quatro revendedores por bombas de abastecimento por vazamento nas bombas, dois por terem o lacre do Inmetro rompido, dois por não terem o equipamento de análise de combustível completo, dois por estarem sem o balde aferidor, nove por estarem comercializando lubrificantes e outros produtos automotivos vencidos e um por estar vendendo GLP sem as medidas de segurança exigidas. 
 
Ainda de acordo com a assessoria da ANP, todos os postos autuados poderão ser multados pelas infrações encontradas. A agência ainda não informou  oficialmente o nome dos postos autuados.
 
A força-tarefa formada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Ministério Público do Estado da Bahia e pelo Procon de Feira de Santana.
 
A cidade foi escolhida por ser o maior entroncamento rodoviário das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
 
Por Acorda Cidade

 

19/08
às 11:08
Humildes noticias

Neste domingo (18), foi realizado no distrito de Humildes (BA), O seminário regional de emancipação, com a participação da comunidade, caravanas de várias cidades e autoridades, o seminário foi considerado um verdadeiro sucesso.

Com a participação de vários políticos que firmaram apoio ao movimento, a população saiu satisfeitos e confiantes do evento. Para o morador Aldito Moraes " O seminário esclareceu dúvidas que até então confundia a população e a partir de agora vamos juntos apoiar o movimento rumo a nossa emancipação, Humildes precisa de independência para poder crescer e o momento é esse!" enfatizou Aldito.

                                                      

Já o presidente da comissão pró- emancipação José Ferreira Nery, considera o evento como:  " Efeito mobilizatório regional e conquista de apoio político para causa. Agradeço a todos, comunidade, veradores e ex-vereadores de Feira e outros municipios, deputados, comitiva do MBE, lideranças de Humildes e de fora do distrito, equipe de trabalho e toda a imprensa em geral que estão nos ajundando nessa luta, obrigado a todos" concluiu Nery.

O evento viveu um momento de muita emoção, quando ao iniciar o debate representantes religiosos deram a benção para o momento.

Na celebração da missa à noite, padre Cristiano Fechine, orou pela Comissão e equipe organizadora do evento, bem como parabenizou pelo brilhantismo do Seminário realizado pela manhã no distrito e finalizou a homilia dizendo;  " Humildes é muito rico, ambientalmente falando, geográficamente falando e financeiramente falando, é lamentável que tudo o que sai não volta, mas como diz o evangelho hoje 'derrubou dos tronos os poderosos e exaltou os humildes', que possamos juntos crêr nesta palavra." finalizou o padre.

O próximo Seminário Regional de Emancipação vai acontecer no dia 01/09, em São Roque do Paraguassu (Maragojipe), e como retribuição Humildes marcará presença no local.

Por Ana Paula Silva

 

19/08
às 11:06
Acorda cidade


A  Arquidiocese de Feira de Santana planeja uma missa festiva para a reentronização das imagens que foram recuperadas apos um furto na igreja de Bonfim de Feira.

Segundo o monsenhor Nery, vigário geral da Arquidiocese, as imagens também poderão ganhar réplicas como medida de segurança.

Na Arquidiocese de Feira existem diversa obras sacras de grande valor, tanto pelo aspecto estético- algumas são do século XVII – e histórico-cultural.

Um dos últimos acervos sacros que ‘desapareceu’ foi o que existia na igreja de São José das Itapororocas, em Maria Quitéria.
 

Por Blog da Feira

 

19/08
às 10:24

Começou nesta segunda-feira (19) as inscrições para o programa de isenção do pagamento da taxa de inscrição do vestibular 2014.1 (ProSel) da Universidade estadual de Feira de Santana (Uefs).

Com prazo para inscrições até o dia 26 de agosto de 2013, o programa ofere 3 mil vagas para estudantes que tenham cursado o ensino médio na rede pública.

Também têm isenção garantida os servidores das universidades estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesb e Uesc), bem como os dependentes diretos.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet, no portal www.uefs.br, seção ProSel, endereço em que os interessados já podem acessar edital do programa de isenção, que contém informações sobre procedimentos.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (75) 3161-8030, da Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs.

Por Portal de olho na cidade

 

19/08
às 10:17


A instabilidade do clima na manhã deste domingo, 18, não diminuiu a participação popular na 14ª edição da Caminhada do Folclore. Mais de 100 grupos desfilaram pela avenida Getúlio Vargas, no cortejo iniciado no Centro de Cultura Amélio Amorim, e que se dispersou no Espaço Cultural Marcus Moraes.

A Caminhada do Folclore é promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana e conta com a parceria da Prefeitura Municipal. A Ciclo-Patrulha, da Guarda Civil Municipal, reforçou a segurança do evento. Durante o cortejo agentes da Superintendência Municipal de Trânsito controlaram o tráfego nas vias.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou a importância da valorização da cultura regional. “Um evento muito bonito, que cresce a cada ano, e atrai pessoas de todas as idades. É sempre bom ver iniciativas como essa, que enaltecem a cidade e a cultura de seu povo”, pontuou.

Foram inscritos na Caminhada do Folclore 67 grupos da sede de Feira de Santana, 11 de distritos, além de outros 23 de diversos municípios baianos. A estudante Beatriz Carneiro participou pela primeira vez do evento, desfilando com a banda de fanfarra da Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura, do distrito de Bonfim de Feira.

“A gente ensaiou bastante, se preparou bem, mas na hora de começar deu um frio na barriga. Mas as pessoas aplaudindo, gostando da nossa apresentação, motivou a seguir bem até o final”, declarou. Um dos grupos que mais animou o público foi o Forró Andante. “Acompanhei o arrasta-pé até o final”, revelou a aposentada Efigenia Lopes.

A pequena Taiana, de quatro anos, não escondeu o encantamento com os índios Itaparica Guarani. A admiração da criança não foi menor que a da mãe, Sileide Sena. “Um evento muito agradável, interessante, e que faz valer a pena sairmos de casa”, considerou.

Também estiveram presentes os secretários municipais Jailton Batista (Cultura, Esporte e Lazer), Ildes Ferreira (Desenvolvimento Social), Roberto Tourinho (Meio Ambiente e Recursos Naturais), Paulo Aquino (Governo), o chefe de gabinete do prefeito Mário Borges, além do reitor da Uefs, José Carlos Barreto, vereadores e outras autoridades.

Por Secom

 

18/08
às 22:07
Ana Paula Silva/ Rafael Marques

Na manhã deste domingo (18), aconteceu no distrito de Humildes (BA) o Seminário Regional de Emancipação, com o objetivo de esclarecer informar a população sobre o processo de emancipação, bem como fortalecero movimento debatendo com todos os politicos presentes no seminário, o evento foi considerado um sucesso pelos moradores presentes no Clube Paroquial de Humildes.

 
                      
Foram vários deputados que participaram e firmaram compromisso de apoiar a emancipação do distrito: a exemplo dos Deputados Targino Machado, Carlos Geilson, José de Arimatéia, João Bomfim, José Neto e Colbert Martins Filho.
 
O prefeito José Ronaldo foi representado pelo vice-prefeito Luciano Ribeiro que na oportunidade transmitiu a mensagem do prefeito municipal em dizer que o mesmo está apoiando todo o movimento e torcendo pela emancipação do distrito. Autoridades religiosas estiveram presentes e comporam a mesa, Padre Cristiano Fechine e Pastor Aloísio Moreira.
 
A presença de vereadores municipais foi bastante enfatizado pelos palestrantes no debate. Caravanas de várias cidades compareceram em apoio ao movimento acompanhados dos seus respectivos representantes vereadores, marcaram presença: Maragojipe Acupe, Caldas do Jorro, Vera Cruz (Porto Seguro), Abrantes (CAmaçari), Taboquinhas (Itacaré), Tucano, Iaçu além de cmunidade do distrito que também marcou presença.
 
                     
 
O seminário deu-se inicio as 08:30 hs, com concentração da população em frente ao parque Vitória, acompanhada da Bandinha de marchinha do local seguiram para o Clube Paroquial de Humildes, local do evento.
 
                     
 
Além de todos politicos citados, fez parte sda mesa lideranças do local. O Seminario foi presidido pelo Deputado João Bomfim e Presidente da Comissão Pró-emancipação de Humildes José Ferreira Nery.
 
Os moradores também tiveram espaço de debater com os presentes na mesa apresentando perguntaas direcionadas aos deputados e diretores do movimento, a moradora Carine Moreira, teve espaço para questionamentos e observações ressaltando a dificuldade que o distrito tem em ser amparado atráves das verbas federais e sobre a perda de limite territórial sofrida pelo distrito e aproveitou o ensejo para parabenizar a comissão pró-emancipação pela realização do evento.
 
                     
 
O evento foi considerado pelo vice-presidente da comissão pro-emancipação, Ubaldo Oliveira, muito importante, pois foi esclarecido sobre o processo e debatido de forma muito clara pelos palestrantes da mesa, "Ficamos satisfeitos pois o evento superou as espectativas, o debate foi bastante rico, inclusive tirando dúvidas da população a cerca de vários assuntos sobre o processo, a participação da comunidade e posicionamento favoravel dos deputados foi algo positivo no evento". Lembrou Ubaldo.
 
 
A comunidade de Humildes ainda aguarda a votação da emenda supleciva pelo senado federal, de acordo a direçção do MBE (Movimento Baiano de Emancipação), a emenda que era para ser votado dia 12, entrará em pauta no próximo dia 22, no senado federal em Brasília.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Por Ana Paula Silva

 

17/08
às 00:52

 

 

Na manhã desta sexta-feira (16), dois homens foram presos no distrito de Humildes e no bairro Santa Mônica acusados de fazer parte de uma quadrilha que assaltava bancos, com eles foram encontrados armamento pesado, coletes a prova de balas, munição, fardamento militar, 40 mil reais, além de três veículos, uma Ranger NVW-2240, Civic JCB 9499 e uma Hilux JQB 8595. 

Gilvan Lima dos Santos, 54 anos e Marcos Lavrador de Souza 35 anos foram presos após operação GARCIF realizada pela policia civil. Entre as armas uma M4, Ponto 40, Calibre 380 uma AK 47 de utilização do exercito Russo e por terroristas e um fuzil utilizado pela marinha americana. 

A delegada Marcia Xavier informou que “os trabalhos não param, pois ainda falta um componente da quadrilha para ser preso”. 

Ainda segundo delegada, Gilvan Lima estava no assalto ao banco do município de Barra da Estiva há 549 quilômetros de Salvador no ultimo dia 12, e em poder de Marcos Lavrador de Souza estavam as imagens das câmaras que filmaram o roubo de seis imagens sacras na igreja do distrito de Bonfim de feira em 29 de julho, ele é acusado de fazer parte também de uma quadrilha que rouba imagens.

 
Por Portal de olho na cidade

 

16/08
às 18:18

 O edital do concurso para Analista e Técnico do Banco Central (BC) foi publicado na edição desta sexta-feira (16) do Diário Oficial da União. São oferecidas 400 vagas para o cargo de Analista e 100 para o de Técnico. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do Cespe/UnB, entre as 10h do dia 22 até as 23h59 de 9 de setembro. A taxa é de R$ 120 para analista, e R$ 70 para técnico.

A remuneração inicial para Analista é R$ 13.595,85, até 31 de dezembro deste ano, e R$ 14.289,24, a partir de 1º de janeiro de 2014. Para Técnico, o subsídio será R$ 5.158,23, até 31 de dezembro deste ano, e R$ 5.421,30, a partir do próximo ano.

Para o cargo de Analista é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior autorizada ou credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). O candidato deve optar por uma das seguintes áreas: área 1 – análise e desenvolvimento de sistemas; área 2 – suporte à infraestrutura de tecnologia da informação; área 3 – política econômica e monetária; área 4 – contabilidade e finanças; área 5 – infraestrutura e logística e área 6 – gestão e análise processual.

Por O Correio

 

16/08
às 18:16

As duas bases móveis de segurança anunciadas pelo Governo do Estado para Feira de Santana poderão começar a funcionar em até 60 dias, segundo informações do comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro.

Em entrevista ao Programa De Olho na Cidade, o coronel informou que a Secretaria de Segurança Pública está organizando os últimos detalhes da estrutura das bases móveis, que vão se revezar entre os bairros da cidade.   

“Já chegaram viaturas e os policiais estão sendo capacitados. Ônibus serão enviados em breve pelo Governo Federal”, disse Castro.

Ainda segundo o comandante, as bases móveis vão atuar nos bairros mais violentos. “Quando você coloca uma base fixa em um local, a tendência é que a bandidagem migre para outros locais. A base móvel vai dar essa dinâmica. Onde tem a ação delituosa a base vai atuar”.

Em relação à base comunitária do bairro Rua Nova, a segunda a ser construída em Feira, a Polícia Militar está adequando a unidade a um novo projeto. “Estamos com um novo modelo de base comunitária. Ela não visa atender apenas a um bairro”, explicou o comandante, sem dar previsão para a entrega do equipamento.

O coronel Alfredo Castro participou de uma solenidade, nesta quinta-feira (15), em Santo Estévão, quando inaugurou uma unidade da Cael (Companhia de Ações Especiais do Litoral) no município.   

Por Portal de olho na cidade

 

16/08
às 14:36

Dia 25 de agosto acontecerá no espaço Juca Eventos em Humildes o primeiro samba de moça com as seguintes atrações. "Simplicidade a mais", "Gelo e Samba" e Léo do Arrocha.

Ingressos á venda a R$ 10, 00 reais, o envento será as 16 h.

Por Humildes Notícias

 


PAES, BISCOITOS, SALGADOS, CONFEITARIAS E MUITO MAIS, ENTREGA PARA EVENTOS E ANIVERSÁRIO. Av. Getúlio Vargas, 927 fone (75)2101-9920 Feira de Santana BA.