Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


04/06
às 23:27
Humildes Noticias

O Plenário aprovou, por 219 votos a 134, o destaque do PSDB ao projeto que regulamenta a criação de municípios. O destaque excluiu do texto a proibição de criar municípios em áreas pertencentes à União, suas autarquias e fundações.

Esse era o último destaque em votação. O texto agora seguirá para o Senado. Antes da votação do destaque, o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), alertou que essa mudança afeta o acordo em torno do texto e, como a matéria retorna ao Senado, disse que “só Deus sabe quando vai a voto”.
O texto aprovado em Plenário é o substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO) para o Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado. A proposta regulamenta a criação de municípios, estabelecendo critérios a observar, como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito de toda a população.
 
O projeto foi proposto em 2008 pelo Senado, mas como foi alterado pelos deputados, volta agora para revisão final dos senadores. Se aprovado, segue para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.
 
A aprovação do projeto de lei permitirá a criação de 400 novos municípios, dentre eles consta o distrito de Humildes.
 
 
 

Por Humildes Notícias/Câmara dos deputados

 

04/06
às 11:09
Assesoria: Carlos Geilson

 O sepultamento do jovem Alan Lima Santos, no último sábado (01) em Humildes- BA. Contou com a presença do deputado federal Colbert  Martins e do deputado estadual Carlos Geilson, que fizeram questão de solidariza-se com a família do jovem morto.

O caso Alan foi levado à Câmara Federal no dia de ontem, segunda-feira (3) o deputado  federal Colbert Martins (PMDB) prometeu em participação ao Jornal Transamérica deste sábado (1º),  provocar a comissão de Direitos Humanos da Câmara e exigir apuração e acompanhamento sobre a morte do jovem de 18 anos na semana passada dia 29.
 
Para o radialista e deputado estadual Carlos Geilson “É um caso que começa a ganhar contorno, a ter outra vertente de acompanhamento nacional”, enfatizou o deputado.
 
Por Ana Paula Silva/Assesoria Carlos Geilson

 

04/06
às 11:03
Foto: Ana Paula Silva

 A Igreja Católica está coletando assinaturas em prol da construção de um hospital para o tratamento de câncer infantil em Feira de Santana. O abaixo-assinado está disponível em diversas paróquias da cidade e será entregue ao Governo do Estado.

 Em entrevista ontem (03) ao Programa De Olho na Cidade, o arcebispo Dom Itamar Vian defende que o Governo do Estado seja o responsável pelo tratamento oncológico, ressaltando a carência financeira de grande parte dos pacientes.
 
 Dom Itamar disse ter recebido denúncias de que um grupo de empresários estaria tentando impedir a instalação de um centro oncológico infantil na cidade, com interesses financeiros.
 “Esse centro oncológico não pode ser gerido por um grupo particular, principalmente quando se trata de uma doença como essa. O atendimento deve ser feito pelo Estado”, afirmou Dom Itamar.  Ainda segundo o arcebispo, cerca de 3 mil crianças de Feira e região precisam do tratamento oncológico neste momento, sendo que as sessões de radio e quimioterapia só são feitas em Itabuna e Salvador.  “Percebemos que é nosso um dever entrar nessa luta. A idéia evoluiu e a sociedade manifestou o apoio. Queremos convocar a todos para assinarem a nossa lista”, afirmou o arcebispo.
 
Falando em nome do Governo do Estado, o deputado estadual José Neto (PT) informou que já há projeto para o serviço de oncologia no Hospital Estadual da Criança, sediado em Feira, sem data precisa.  
 “Acho mais que legítima a proposta de Dom Itamar. Mas precisamos colocar os ‘pés no chão’ em relação ao câncer em Feira. Foi no governo Wagner que conseguimos as autorizações para instalar a quimioterapia [adulta]. E depois tivemos que buscar os doze leitos de UTI para o Hospital Dom Pedro de Alcântara”, afirmou. 
 Neto ainda ressalta que o serviço de radioterapia no Dom Pedro está completando um ano, sendo viabilizado com a participação do Governo do Estado. 
 
 
 
Por deolhonacidade.net

 

04/06
às 10:57
Acorda cidadehomicídios, mortos,polícia, feira de santana,casos

 A polícia de Feira de Santana registrou 23 homicídios no mês de maio. No mesmo período do ano passado foram registrados 28. Das vítimas de homicídio deste ano, três eram mulheres e três eram menores de 18 anos.  A maioria delas foi morta a tiros. Uma foi esquartejada e uma foi morta a facadas. 

 No mês de maio também foram registrados três latrocínios (roubo seguido de morte). Uma das vítimas foi estrangulada após ter a casa invadida por marginais e um taxista foi morto por um falso passageiro no bairro Santo Antônio dos Prazeres. No mesmo período, três pessoas morreram em confronto com a polícia (auto de residência). 
 Os bairros que mais registraram mortes foram o Santo Antônio dos Prazeres (4) e Tomba (3); seguidos dos bairros Rua Nova, Mangabeira e Queimadinha, com duas mortes cada um, além de Descanso, Chácara São Cosme, Novo Horizonte, Expansão do Feira IX, Conceição, Jardim Cruzeiro, Baraúnas, São João,Santa Mônica, Serraria Brasil, Parque Getúlio Vargas, com um crime cada bairro.  Os distritos de Jaguara e Gorvernador João Durval registraram um homicídio cada.
 
 
 
 
 
Por Aldo Matos - Acorda Cidade

 

04/06
às 10:52

 

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana já prepara a logística para a campanha de vacinação contra a poliomielite, que começa no dia 8 e previsão de encerramento no dia 21 de junho. O Dia D será na data de abertura.

A doença, também conhecida como paralisia infantil, foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos.

Deverão tomar a vacina crianças a partir de seis meses de vida até menos de cinco anos. As gotinhas vão estar disponíveis em todas as unidades de saúde. Os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacinação da criança.

No Dia D acontece um esforço vacinal – além das unidades fixas são criados grupos móveis. De acordo com a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Amarry Morbeck, um dos locais onde acontecerão eventos relacionados à vacinação será o Orfanato Evangélico, no Panorama.

Outro ponto será o estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas, onde acontecerão atividades lúdicas, com o objetivo de atrair crianças. (Batista Cruz)  Em Humildes  a  vacinação acontecera no posto de sáude e em algumas comunidades.

 

Por Humildes Notícias

 

04/06
às 10:45

 

Foram abertas as inscrições para o curso de extensão sobre Formação de Professores para Atuação na Pedagogia Hospitalar, destinado a estudantes de Licenciatura em Pedagogia, graduados em Pedagogia e professores dos anos iniciais das redes públicas de ensino. O objetivo é proporcionar formação teórico-prática voltada para a metodologia de trabalho com crianças hospitalizadas.

   A inscrição, gratuita, deve ser feita até sexta-feira (7) no Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), localizado no módulo 4, campus universitário.

   O curso, promovido pelo Departamento de Educação através da Pró-Reitoria de Extensão da Uefs, será ministrado no dia 12 de junho.

   Contato com o Colegiado de Licenciatura em Pedagogia da Uefs através do telefone (75) 3161-8078.

FSA, 3/6/13

 

Por Humildes Notícias

 

03/06
às 23:17

 Cerca de 40 guardas municipais estão recebendo treinamento especializado para prática  de policiamento comunitário e defesa policial, através de aulas iniciadas nesta segundafeira,3, e que seguirá até a próxima sexta-feira,7, ministradas pela Secretaria e Prevenção à Violência (Seprev) em parceria com a Guarda Civil Metropolitana da Cidade de São Paulo. 

O secretário de Prevenção à Violência, Mauro Moraes, ao pontuar a importância da iniciativa disse que o curso proporciona o aperfeiçoamento técnico dos prepostos da Guarda Municipal e que terá como consequência a prestação de serviço de qualidade à comunidade. Além disso, " o curso resulta na valorização do servidor, que acrescentará ao seu curriculum novos conhecimentos, o que também reflete a preocupação do Governo Municipal em melhor preparar os funcionários públicos para o exercício da função”, acrescentou Moraes. 
O curso está sendo ministrados pelos inspetores Geneucy Aves Bezerra e Jadiel Cardoso de Mello, Iaralice Bernardo Lins e Eduardo Cambi e envolve aulas teóricas e práticas, dentre as quais defesa pessoal, a utilização da bicicleta como instrumento de defesa, e a mobilização de pessoas sem o emprego de violência. 
Por Ronaldo Belo - Secom

 

03/06
às 23:05

 

 

Em pronunciamento, nesta segunda-feira (3), na tribuna da Casa da Cidadania, o vereador Beldes Ramos (PT) chamou a atenção do poder público municipal para os problemas sociais dos distritos de Feira de Santana.

Problemas na limpeza pública, estradas intrafegáveis, falta de atendimento em postos médicos e falta de policlínicas foram apontados pelo vereador oposicionista como grandes dificuldades encontradas pelas comunidades das zonas rurais.

“Em Jaguara, por exemplo, a gente vê o descaso a começar pelo acesso ao distrito, que a estrada está intransitável. Patrol não resolve o problema; precisa-se de pavimentação urgente”, afirmou.

A praça do distrito de Jaguara também está em situação lamentável, cheia de buracos e capim, e a limpeza pública está sendo feita pelos próprios moradores, “embora exista alguém que é pago para fazer o serviço”, criticou.

Já em Bonfim de Feira, o lixo é jogado no fundo das próprias residências. “Está sendo uma catástrofe. A coleta não está sendo feita com regularidade”, informou o petista, acrescentando que o cemitério também está cheio de capim, porque, segundo ele, não está tendo a limpeza adequada.

A situação da saúde também é um agravante. “Recebemos a denúncia de que em Ipuaçu, os profissionais chegam às 10 da manhã, tiram duas horas de intervalo para almoço e vão embora às 15 horas”, disse.  Beldes salientou que, além da dificuldade de atendimento, o problema também é encontrado na falta de medicamentos e  marcação de consultas.   

Por Redação: Ascon

 

02/06
às 14:35
Ana Paula Silva

 O tão esperado sonho da população de Humildes parece está bem próximo, é que será votado na próxima terça-feira ((04), na Câmara dos deputados federais, o projeto de lei que cria novas regras para a criação, desmembramento e fusão de municípios em todo o país.

Com issso, o distrito de Humildes reacende a esperança de um dia se tornar cidade, uma expectativa vivida pelos morados a muitos anos que por várias oportunidades realizaram manifestações e abaixo-assinados com esse objetivo. Segundo líderanças do distrito, Humildes conta hoje com mais de 25 mil habitantes, ultrapassando assim a média exigida pelo projeto para realização de uma emancipação municipal. 

De acordo com o projeto, o pedido deverá ser protocolado na Assembleia Legislativa estadual, que precisará elaborar, em 180 dias, um estudo sobre a viabilidade da futura cidade e da área do município pré-existente.  O estudo deverá verificar a viabilidade econômica, ambiental e política do novo município. Depois de finalizado, o documento será votado pela assembleia legislativa, que decidirá se homologa o projeto ou não. Se o projeto de município for considerado viável, os deputados estaduais deverão organizar um plebiscito para que toda a população daquela região possa se manifestar sobre o assunto. 

 O projeto estabelece a população mínima que os novos municípios precisam para serem criados oficialmente: 5 mil habitantes nas Regiões Norte e Centro-Oeste; 7 mil habitantes na Região Nordeste; 10 mil habitantes nas Regiões Sul e Sudeste.
 
Pelo texto, o eleitorado do novo território deverá ser igual ou superior a 50% de sua população. A proposta exige ainda a existência de núcleo urbano já constituído e dotado de infraestrutura, edificações e equipamentos “compatíveis com a condição de município”.
A arrecadação no local de criação do novo município deverá, segundo o projeto, ser superior à média de 10% dos atuais municípios do Estado.
Além disso, a área urbana não pode estar situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União. Na última votação o projeto obteve 399 votos a favor, 19 contra e 01 abstenção, o mesmo foi aprovado com urgência podendo assim ser votado sem passar pelas comissões.  A autoria do projeto é do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Por Ana Paula Silva com informações da Redação Rádio Rural Santarém

 

02/06
às 01:57
Ana Paula Silva

 Na noite desse sábado (01) aconteceu em Humildes-Ba, a visita da Imagem peregrina da Mãe Aparecida (SP).  Uma carreata com uma participação consideravél de devotos da Mãe Aparecida, percorreu as principais ruas do distrito, com parada para uma benção especial na policlínica, escola municipal e a delegacia policial, o momento foi marcado  por muita emoção e alegria por parte dos moradores da localidade.

 
A imagem foi conduzida pelo Missionário Redentorista de Aparecida, Pe. Geraldo Rodrigues, que externou alegria na receptividade da paróquia, segundo ele, essa peregrinação se dar durante o ano inteiro, visitando cidades em todo o Brasil. O redentorista disse a nossa reportagem que o Santuário possui várias cópias de imagens iguais a original encontrada no Rio Paraíba. Depois de Feira de Santana a imagem segue para Linhares e Castelo, ambas no Espírito Santo, de lá retornando para o Santuário da Mãe Aparecida.
 
Padre Geraldo Rodrigues enfatizou que, "A peregrinação é uma oportunidade de os devotos de Nossa Senhora Aparecida venerar a imagem, uma vez impossibilitados de irem à Aparecida-SP". A visita teve continuidade com uma missa celebrada pelo padre Cristiano Fechine e Padre Luis Carlos, este organizador da Peregrinação da Mãe Aparecida em Feira de Santana e em seguida os jovens da paróquia deram seguimento com uma virgília até o início da manhã deste domingo (02), em preparação para a Jornada Mundial da Juventude que acontece em julho no Rio de Janeiro.
Por Ana Paula Silva

 


PAES, BISCOITOS, SALGADOS, CONFEITARIAS E MUITO MAIS, ENTREGA PARA EVENTOS E ANIVERSÁRIO. Av. Getúlio Vargas, 927 fone (75)2101-9920 Feira de Santana BA.