Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


12/08
às 13:05
Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O feriado do dia dos pais não foi nada bom pro Bahia nem pro Vitória. O Bahia perdeu para o Grêmio por 3 x 0, a torcida do Bahia vaiou a equipe e deixou a Arena Fonte nova no segundo gol do Grêmio. Aos 44 minutos do segundo tempo o Grêmio fez mais um de goleada. 

Final do jogo, Grêmio 3 Bahia 0.

Já o vitória que está em oitavo lugar na tabela perdeu de 2 x 0 para o Corinthias no Pacaembu. Com este resultado negativo, o leão da toca caiu na tabela e vai enfrentar a Ponte Preta, quarta-feira, ás 21 h, no Barradão.

Por Humildes Notícias

 

11/08
às 11:56
Rafael Marques

Neste sábado (10) que antecedeu o feriado do dia dos pais, a comissão de festa da padroeira de Humildes juntamente com o presidente Mauricio Ferreira e toda sua equipe organizou uma grande festa em homenagem aos pais de toda região.

A festa teve como atração as bandas "Balanço Gostoso", " Brasilian Boys" e a mais esperada da noite " Delírius do Olhar". O centro paróquial de Humildes lotou e garantiu sucesso absoluto de público.

Foram feitos também sorteios de presentes e brindes aos pais que estavam presentes na festa.  Não foi registrado nenhum ato de violência ou algo mais grave já que a festa contou com um elenco preparado de seguranças e a presença da Polícia Militar.

Por Humildes Notícias/Rafael Marques

 

10/08
às 15:04
Ney Silva/Acorda Cidade

 O diretor do Sindicato dos Enfermeiros de Feira de Santana, Edklércio Mendonça, em entrevista ao Acorda Cidade, falou sobre a insatisfação denunciada pelos funcionários do Hospital Estadual da Criança (HEC) em Feira de Santana, com a nova administração do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). 

Ele informou que foi procurado por diversos funcionários do HEC, que relataram estarem constrangidos pelas condições de trabalho impostas pelo Imip e denunciaram várias situações que estão ocorrendo, como o aumento de óbitos no HEC e a falta de atendimento. 

“Os profissionais estão sendo submetidos a arrogância que é imposta pelo Estado e agora pelo Imip. Houve redução salarial e eles estão sendo ameaçados que a partir de dezembro, o direito ao almoço será descontado 2% do valor salarial”, disse Ediklércio, que fez ainda outra denúncia: “Se o horário do profissional é a tarde e o funcionário da noite faltar, o da tarde tem que dobrar o plantão, sem direito a comer. Absurdos sem justificativas estão sendo promovidos”, ressaltou. 

O diretor do sindicato ainda disse que a instituto está reduzindo o atendimento na emergência do hospital, diminuindo materiais e reduzindo leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

“O Imip reduziu a potencialidade do hospital, aumentou os custos para o Estado, que renovou essa contratação no valor de 130 milhões de reais. As UTIs são tão escassas e o hospital ainda reduziu de 10 para cinco. O HEC era pra estar funcionando desde 2011 com 240 leitos e só funcionam 96. Agora estão reduzindo ainda mais”, afirmou. 

Segundo Ediklércio, o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, em uma reunião realizada há cerca de um mês, teria direcionado que vai reduzir a idade para o atendimento no HEC. 

Gestão de consultoria - De acordo com Edklércio Mendonça, o Estado contratou outra gestão de consultoria para auxiliar o Imip na gerência do HEC. Ele afirmou que, desse modo, é mais dinheiro público usado para administração do hospital. 

“Há dois dias já temos um novo diretor, que durante a reunião se disponibilizou a abrir um canal de diálogo com os funcionários, então está sendo feitas comissões que vão discutir as situações para tentar resolver. O sindicado vai acompanhar as discussões. Vamos fazer uma denúncia ao Ministério Público e solicitar o contrato do Imip, junto ao Estado, porque temos certeza das irregularidades que estão sendo promovidas”, finalizou. As informações são do repórter Ney Silva, do Acorda Cidade.

Por Acorda Cidade/Daniela Cardoso

 

09/08
às 15:42
Rafael Marques

Na manhã desta sexta-feira (09) a direção do Colégio Estadual Pe. Henrique Alves Borges abriu espaço para prestar homenagens aos seus alunos pelo dia do estudante que é comemorado no dia 11 de agosto.

Alunos de todas as séries do colégio representaram suas respectivas salas concorrendo a Miss simpatia e Mister simpatia. Foram abertos espaços para os alunos que quisessem recitar poemas, cantar e deixar suas mensagens pelo dia do estudante.

As comemorações continuaram nos turnos vespertinos e noturnos.

Por Humildes Notícias/Rafael Marques

 

09/08
às 13:05

 SOLICITADO POR NOSSA REDAÇÃO, JOSÉ NERY, UM DOS CABEÇAS DO MOVIMENTO EMACIPATÓRIO FALA  DE MANEIRA TÉCNICA SOBRE AS VANTAGENS DE HUMILDES SE TORNAR CIDADE.

AS CINCO VANTAGENS DE HUMILDES  SER MUNICÍPIO 

 

1 – Autonomia administrativa e financeira já traz por si só diversas vantagens, para buscar e produzir melhorias local e tratar das dificuldades e facilidades de forma global para as ações local;

2 – Direito as verbas federativas e Estaduais, ex: Programa minha casa minha vida,  projeto-jovem, Sentinela, e tantos outras verbas de infra-estrutura e programas outros, verbas Estaduais como Saneamento, agora mesmo o Estado  em parceria com o PAC já se propaga um investimento de quase cerca de meio bilhão de reais em nosso município, aponte um metro de esgoto lá no distrito de humildes não sei nos outros.

3 – com a lei das PPPs  pode-se juridicamente e administrativamente o município fazer parceria com o poder público e a Iniciativa privada e até órgão internacional como Birds e outros  (até mesmo a fundo perdido), possibilitando atrair verbas para programas e aplicação na comunidade local;  

4 – A representatividade de onde quer que seja o foro de discussão e reunião que trate de interesses municipais terá sempre direito a assento com representação legal;

5 O crescimento da qualidade de vida da população local nem só nos serviços público prestados, mais as oportunidades que se abre para os moradores que passarão a ter com o crescimento comercial, produtivo, possibilidade de empreender seu próprio negócio  e de escoamento da produção etc, isso é geração de emprego e renda. 

Feira perde ou é Humildes que vai ganhar?

OBS, Eu lhe digo que Feira perde muito pouco,  a população humildense irá ganhar muito, porque Feira vai continuar um município pujante, a população que sai do município pra efeito de cálculos é como uma gota dágua no oceano,  e as empresas o ICMS? O forte de Feira é o ICMS do comercio, é aí que é a sua fortaleza e tem mais, agora como região Metropolitana Feira vai ganhar no poder de representatividade como Metrópole carro chefe da região, quantos mais a quantidade de municípios próximos, maior cacife de representatividade. Porque Feira será Pólo aglutinador deste núcleo de municípios.

 
A POPULAÇÃO DE HUMILDES TRAVA UMA LUTA DESDE DE 1990, QUANDO TEVE SEU DECRETO APROVADO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA EM 06 DE NOVEMBRO DE 1990, PROJETO DE LEI DO ENTÃO DEPUTADO CORIOLANO SALES, CONTENDO OS SEGUINTES LIMITES: COM CORAÇÃO DE MARIA; ATRAVÉS DO RIO POJUCA, COM FEIRA DE SANTANA; SOBINDO PELA A ESTRADA SÃO JULIANO (ESTRADA DO BOM VIVER) ATÉ A BR 324 AO LADO DO ANTIGO POSTO JORDÃO, DAÍ SEGUE PELO CAMINHO DA PROVIDENCIA ATÉ A GRANJA DA GUJÃO (EX MARILTON) ABAIXO DO BAIRRO DO LIMOEIRO, DAÍ VAI ATÉ O PAU DE LÉGUA, DE LÁ FAZ LIMITE COM SÃO GONÇALO DOS CAMPOS; DO PAU DE LÉGUA ATÉ A LAGOA DO QUINTONGO PRÓXIMO A MERCÊS, DA LAGOA DO QUINTONGO ATÉ O ENTRONCAMENTO DO RIO PAU SANTO COM O RIO SUBAÉ NA ALTURA DA LOCALIDADE DO RIO FUNDO, QUE COMEÇA A FAZER LIMITE COM (OLIVEIRA DOS CAMPINHOS) SANTO AMARO; SAINDO DESTE ENTRONCAMENTO DO RIO SUBAÉ ATÉ A LAGOA DE BORDA DA MATA, ONDE AÍ JÁ COMEÇA O LIMITE COM CONCEIÇÃO DO JACUÍPE; SEGUINDO ATÉ O LARGO DO RIO ESCOVAL QUE SEGUE ATÉ O ENCONTRO DO RIO POJUCA, ESTE FOI O LIMITE APROVADO EM 90 PERFAZENDO UM LIMITE DE CERCA DE 300 KM QUADRADO NA ÉPOCA UMA POPULAÇÃO DE 17.400 HABITANTES, QUE HOJE CORREGIDO ESTARÁ EM TORNO DE 25.700 HABITANTES JÁ COM UMA POPULAÇÃO NA SUA SEDE EM TORNO DE 15.000 HABITANTES, O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO DA SEDE CRESCE MUITO, MUITO,  POR CAUSA DE DIVERSOS LOTEAMENTOS QUE RODEIAM A SEDE DO DISTRITO DE HUMILDES.
 
PRÓXIMO DIA 21/07 ÁS 9:00 DA MANHÃ, O MBE – MOVIMENTO DE EMANCIPAÇÃO DA BAHIA QUE TEM COMO PRESIDENTE O ADVOGADO JOSÉ GOMES PIMENTEL QUE ESTARÁ PRESIDINDO UM ENCONTRO NO DISTRITO DE ARGOIM NO MUNICÍPIO DE RAFAEL JAMBEIRO, PARA RENOVAÇÃO DA COMISSÃO DE EMANCIPAÇÃO LOCAL ATRAVÉS DE CONVITE DA VEREADORA NÁDIA DE RAFAEL JAMBEIRO, QUE É E SERÁ A NOVA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ARGOIM, NA QUINTA PASSADA NO DIA 11/07 SE RENOVOU A COMISSÃO DE ABRANTES EM CAMAÇARÍ COM A PRESENÇA DE VARIOS VEREADORES E REPRESENTANTES POLÍTICOS DE CAMAÇARÍ E DA BAHIA, QUE FOI PRESIDIDA PELO O ADVOGADO JOSÉ GOMES PIMENTEL PRESIDENTE DA EXECUTIVA DO MBE, E NO ÚLTIMO SÁBADO FOI A VEZ DE TABOQUINHAS HOJE CONHECIDO COM O NOME DE PIRAJÁ DA SILVA NO MUNICÍPIO DE ITACARÉ.
 
INFORMAÇÃO DE JOSÉ FERREIRA NERY QUE É PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EMANCIPAÇÃO DE HUMILDES E MENBRO DA EXECUTIVA DO MBE – MOVIMENTO DE EMANCIPAÇÃO DA BAHIA
 
Por Humildes Notícias

 

09/08
às 07:21

 

Com o objetivo de integrar as ações das secretarias municipais com as carências da zona rural, os secretários Ozeny Moraes, de Agricultura e Recursos Hídricos, e Jayana Ribeiro, de Educação se reuniram, na tarde dessa quarta-feira, 7, com administradores dos distritos na Secretaria de Educação.
 
Os administradores debateram com os secretários algumas das necessidades consideradas típicas das localidades, e ouviram da secretária Jayana Ribeiro as ações planejadas pela gestão da sua pasta e que começam a ser executadas nas escolas da zona rural, com o objetivo de oferecer a todas as unidades de ensino as condições necessárias para a oferta de uma educação pública de qualidade. Grande parte das escolas municipais está situada nos distritos.
 
Uma equipe técnica da Secretaria de Educação, seguindo um programa governamental, vem visitando todas as escolas municipais, onde são verificados os procedimentos pedagógicos e administrativos, além das condições físicas das unidades escolares, com vistas a oferecer apoio às gestões.
 
"Na zona rural, este trabalho é fundamental, vez que temos algumas escolas localizadas em áreas distantes da sede do distrito e os administradores podem dar uma boa contribuição à gestão", destaca Jayana.
 
De acordo com o secretário Ozeny Moraes, todos ganham com a integração dos setores. "Estamos tratando de aproximar a gestão municipal dos distritos e os administradores devem estreitar os laços com as diversas secretarias, facilitando o alinhamento das ações", observa Ozeny. (Lineia Fernandes)
 
 

Por Ascom

 

09/08
às 05:55
Secom

 As ocorrências e reclamações relacionadas ao trânsito de Feira de Santana agora podem ser feitas através de uma central exclusiva da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). O Disk-Trânsito, como foi batizado, terá atendimento 24 horas por dia.
 
Os motoristas e transeuntes que quiserem utilizar o serviço bastam ligar para o telefone (75) 3623-3580 e falar com as atendentes do sistema. Durante o dia, duas pessoas realizarão o serviço. Já pela noite, um preposto estará à disposição, objetivando resolver os problemas relacionados ao trânsito.
 
O serviço já está funcionando e pode ser utilizado também para denúncias sobre estacionamentos irregulares e condutas inapropriadas por motoristas.
 

Por Secom

 

09/08
às 05:40
Secom

Mais um fotossensor será instalado na avenida João Durval Carneiro,  centro de Feira de Santana. De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), o equipamento, localizado próximo ao Colégio Polivalente, no bairro Brasília, deve entrar em funcionamento possivelmente ainda na semana. A velocidade máxima no local será de 60 quilômetros por hora.
 
Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), este será o terceiro aparelho instalado na avenida, uma das mais extensas e movimentadas da cidade – os outros dois ficam próximos à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Caseb, e outro nas imediações da Feira da Madeira, também na Brasília.
 
A Secom informou também que a  SMT atendeu aos pedidos dos moradores da região, que reclamavam do excesso de velocidade dos veículos que passam pelo local, que colocam em perigo a vida dos transeuntes.
 
O fotossensor vai garantir, ainda, que os estudantes do Polivalente não se sintam ameaçados pelos motoristas que não respeitam os limites de velocidade, que constam nas placas de sinalização.
 
A velocidade excessiva é uma infração considerada gravíssima pelo CBT (Código Brasileiro de Trânsito). Além de perder quatro pontos na Carteira de Motorista, o infrator terá que pagar uma multa de R$ 85,13, se passar pelo equipamento com velocidade em mais de 20% até 50% da permitida. Se passar em mais de 50%, o condutor perde sete pontos e terá que pagar R$ 574,62.

Por Acorda Cidade

 

09/08
às 01:43


 
A ViaBahia Concessionária de Rodovias S/A enviou nota à imprensa, informando que o trecho do Km 618 da BR-324, sentido Salvador/Feira de Santana, onde aconteceu um afundamento do asfalto da via marginal no dia 05 de junho, foi causado pelo rompimento de uma galeria de águas pluviais e comprometeu a rodovia administrada pela concessionária, com a interdição de duas faixas.

De acordo com a empresa, o período de chuvas prejudicou o andamento das obras e que já alcançou a galeria danificada e está realizando inspeção para determinar a extensão do dano para nortear o início dos reparos.

Uma equipe de segurança de tráfego da ViaBahia está permanentemente no local, sinalizando e orientando o trânsito e, paralelamente, a equipe de engenharia da concessionária atua no local do afundamento executando todos os procedimentos para solucionar o ocorrido, de modo a comprometer o mínimo possível o tráfego na BR-324. Além disso, a empresa conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segurança –
É recomendado aos usuários que tenham cautela, reduzam a velocidade e respeitem a sinalização para evitar acidentes e diminuir o tempo de espera em cada sentido.  A ViaBahia, no entanto, não informou a previsão para a conclusão das obras.

Por Acorda Cidade

 

08/08
às 23:32

O prédio da Biblioteca Pública de Humildes é apontado pelos simpatizantes do movimento pela emancipação do distrito como o ideal para o funcionamento da futura Prefeitura Municipal.

- É o melhor prédio público de Humildes e lá deverá funcionar, temporariamente,a  Prefeitura – afirma, convicto, o popular Carmelito Silva.

Entusiasmado, Carmelito lembra ‘figuras ilustres’ de Humildes, médicos DSC08301filhos do local e até o falecido líder Chico Pinto que elegeu-se vereador representando Humildes e lá votava em todas as eleições em secção que funciona na Escola Municipal Mãe dos Humildes.

Por Blog da Feira

 


PAES, BISCOITOS, SALGADOS, CONFEITARIAS E MUITO MAIS, ENTREGA PARA EVENTOS E ANIVERSÁRIO. Av. Getúlio Vargas, 927 fone (75)2101-9920 Feira de Santana BA.