Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


14/04
às 02:15

O ex- presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva (PT), foi entrevistado por Mário Kertész, na Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (13) e deu a entender que não vai abrir mão da candidatura nas eleições de 2018. O petista falou ainda sobre a crise econômica do país e, segundo ele, apesar dos erros cometidos pela ex-presidente Dilma (PT), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi o principal responsável por atrapalhar o governo do PT. 

“Eu acho que o que aconteceu com a economia brasileira prejudicou o Brasil, o povo brasileiro. Qual a diferença do Fernando Henrique Cardoso para Dilma? É que o FHC tentou aprovar as reformas, a Dilma teve o Eduardo cunha tentando atrapalhar cada reforma, se as reformas fossem votadas, a crise não teria chegado em grande parte. A Dilma tinha um presidente da câmara trabalhando sistematicamente contra ela. Nós certamente cometemos erros, mas esse país é grande. Na hora que você ajuda os pequenos a subir um degrau, tudo melhorar este país. Se você governa uma país para 35% da população as coisas não vão dar certo. a companheira Dilma cometeu erros, mas os erros estão aí para serem corrigidos”, disse Lula.

O ex-presidente deixou claro que pretende mesmo entrar na disputa de 2018. “É preciso que você compreenda que o governo precisa ter credibilidade, não é possível que essas pessoas não entendam. Não sei o que vai acontecer comigo, vou disputar e se me deixarem disputar e vou mostrar que esse pais pode voltar a ser feliz”, declarou.

Por Redação

 

14/04
às 02:11

Com seqüelas em vários órgãos do corpo, o Lupus ainda é uma doença desconhecida de muita gente. Segundo a médica reumatologista Mônica Martinelli, que atua em Salvador e Feira de Santana, a doença deve ter a atenção devida por conta da gravidade de alguns casos.

“É uma doença é uma doença autoimune, com vários fatores que culminam para o desenvolvimento dela. O sistema de defesa do organismo está preparado para se defender de bactérias e vírus, mas com o Lupus há uma irregularidade nesse sistema. Ao invés das células defenderem o organismo, elas atacam”, explicou a médica, em entrevista ao Jornal do Meio Dia (Princesa FM).

A doença pode atingir vários órgãos como pele, cérebro, fígado, rins e articulações. Entre os sintomas estão: pele empolada durante a exposição ao sol, queda de cabelo, manchas no rosto, dores e inchaço nas articulações (em geral nas mãos), crise convulsivas, depressão e até psicose.

A reumatologista explica ainda que, geralmente, o Lupus afeta mulheres de 20 a 30 anos. “Isso não quer dizer que crianças não podem ser acometidas e homens adultos”, ressalvou Mônica.

Ainda de acordo com a médica, quando idosos apresentam indícios de Lúpus a patologia pode ser confundida com câncer (neoplasia). A investigação com exames poderá confirmar o Lupus ou descartar e revelar um caso real de câncer.

A doença não tem cura, mas há forma de controle através de medicamentos. No caso de Lúpus primário (agudo) usa-se o corticóide. Já nas situações mais simples os médicos prescrevem medicamentos chamados de antomaláricos e imunobiológicos.

Por De OLho na Cidade

 

13/04
às 10:32
O comércio de Feira de Santana funcionará normalmente nesta quinta-feira (13), bem como no sábado (15), fechando somente na Sexta-feira Santa, feriado nacional. A informação foi dada em reunião das lideranças empresariais da cidade, realizada na última segunda-feira (10), na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS).
 
Na próxima semana também haverá horário especial de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. No feriado do dia 21 o comércio abre das 9h às 14h, por conta da troca feita em acordo com os comerciários com a segunda-feira de carnaval. No sábado (22) após o feriado o funcionamento será normal.
 
Por Folha do Estado

 

13/04
às 10:26
Alimentos e produtos de limpeza vencidos desde 2013, mas que estavam à venda no galpão de cereais do Centro de Abastecimento de Feira de Santana, foram apreedidos nesta quarta-feira (12).
 
A irregularidade foi descoberta por equipes da vigilância sanitária municipal e da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) após uma denúncia anônima.
 
O Procon não informou a quantidade exata de produtos apreendidos, mas disse que a mercadoria foi suficiente para encher três caçambas. Alem disso, segundo o órgão, foram encontrados no local ratos, baratas e gorgulhos.
 
O proprietário das mercadorias, que não teve identidade divulgada, foi notificado pelos órgãos e tem dez dias para se defender. O caso vai ser julgado pelo Procon, que pode estabelecer multa para o comerciante.
 
Por Folha do Estado

 

13/04
às 10:20
As torcidas organizadas de Feira de Santana "Bora Bahia Minha Benção", "Falange Tricolcor" e "Flucana" farão um ato de Paz em frente ao Joia da Princesa antes do jogo do próximo domingo (16), quando acontece a partida entre o Fluminense de Feira e o Bahia. 
 
Em entrevista ao Jornal do Meio Dia (Princesa FM), Eduardo Brito, representante da Embaixada Tricolor, afirmou que está esperando uma resposta do Fluminense de Feira junto à Federação Baiana de Futebol para autorização da realização do ato. "Estádio é um lugar de alegria. Que, ganhando ou perdendo, possamos voltar para casa com a sensação de que o jogo foi algo positivo", disse Eduardo. 
 
Vitor Ribeiro, da Flucana, ressaltou de que a torcida organizada é nova e tem como um dos principais intuitos promover a Paz. "Diferente do que se acha das torcidas organizadas, nosso intuito é a Paz. Precisamos continuar levando a família para os estádios. Para entrar na nossa torcida há uma triagem para evitar esse tipo de coisa. Que esse ato não aconteça só neste domingo e sim em todos os jogos", disse.  
 
"É muito compliado ir para o estádio sem saber se vamos voltar ou não. Estamos juntos com a Bora Bahia Minha Benção e estamos esperando a resposta do Fluminense e da Federação. Precisamos fazer manifestações, não podemos ficar parados", completou. 
 
Os organizadores do evento pedem que os torcedores que forem ao estádio levem um lenço branco para participação no ato de Paz.
 
Por De Olho na Cidade

 

12/04
às 08:23
São 12 os políticos baianos citados na lista de inquéritos abertos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin: a senadora Lídice da Mata (PSB), os deputados federais João Carlos Bacelar (PR), José Carlos Aleluia (DEM), Daniel Almeida (PCdoB), Mário Negromonte Jr. (PP), Cacá Leão (PP), Nelson Pellegrino (PT),  Jutahy Júnior (PSDB), Arthur Oliveira Maia (PPS),  Lúcio Vieira Lima (PDMB), Antônio Brito (PSD) e o vereador de Salvador Edvaldo Brito (PSD), que foi candidato ao Senado em 2010. 
 
A maioria deles foi localizada pelo CORREIO e disseram apoiar as investigações e que  os inquéritos serão arquivadas pois não cometeram ilícitos. Além da senadora Lídice da Mata (PSB), também estão presentes no documento os deputados federais Lúcio Vieira Lima (PMDB), José Carlos Aleluia (DEM), João Carlos Bacelar (PR), Mário Negromonte Jr. (PP), Cacá Leão (PP), Daniel Almeida (PCdoB), Jutahy Júnior (PSDB), Nelson Pelegrino (PT), Antônio Brito (PSD), Arthur Maia (PPS) e o vereador Edvaldo Brito (PSD) – que foi candidato ao cargo de senador em 2010. 
 
Em nota, a senadora Lídice da Mata destacou que acha muito importante a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para a devida abertura dos inquéritos. “Espero que agora haja a quebra do sigilo de todo o processo, como já havia solicitado”. Ela reforçou que tem a consciência tranquila e a confiança de que tudo será esclarecido. “A seriedade da minha vida pública fala por mim. Quem não deve não teme. Espero que as investigações avancem com transparência e agilidade. Que as responsabilidades sejam devidamente apuradas para que separemos o joio do trigo”, declarou.
 
O deputado  José Carlos Aleluia também reforçou a importância de que a investigação tenha sido autorizada e previu que o processo contra ele será arquivado. “Estou absolutamente tranquilo de que será arquivado, não tenho nada a temer”, disse. 
 
Jutahy Júnior também declarou que está tranquilo com a abertura de uma investigação contra ele. “Não tenho nada a ver com a Lava Jato. É natural (a abertura do inquérito), procedimento correto de fazer investigação e tenho absoluta convicção que procedimento será arquivado”. 
 
Por meio de nota, o petista Nelson Pelegrino  também disse estar tranquilo. “Meu advogado vai requerer o conteúdo ao STF e, após o conhecimento dos termos, me manifestarei”. 
 
Cacá Leão  pontuou que “uma suposta lista oficial do Estadão (do jornal O Estado de São Paulo) tem que ser confirmada pelo STF”. Ele reforçou que é preciso que as investigações aconteçam. “O Brasil tem que ser passado a limpo. Fui pego de surpresa, até porque nunca tive qualquer tipo de relação com a Odebrecht, nunca procurei, nunca fui procurado, mas estou muito tranquilo, sereno, se for pedida a abertura do inquérito, será arquivado”, garantiu o parlamentar. 
 
Sobre a lista, o deputado João Carlos Bacelar se limitou a dizer que “as acusações não são verdadeiras” e que confia  no Poder Judiciário.
 
Já Daniel Almeida declarou, em nota, que não tem nada a temer. “Sobre as notícias citando o meu nome em possível investigação no STF, não tenho nada a temer. Os baianos e os brasileiros conhecem minha trajetória de mais de 30 anos de atividade pública. Se algum inquérito for aberto, tenho total convicção que o destino será o arquivamento”.
 
Os deputados Lúcio Vieira Lima, Mário Negromonte Jr,  Antônio Brito, Arthur Maia e o vereador Edvaldo Brito não se posicionaram sobre a questão até o fechamento desta edição.
 
Lista de Fachin
 
Ao todo, o juiz autorizou a abertura de investigação contra oito ministros do governo federal, três governadores, 24 senadores e 42 deputados federais com foro no STF. Todos foram citados nos depoimentos de delação premiada de ex-diretores da empreiteira Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato. O ministro do Tribunal de Contas da União  Vital do Rêgo Filho também será investigado. 
 
Por Correio

 

12/04
às 07:53
Polícia Civil
Uma quadrilha acusada de roubo e receptação de veículos foi desarticulada por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), durante uma operação iniciada na tarde de segunda-feira(10) e que prosseguiu durante toda a madrugada de terça-feira (11) no município de Feira de Santana. A equipe comandada pelo delegado André Ribeiro conduziu nove pessoas suspeitas até a delegacia.
 
As prisões aconteceram no distrito de Humildes e nos conjuntos Feira VI e Feira VII. Os suspeitos foram identificados como Robson da Paz Teixeira, Diego Ribeiro Roseira Araújo, Paulo de Angelis Almeida Carneiro, Douglas da Silva, Fredson Batista Souza e Yuri Victor de Souza Bonavides e Ricardo da Paz Teixeira. Duas adolescentes também foram apreendidas.
 
Segundo a polícia, foram recuperados com a prisão da quadrilha, dois veículos Gol, um HB20, um Fox e duas motocicletas. Ainda de acordo com a polícia, os veículos eram roubados, tinham a documentação e sinais adulterados e eram oferecidos pela internet com preço bem abaixo do praticado no mercado. A polícia também apreendeu um revólver calibre 22 e algumas buchas de maconha.
 
A Delegacia de Furtos informou que a quadrilha costumava agir na região do distrito de Humildes e as adolescentes teriam participação no roubo de motocicletas, agindo com alguns dos suspeitos. As investigações prosseguem no intuito de localizar mais envolvidos e outros veículos roubados pela quadrilha.
 
Por Central de Polícia

 

12/04
às 03:47

Saiu o edital do Concurso Público para Ingresso no Corpo de Saúde Marinha (CP-CSM). São 123 vagas para médicos de diversas especialidades, 12 para o Quadro de Cirurgião-Dentista (CD) e 11 para o Quadro de Apoio à Saúde (S). As vagas são para ambos os sexos, e é necessário ter menos de 36 anos de idade no dia 1º de janeiro de 2018.

As inscrições estarão abertas de 13 de abril a 15 de maio no site “Ensino da Marinha”. O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado. O edital pode ser conferido no Diário Oficial da União desta terça-feira.

No Quadro de Apoio à Saúde, há cinco vagas para formados em Enfermagem, cinco para Farmácia, uma chance para Fisioterapeuta, uma para Fonoaudiologia e uma para Nutrição.

Os candidatos serão avaliados por prova de conhecimentos profissionais, redação, inspeção de saúde, prova de títulos, teste de aptidão física e período de adaptação no o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro.

O curso tem a duração de cerca de 39 semanas. Durante este período, o candidato é nomeado Guarda-Marinha e receberá o soldo de R$6.625, além de alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Já formados e ocupando o posto de Primeiro-Tenente, receberão cerca de R$9 mil, já contando com adicionais militar e de graduação.

Por Ibahia

 

12/04
às 03:46

O texto final da reforma da Previdência vai prever idades mínimas progressivas diferentes, de acordo com a faixa etária do trabalhador, para solicitação de aposentadoria. Trabalhadores mais velhos, e que portanto estão hoje mais perto de dar entrada no benefício e têm mais tempo de contribuição previdenciária, terão que cumprir o piso mínimo a ser fixado na Constituição, que deve ser de 53 anos para mulheres e de 58 anos para homens. Na outra ponta da tabela estão os trabalhadores mais jovens, que hoje têm menos de 30 anos, deverão atingir, em tese, idade mínima de 65 anos e ao menos 25 anos de contribuição previdenciária.

Além disso, o texto vai prever o pagamento de um pedágio para quem tem mais de 30 anos: provavelmente, de 30% sobre o tempo de contribuição que resta para solicitar a aposentadoria pelas regras atuais. Valerá para cada trabalhador o critério mais duro: a idade mínima da tabela ou a idade que ele terá quando cumprir todo o pedágio.

Como os faixas etárias e recortes não foram definidos ainda, podemos apenas trabalhar com um exemplo hipotético, para entender a lógica da idade progressiva de aposentadoria com pedágio, ou "escadinha". Veja:

Se um homem de 54 anos tem 33 anos de contribuição ao INSS, pelas regras atuais ele poderia se aposentar em dois anos, aos 56 anos.

Pelas novas regras, considerando um pedágio de 30% sobre o tempo de contribuição que falta, ele teria que trabalhar mais seis meses, num total de 2 anos e 6 meses.

Desta forma, ele atingiria idade de aposentadoria pelas regras atuais aos 56 anos e 6 meses. Se a idade mínima para a sua data de nascimento for estabelecida em 58 anos na reforma da Previdência, ele teria de trabalhar seis meses adicionais até atingi-la.

Se este mesmo homem de 54 anos tiver 30 anos de contribuição, precisaria de mais cinco anos de trabalho pelas regras atuais para requerer o benefício previdenciário, podendo aposentar-se aos 59 anos.

Passada a reforma, com o pedágio de 30%, teria de trabalhar 18 meses a mais, num total de 6 anos e meio. Poderia aposentar-se, portanto, apenas aos 60 anos e meio de idade — mesmo que a idade mínima seja de 58 anos para a sua data de nas

Por Ibahia

 

12/04
às 03:43

Foram sepultados nesta terça-feira (11) os corpos das quatro enfermeiras que morreram em um acidente ocorrido na BR 101, nas proximidades de Coração de Maria. O acidente aconteceu quando as vítimas, que moravam e Feira de Santana, seguiam para trabalhar em Alagoinhas.

Três das quatro vítimas foram enterradas em Feira de Santana: Rosely Silva Brandão e Mércia Mascarenhas Fernandes Cerqueira, no Cemitério Jardim Celestial; e Ana Claudia Lesa da Silva, no Cemitério São Jorge. Já Ainoan Dias de Jesus foi sepultada no município de Pé de Serra.

O acidente

Informações da PRF dão conta de que o carro onde as vítimas estavam capotou depois que a condutora, Rosely Silva Brandão, perdeu o controle do veículo. Ela e outras as outras três enfermeiras tiveram morte instantânea.

As vítimas ficaram presas nas ferragens e os corpos com o auxílio do Corpo de Bombeiros.

Por conta das mortes, a Prefeitura de Alagoinhas decretou luto oficial de três dias e divulgou uma nota de pesar. 

Por De OLho na Cidade

 


PAES, BISCOITOS, SALGADOS, CONFEITARIAS E MUITO MAIS, ENTREGA PARA EVENTOS E ANIVERSÁRIO. Av. Getúlio Vargas, 927 fone (75)2101-9920 Feira de Santana BA.