Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


06/06
às 08:03

O clima de festejos juninos está tomando conta do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, até o final deste mês, com a exposição de 19 trajes típicos de quadrilhas juninas no Arraiá de Santana. A mostra faz uma viagem ao longo de duas décadas e visa manter a tradição das festas de São João e São Pedro.

A história das quadrilhas juninas é contada através das roupas, principalmente com tecidos quadriculados e bastante coloridos, explorando temas que ganham asas no mundo imaginário, viajam pelo tempo e prestam homenagens a personagens eternizados pelos seus feitos.

A iniciativa da mostra é da Associação das Quadrilhas de Forró de Feira de Santana e tem como curadora a presidente da entidade, Vilma Soares. Dentre as roupas expostas na mostra, destaque para a fantasia em homenagem a Luiz Gonzaga, com o tema “Asa Branca o Rei do Baião, vou pro céu pra virar constelação”, da quadrilha junina Forró da Amizade.

Dentre as mais antigas, destaque para as fantasias com o tema “Sonho de criança”, de 1993, que inspirou o desfile da quadrilha junina Korró-Korró.

Já o colorido forte nas fantasias ganha força no desfile da quadrilha Renovação do Forró, que em 2012 desfilou com o tema “Não é só de fogueira, foguete e balão que se realiza o São João”. O mesmo grupo ousa ao explorar o tema “A procura de um amor no São João”, com trajes coloridos e finos, ricos em detalhes e ornamentação.

A quadrilha Sefunaro marca presença com o traje branco, explorando o tema em homenagem ao centenário de Gonzagão, em 2012. (Ronaldo Belo)

Por Ronaldo Belo

 

06/06
às 07:59
O Vitória sentiu bastante os desfalques e com um gol de falta marcado por Elano, aos 24 minutos do segundo tempo, foi derrotado pelo Grêmio, na Arena do Grêmio, na fria noite desta quarta-feira, em Porto Alegre. 
 
Apesar da derrota, o time rubro-negro permanece no G4 após quatro rodadas, ocupando a terceira posição com a mesma pontuação de Botafogo e São Paulo – 7 pontos, sendo superado no saldo de gols. 
 
No próximo domingo, dia 9, o Vitória joga contra o Alético PR, às 18h30, no Estádio Alberto Oliveira, em Feira de Santana. O time paranaense goleou de virada a Ponte Preta, por 4 x 3, nesta quarta-feira.
 
CAMPEONATO BRASILEIRO
SÉRIE A
1º turno
Data: 5 de junho, às 21 horas
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
 
1 GRÊMIO: Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Adriano (Welliton), Souza, Guilherme Biteco (Elano) e Zé Roberto; Kleber (Ramiro) e Barcos
Técnico: Vanderlei Luxemburgo 
 
0 VITÓRIA: Wilson; Nino, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Danilo Tarracha; Michel, Neto Coruja, Cáceres (Marquinhos) e Escudero;  Vander (Willie) e Dinei (Giancarlo)
Técnico: Caio Júnior 
 
Gol: Elano, aos 24min do 2º tempo
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES-CBF 1), assistido por Vanderson Antonio Zanotti (ES-CBF 1) e Leonardo Mendonça (ES-CBF 1)
Cartão amarelo: Kléber, Adriano, Welliton (GRE), Victor Ramos e Gabriel Paulista (VIT)
 
Por Humildes Notícias

 

06/06
às 07:54

Pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia venceu o Botafogo por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (05), no Estádio Lourival Baptista, em Aracaju/SE, que recebeu um público de 13.157 pagantes.

Com o resultado, o tricolor chegou aos sete pontos no Campeonato Brasileiro e agora ocupa a 6ª posição na tabela. Foi o segundo triunfo do Esquadrão de Aço na competição, quebrando uma invencibilidade de 19 partidas do adversário.

A partida começou e o Bahia partiu para cima do adversário. Na primeira chance do jogo, Hélder lançou Jussandro, que cruzou para Diones cabecear e o goleiro Renan fazer boa defesa.
 
Porém, quem marcou primeiro foi o Botafogo. Vitinho arrancou pelo meio e acertou uma bomba no canto direito de Marcelo Lomba.
 
Aos 14, o tricolor sofreu uma baixa importante. Marquinhos Gabriel sentiu a coxa e deu lugar a Potita, continuando a velocidade no ataque.
 
O Esquadrão foi persistente, continuou atacando e conseguiu empatar a partida ainda na primeira etapa. Aos 40 minutos, Potita recebeu na direita, arrancou e chutou no gol. O goleiro adversário rebateu a bola e Fernandão, bem colocado dentro da área, mandou de primeira para o gol.
 
Na segunda etapa, o tricolor continuou na mesma pegada do primeiro tempo. Aos 20, Fernandão recebeu ótimo passe de Ryder, invadiu a área, mas chutou para fora.
 
Porém, aos 23, o atacante estufou as redes mais uma vez. Fellype Gabriel errou o lançamento e a bola sobrou para Fernandão, que arrancou e bateu forte no canto direito de Renan, virando a partida.

Este foi terceiro gol de Fernandão na Série A 2013, artilheiro da competição. Em 09 jogos com a camisa tricolor, o centroavante já marcou 06 gols.
 
O técnico Cristóvão Borges mandou a campo: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Titi e Jussandro (Raul); Fahel, Diones e Hélder; Marquinhos (Potita), Fernandão (Souza) e Ryder.
 
Nesta quinta-feira (07), o elenco retorna à Salvador e já treina no Fazendão, às 15h30.

Por Humildes Notícias

 

05/06
às 06:35

O Joia da Princesa está em condições para ser o mando de campo do Vitória, no próximo domingo, 9, que enfrenta o Atlético Paranaense, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo vai começar às 18h30. O estádio tem capacidade para receber 16.500 torcedores.

O gramado ganhou atenção especial dos técnicos, que fizeram algumas correções no piso. Os mobiliários dos vestiários também foram revisados, bem como a parte elétrica do estádio, com a troca de alguns equipamentos, de acordo com o diretor do Departamento de Esportes, Emerson Brito.

Ele disse que na sexta-feira, 7, os jogadores do Vitória virão a Feira de Santana para fazer o reconhecimento do gramado, que geralmente é um treino leve. O Joia, maior estádio do interior, está preparado para receber esta importante partida.

A expectativa é de estádio cheio, com torcedores vindos de todas as cidades da região, devido a campanha do rubro-negro, que divide a liderança com o São Paulo, com sete pontos – duas vitórias e um empate.

Depois de 34 anos, o Joia volta a ser palco de uma partida do Campeonato Brasileiro. O Fluminense foi eliminado ainda na primeira fase da competição. O Barradão, estádio do Vitória, está à disposição da Fifa, que o destinou para treinamento das seleções que disputarão a Copa das Confederações em Salvador.

 

Por Batista Cruz

 

05/06
às 06:21

Cinco das 12 cidades-sede da Copa aderiram, nesta terça-feira, ao pacto proposto pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes para enfrentamento da violência contra meninos e meninas durante os megaeventos esportivos no Brasil.

A ideia, segundo a presidente da CPI, deputada Érika Kokay (PT-DF), é que todos os comitês locais de organização do mundial assinem o documento, apresentado hoje em seminário sobre o tema, na Câmara dos Deputados. A iniciativa já conta também com a adesão da ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Entre os compromissos do Pacto pela Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes durante as Copas das Confederações (junho de 2013) e do Mundo (junho/julho de 2014) no Brasil, estão:
- a criação de campanhas educativas em toda a rede hoteleira, turística e escolar para alertar sobre os riscos da exploração sexual e do trabalho infantil;
- o fortalecimento dos conselhos tutelares e a manutenção de plantões nos conselhos e delegacias especializadas nos dias de realização dos eventos; e
- a garantia de que não sejam decretadas férias ou feriados escolares nos dias de jogos da Copa das Confederações e do Mundo.

A relatora da CPI, deputada Liliam Sá (PSD-RJ), considera a não autorização de férias para as crianças o compromisso mais importante do pacto. "Nós não queremos que se dê férias para as crianças. Sabemos como é difícil para um pai e uma mãe trabalhar naquele horário que ele coloca a criança na escola. Sabendo que a criança está ali, ela está protegida. As férias vão deixar as crianças em situação de vulnerabilidade."

Ampliação orçamentária
Segundo a ministra Maria do Rosário, o Brasil está preparado para prevenir e combater a violência contra crianças e adolescentes durante os mundiais. Ele informou que foram reforçados os conselhos tutelares nas cidades-sede da Copa das Confederações.

“A Secretaria de Direitos Humanos, com apoio do Parlamento, com a ampliação orçamentária que recebeu, entregou carros novos para dar autonomia a todos os conselhos tutelares das seis cidades, e também entregamos computadores”, explicou a ministra.

Além disso, segundo ele, representantes dos conselhos tutelares e da secretaria estarão ao redor dos estádios com plantões antes, durante e depois dos jogos nos locais de maior concentração. “O Brasil é o único País do mundo que conta com instrumento como o Disque 100, por onde as pessoas de qualquer lugar do País, 24 horas por dia, podem fazer contato e buscar apoio."

 

A Copa das Confederações começa no próximo dia 15 de junho. São seis as cidades-sede do evento: Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Nota: Precisamos divulgar e difundir o que temos de melhor em nosso estado, ser passivo com o turismo sexual de menor, é regredir a um estado de colonização européia da forma mais covarde.

Por Humildes Notícias

 

04/06
às 23:27
Humildes Noticias

O Plenário aprovou, por 219 votos a 134, o destaque do PSDB ao projeto que regulamenta a criação de municípios. O destaque excluiu do texto a proibição de criar municípios em áreas pertencentes à União, suas autarquias e fundações.

Esse era o último destaque em votação. O texto agora seguirá para o Senado. Antes da votação do destaque, o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), alertou que essa mudança afeta o acordo em torno do texto e, como a matéria retorna ao Senado, disse que “só Deus sabe quando vai a voto”.
O texto aprovado em Plenário é o substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO) para o Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado. A proposta regulamenta a criação de municípios, estabelecendo critérios a observar, como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito de toda a população.
 
O projeto foi proposto em 2008 pelo Senado, mas como foi alterado pelos deputados, volta agora para revisão final dos senadores. Se aprovado, segue para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.
 
A aprovação do projeto de lei permitirá a criação de 400 novos municípios, dentre eles consta o distrito de Humildes.
 
 
 

Por Humildes Notícias/Câmara dos deputados

 

04/06
às 11:09
Assesoria: Carlos Geilson

 O sepultamento do jovem Alan Lima Santos, no último sábado (01) em Humildes- BA. Contou com a presença do deputado federal Colbert  Martins e do deputado estadual Carlos Geilson, que fizeram questão de solidariza-se com a família do jovem morto.

O caso Alan foi levado à Câmara Federal no dia de ontem, segunda-feira (3) o deputado  federal Colbert Martins (PMDB) prometeu em participação ao Jornal Transamérica deste sábado (1º),  provocar a comissão de Direitos Humanos da Câmara e exigir apuração e acompanhamento sobre a morte do jovem de 18 anos na semana passada dia 29.
 
Para o radialista e deputado estadual Carlos Geilson “É um caso que começa a ganhar contorno, a ter outra vertente de acompanhamento nacional”, enfatizou o deputado.
 
Por Ana Paula Silva/Assesoria Carlos Geilson

 

04/06
às 11:03
Foto: Ana Paula Silva

 A Igreja Católica está coletando assinaturas em prol da construção de um hospital para o tratamento de câncer infantil em Feira de Santana. O abaixo-assinado está disponível em diversas paróquias da cidade e será entregue ao Governo do Estado.

 Em entrevista ontem (03) ao Programa De Olho na Cidade, o arcebispo Dom Itamar Vian defende que o Governo do Estado seja o responsável pelo tratamento oncológico, ressaltando a carência financeira de grande parte dos pacientes.
 
 Dom Itamar disse ter recebido denúncias de que um grupo de empresários estaria tentando impedir a instalação de um centro oncológico infantil na cidade, com interesses financeiros.
 “Esse centro oncológico não pode ser gerido por um grupo particular, principalmente quando se trata de uma doença como essa. O atendimento deve ser feito pelo Estado”, afirmou Dom Itamar.  Ainda segundo o arcebispo, cerca de 3 mil crianças de Feira e região precisam do tratamento oncológico neste momento, sendo que as sessões de radio e quimioterapia só são feitas em Itabuna e Salvador.  “Percebemos que é nosso um dever entrar nessa luta. A idéia evoluiu e a sociedade manifestou o apoio. Queremos convocar a todos para assinarem a nossa lista”, afirmou o arcebispo.
 
Falando em nome do Governo do Estado, o deputado estadual José Neto (PT) informou que já há projeto para o serviço de oncologia no Hospital Estadual da Criança, sediado em Feira, sem data precisa.  
 “Acho mais que legítima a proposta de Dom Itamar. Mas precisamos colocar os ‘pés no chão’ em relação ao câncer em Feira. Foi no governo Wagner que conseguimos as autorizações para instalar a quimioterapia [adulta]. E depois tivemos que buscar os doze leitos de UTI para o Hospital Dom Pedro de Alcântara”, afirmou. 
 Neto ainda ressalta que o serviço de radioterapia no Dom Pedro está completando um ano, sendo viabilizado com a participação do Governo do Estado. 
 
 
 
Por deolhonacidade.net

 

04/06
às 10:57
Acorda cidadehomicídios, mortos,polícia, feira de santana,casos

 A polícia de Feira de Santana registrou 23 homicídios no mês de maio. No mesmo período do ano passado foram registrados 28. Das vítimas de homicídio deste ano, três eram mulheres e três eram menores de 18 anos.  A maioria delas foi morta a tiros. Uma foi esquartejada e uma foi morta a facadas. 

 No mês de maio também foram registrados três latrocínios (roubo seguido de morte). Uma das vítimas foi estrangulada após ter a casa invadida por marginais e um taxista foi morto por um falso passageiro no bairro Santo Antônio dos Prazeres. No mesmo período, três pessoas morreram em confronto com a polícia (auto de residência). 
 Os bairros que mais registraram mortes foram o Santo Antônio dos Prazeres (4) e Tomba (3); seguidos dos bairros Rua Nova, Mangabeira e Queimadinha, com duas mortes cada um, além de Descanso, Chácara São Cosme, Novo Horizonte, Expansão do Feira IX, Conceição, Jardim Cruzeiro, Baraúnas, São João,Santa Mônica, Serraria Brasil, Parque Getúlio Vargas, com um crime cada bairro.  Os distritos de Jaguara e Gorvernador João Durval registraram um homicídio cada.
 
 
 
 
 
Por Aldo Matos - Acorda Cidade

 

04/06
às 10:52

 

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana já prepara a logística para a campanha de vacinação contra a poliomielite, que começa no dia 8 e previsão de encerramento no dia 21 de junho. O Dia D será na data de abertura.

A doença, também conhecida como paralisia infantil, foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos.

Deverão tomar a vacina crianças a partir de seis meses de vida até menos de cinco anos. As gotinhas vão estar disponíveis em todas as unidades de saúde. Os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacinação da criança.

No Dia D acontece um esforço vacinal – além das unidades fixas são criados grupos móveis. De acordo com a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Amarry Morbeck, um dos locais onde acontecerão eventos relacionados à vacinação será o Orfanato Evangélico, no Panorama.

Outro ponto será o estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas, onde acontecerão atividades lúdicas, com o objetivo de atrair crianças. (Batista Cruz)  Em Humildes  a  vacinação acontecera no posto de sáude e em algumas comunidades.

 

Por Humildes Notícias

 


PAES, BISCOITOS, SALGADOS, CONFEITARIAS E MUITO MAIS, ENTREGA PARA EVENTOS E ANIVERSÁRIO. Av. Getúlio Vargas, 927 fone (75)2101-9920 Feira de Santana BA.