Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO


04/06
às 10:45

 

Foram abertas as inscrições para o curso de extensão sobre Formação de Professores para Atuação na Pedagogia Hospitalar, destinado a estudantes de Licenciatura em Pedagogia, graduados em Pedagogia e professores dos anos iniciais das redes públicas de ensino. O objetivo é proporcionar formação teórico-prática voltada para a metodologia de trabalho com crianças hospitalizadas.

   A inscrição, gratuita, deve ser feita até sexta-feira (7) no Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), localizado no módulo 4, campus universitário.

   O curso, promovido pelo Departamento de Educação através da Pró-Reitoria de Extensão da Uefs, será ministrado no dia 12 de junho.

   Contato com o Colegiado de Licenciatura em Pedagogia da Uefs através do telefone (75) 3161-8078.

FSA, 3/6/13

 

Por Humildes Notícias

 

03/06
às 23:17

 Cerca de 40 guardas municipais estão recebendo treinamento especializado para prática  de policiamento comunitário e defesa policial, através de aulas iniciadas nesta segundafeira,3, e que seguirá até a próxima sexta-feira,7, ministradas pela Secretaria e Prevenção à Violência (Seprev) em parceria com a Guarda Civil Metropolitana da Cidade de São Paulo. 

O secretário de Prevenção à Violência, Mauro Moraes, ao pontuar a importância da iniciativa disse que o curso proporciona o aperfeiçoamento técnico dos prepostos da Guarda Municipal e que terá como consequência a prestação de serviço de qualidade à comunidade. Além disso, " o curso resulta na valorização do servidor, que acrescentará ao seu curriculum novos conhecimentos, o que também reflete a preocupação do Governo Municipal em melhor preparar os funcionários públicos para o exercício da função”, acrescentou Moraes. 
O curso está sendo ministrados pelos inspetores Geneucy Aves Bezerra e Jadiel Cardoso de Mello, Iaralice Bernardo Lins e Eduardo Cambi e envolve aulas teóricas e práticas, dentre as quais defesa pessoal, a utilização da bicicleta como instrumento de defesa, e a mobilização de pessoas sem o emprego de violência. 
Por Ronaldo Belo - Secom

 

03/06
às 23:05

 

 

Em pronunciamento, nesta segunda-feira (3), na tribuna da Casa da Cidadania, o vereador Beldes Ramos (PT) chamou a atenção do poder público municipal para os problemas sociais dos distritos de Feira de Santana.

Problemas na limpeza pública, estradas intrafegáveis, falta de atendimento em postos médicos e falta de policlínicas foram apontados pelo vereador oposicionista como grandes dificuldades encontradas pelas comunidades das zonas rurais.

“Em Jaguara, por exemplo, a gente vê o descaso a começar pelo acesso ao distrito, que a estrada está intransitável. Patrol não resolve o problema; precisa-se de pavimentação urgente”, afirmou.

A praça do distrito de Jaguara também está em situação lamentável, cheia de buracos e capim, e a limpeza pública está sendo feita pelos próprios moradores, “embora exista alguém que é pago para fazer o serviço”, criticou.

Já em Bonfim de Feira, o lixo é jogado no fundo das próprias residências. “Está sendo uma catástrofe. A coleta não está sendo feita com regularidade”, informou o petista, acrescentando que o cemitério também está cheio de capim, porque, segundo ele, não está tendo a limpeza adequada.

A situação da saúde também é um agravante. “Recebemos a denúncia de que em Ipuaçu, os profissionais chegam às 10 da manhã, tiram duas horas de intervalo para almoço e vão embora às 15 horas”, disse.  Beldes salientou que, além da dificuldade de atendimento, o problema também é encontrado na falta de medicamentos e  marcação de consultas.   

Por Redação: Ascon

 

02/06
às 14:35
Ana Paula Silva

 O tão esperado sonho da população de Humildes parece está bem próximo, é que será votado na próxima terça-feira ((04), na Câmara dos deputados federais, o projeto de lei que cria novas regras para a criação, desmembramento e fusão de municípios em todo o país.

Com issso, o distrito de Humildes reacende a esperança de um dia se tornar cidade, uma expectativa vivida pelos morados a muitos anos que por várias oportunidades realizaram manifestações e abaixo-assinados com esse objetivo. Segundo líderanças do distrito, Humildes conta hoje com mais de 25 mil habitantes, ultrapassando assim a média exigida pelo projeto para realização de uma emancipação municipal. 

De acordo com o projeto, o pedido deverá ser protocolado na Assembleia Legislativa estadual, que precisará elaborar, em 180 dias, um estudo sobre a viabilidade da futura cidade e da área do município pré-existente.  O estudo deverá verificar a viabilidade econômica, ambiental e política do novo município. Depois de finalizado, o documento será votado pela assembleia legislativa, que decidirá se homologa o projeto ou não. Se o projeto de município for considerado viável, os deputados estaduais deverão organizar um plebiscito para que toda a população daquela região possa se manifestar sobre o assunto. 

 O projeto estabelece a população mínima que os novos municípios precisam para serem criados oficialmente: 5 mil habitantes nas Regiões Norte e Centro-Oeste; 7 mil habitantes na Região Nordeste; 10 mil habitantes nas Regiões Sul e Sudeste.
 
Pelo texto, o eleitorado do novo território deverá ser igual ou superior a 50% de sua população. A proposta exige ainda a existência de núcleo urbano já constituído e dotado de infraestrutura, edificações e equipamentos “compatíveis com a condição de município”.
A arrecadação no local de criação do novo município deverá, segundo o projeto, ser superior à média de 10% dos atuais municípios do Estado.
Além disso, a área urbana não pode estar situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União. Na última votação o projeto obteve 399 votos a favor, 19 contra e 01 abstenção, o mesmo foi aprovado com urgência podendo assim ser votado sem passar pelas comissões.  A autoria do projeto é do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Por Ana Paula Silva com informações da Redação Rádio Rural Santarém

 

02/06
às 01:57
Ana Paula Silva

 Na noite desse sábado (01) aconteceu em Humildes-Ba, a visita da Imagem peregrina da Mãe Aparecida (SP).  Uma carreata com uma participação consideravél de devotos da Mãe Aparecida, percorreu as principais ruas do distrito, com parada para uma benção especial na policlínica, escola municipal e a delegacia policial, o momento foi marcado  por muita emoção e alegria por parte dos moradores da localidade.

 
A imagem foi conduzida pelo Missionário Redentorista de Aparecida, Pe. Geraldo Rodrigues, que externou alegria na receptividade da paróquia, segundo ele, essa peregrinação se dar durante o ano inteiro, visitando cidades em todo o Brasil. O redentorista disse a nossa reportagem que o Santuário possui várias cópias de imagens iguais a original encontrada no Rio Paraíba. Depois de Feira de Santana a imagem segue para Linhares e Castelo, ambas no Espírito Santo, de lá retornando para o Santuário da Mãe Aparecida.
 
Padre Geraldo Rodrigues enfatizou que, "A peregrinação é uma oportunidade de os devotos de Nossa Senhora Aparecida venerar a imagem, uma vez impossibilitados de irem à Aparecida-SP". A visita teve continuidade com uma missa celebrada pelo padre Cristiano Fechine e Padre Luis Carlos, este organizador da Peregrinação da Mãe Aparecida em Feira de Santana e em seguida os jovens da paróquia deram seguimento com uma virgília até o início da manhã deste domingo (02), em preparação para a Jornada Mundial da Juventude que acontece em julho no Rio de Janeiro.
Por Ana Paula Silva

 

01/06
às 19:31

Dois elementos armados, tentaram no início desta manhã (1), assaltar caminhoneiros que pernoitavam em posto de gasolina. Localizado próximo ao viaduto que liga a BR 324 à BR 101, o posto de combustível foi alvo da ação dos meliantes que tentaram assaltar seus clientes que ali pernoitavam.

Percebendo a ação dos bandidos, os seguranças do posto reagiram, deflagrando vários tiros contra os marginais. Os criminosos conseguiram fugir, partindo a pé em direção a um matagal.

Segundo testemunhas, essa não é a primeira vez que bandidos tentam a pé assaltar essa rede de postos. Durante a ação ninguém saiu ferido. Os relatos foram de um caminhoneiro que passou a noite no local.

 

Por Humildes Notícias

 

01/06
às 16:15
Humildes Noticias

 

 
Por volta de 11hs da manhã de hoje (01), uma van do transporte alternativo de Feira de Santana, que faz a linha Humildes/Feira, foi assaltada por três elementos nas imediações do bairro Subaé, BR 324, segundo o motorista da van, os elementos entraram no carro ainda no centro da cidade quando, logo após o viaduto portal do sertão os mesmos deram voz de assalto, o carro estava com cerca de 18 passageiros, todos eles tiveram seus pertences furtados. Os elementos levaram celulares e dinheiro de todos os passageiros, motorista e cobrador.
A queixa foi prestada na delegacia policial no distrito de Humildes.
 
Por Humildes Notícias

 

01/06
às 11:38
Foto: Ana Paula Silva

Foi sepultado na manhã deste sábado (01), no distrito de Humildes (BA), o jovem Alan Lima dos Santos, 18 anos, vítima de tiros na última quarta-feira (29) em Feira de Santana. O cortejo foi marcado por muita emoção e protesto. Pessoas passaram mal, necessitando de atendimento na policlínica local, inclusive a mãe que estava desesperada com a situação.

Durante a passagem do cortejo na rua principal do distrito, a população fez uma parada em frente a Delegacia Policial, onde foi pedido justiça para o caso. "Queremos justiça! Queremos justiça!" exclamava a população. Faixas levadas por  parentes e amigos com pedido de justiça e denúncia acompanhava o momento, o fato chocou toda a população.

Por Humildes Notícias

 

01/06
às 06:35
Todos os artistas e instituições em suas várias formas de fazer arte, estão sendo convocados para participarem do 2º Fórum Municipal de Cultura que será realizado no dia 20 de junho de 2013 no Centro de Cultura Maestro Miro, no Teatro Ângela Oliveira. Nesta mesma data será eleito o Conselho Municipal de Cultura. A portaria de convocação foi assinada pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista.
 
O cadastro dos interessados em participar do evento já começou a ser feito e vai até o dia 19 de junho, no Maestro Miro, situado à rua Itacarambi, s/n, bairro Muchila I, das 9h às 12h e das 14h as 17h. 
 
Poderão se cadastrar pessoas físicas e jurídicas. Para a pessoa física, são exigidos a cópia da carteira de identidade, cópia de CPF, comprovação de que pertence ao segmento cultural no qual pretende se inscrever (registro profissional, certificação de entidades culturais, atestados, etc., e preenchimento de ficha com dados pessoais). Já para a pessoa Jurídica está sendo exigidos a apresentação da cópia do estatuto, cópia de ata da eleição e posse da diretoria vigente, CNPJ e preenchimento de ficha com dados da entidade. 
 
Estão chamados para este importante encontro artistas e instituições que atuam nas áreas de cinema, vídeo, fotografia e demais segmentos audiovisual, artesãos, escultores, artistas plásticos e demais segmentos das artes plásticas, blocos afro, afoxés, escolas de samba, quadrilhas juninas, repentistas, capoeiristas e demais segmentos da cultura popular, poetas, escritores, cordelistas e demais segmentos da literatura.
Por Humildes Notícias

 

31/05
às 23:47
Foto: Central de Polícia

Moradores do povoado de Vila Fluminense, Humildes-Ba, juntamente com familiares do jovem Alan Lima dos Santos, 18 anos, bloquearam a pista na BR 324, no final da tarde de hoje (31), sentido Salvador/Feira de Santana, revoltados pelo fato do jovem não ter resistido aos tiros e ir à óbito no início dessa manhã (31). O tráfego ficou interropido por mais de 2h. 

Segundo parentes da vítima, o fato aconteceu depois que o jovem Alan não parou ao passar por uma blits, o mesmo estava conduzindo uma motocicleta.
 
Por Humildes Notícias

 


PAES, BISCOITOS, SALGADOS, CONFEITARIAS E MUITO MAIS, ENTREGA PARA EVENTOS E ANIVERSÁRIO. Av. Getúlio Vargas, 927 fone (75)2101-9920 Feira de Santana BA.