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Trânsito

30/01
às 10:10
Uma batida occorida esta manhã ,  entre um micro-ônibus da empresa Transoares com uma van deixou uma pessoa morta na BA 502 por volta das 5 horas desta terça-feira ,30.
 
Os dois veículos faziam o transporte de passageiros entre São Gonçalo dos Campos e Feira de Santana.
 
Segundo informações de populares, a van estava com cinco passageiros e parou em um ponto de passageiros nas imediações da JBS, momento que o micro-ônibus bateu no fundo do veículo, que capotou e atingiu o telhado de um bar.
 
Um homem conhecido como Gago morreu no local. Não há informações sobre a identidade oficial da vítima, que residia no povoado Boqueirão, em São Gonçalo.
 
 
Por Folha do Estado
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30/01
às 10:00

 

A BR-101, a mais extensa do Brasil, cortando o país do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, é a estrada mais perigosa entre as que passam pela Bahia. Das 580 mortes registradas em acidentes nas rodovias baianas em 2017, 33% aconteceram na BR-101, ou seja, 174 casos.  
 
A segunda estrada mais perigosa é a BR-116, que é considerada a principal rodovia brasileira e também sai do Nordeste e segue até o sul do país. De acordo com levantamento divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda, 29, 30% das ocorrências fatais aconteceram nessa rodovia. 
 
Entre todas as estradas que cortam a Bahia, a PRF contabilizou 4.549 acidentes em 2017. Apesar de alto, houve uma queda de 16% no número de ocorrências em comparação a 2016, quando foram registrados 5.408 casos. 
 
Dias da semana
 
O fim de semana é o período onde foi registrado mais acidentes: 20% nos sábados e 22% nos domingos. 
 
Em relação a acidentes com óbitos, os finais de semana continuam liderando o levantamento, O domingo é o dia com mais mortes, com 25%. No sábado foram 19% dos óbitos. Em contrapartida, a quarta-feira é o dia mais 'tranquilo', com 9% dos acidentes e óbitos nas estradas.
 
Por A tarde
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29/01
às 09:28

 

Sete pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas em um acidente de ônibus na madrugada deste domingo (28) no Tocantis. O veículo havia saído de Barreiras, no Extremo-Oeste da Bahia, em direção a Palmas (TO), quando capotou, por volta da 1h, na rodovia TO-040, na altura de Novo Jardim.
 
De acordo com a Polícia Militar, o motorista afirmou que os freios do veículo falharam. O ônibus que capotou é da empresa Real Maia. Os feridos foram, inicialmente, transportados por ambulâncias para o Hospital Regional de Dianópolis. Depois, sete deles foram transferidos para o Hospital Geral de Palmas - dois já tiveram alta. Uma mulher, em estado grave, foi transportada de helicóptero. Com pouco estoque de sangue, o Tocantins pediu doações para as vítimas. 
 
Por Correo
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29/01
às 09:00
Os motoristas que trafegarem pelas BR-324 e 116 estão pagando mais desde sábado (27). Os valores dos pedágios foram reajustados segundo informou a concessionária ViaBahia que administra as rodovias.
 
O aumento foi de cerca de 15%. Segundo a empresa o aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para os autómeis, a tarifa subiu de R$ 450 para R$ 5,10 na BR-116 e de R$ 2,50 para R$ 2,90 na BR-324, por exemplo. Os valores do pedágio levam em consideração a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período, com vista à recomposição tarifária. 
Por Correio
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22/01
às 16:03

A partir de quinta-feira, 25, a Avenida Senhor dos Passos, um dos principais corredores de transporte urbano de Feira de Santana, passa a contar com faixa exclusiva para ônibus. Até então, a delimitação existente na via, indica uma faixa preferencial, apenas na cor branca.

Delimitada por faixa horizontal contínua na cor azul, paralela a de cor branca, a nova faixa exclusiva começa a partir da Rua Santos Dumont - sentido Centro - e se estende até a Rua Monsenhor Mário Pessoa.

A faixa exclusiva é restrita ao transporte coletivo - exceto nas conversões à direita permitidas apenas em três trechos: antes da entrada da Praça do Nordestino, com acesso pela Rua 10 de junho para a Praça Eduardo Fróes da Mota; nas proximidades do arquivo público para conversão na Avenida Getúlio Vargas, e logo após o centro comercial Poli Moda, com opção de conversão na Rua de Santana e, mais à frente, na Rua Monsenhor Mário Pessoa.

Sinalização já instalada no local

Segundo Maurício Carvalho [na foto acima], superintendente municipal de Trânsito, toda a extensão da pista exclusiva já está sinalizada com placas de trânsito verticais e aérea. "Instalamos sinalização informando a velocidade média permitida com fiscalização eletrônica de velocidade [neste caso 50 km], de circulação exclusiva para ônibus e indicativa de acesso à direita para demais veículos”, explica o gestor da pasta.

Menor tempo de viagem para os passageiros

Segundo o artigo 184, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa ou via de trânsito exclusiva regulamentada para o transporte público coletivo é considerado infração de natureza gravíssima e multa no valor de R$ 293,47. Ainda, rende sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

Já artigo 218, inciso I, aponta infração média ao condutor que transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, somada à multa no valor de R$ 130,16. Também, o mesmo artigo, inciso II, prevê infração grave e multa no valor de R$ 195,23 para quem transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50%, e mais cinco pontos na CNH.

Já o motorista que transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50% será notificado por infração de natureza gravíssima com multa no valor de R$ 880,41. Este valor final é resultado do fator multiplicador (3) apontado neste tipo de infração para chegar ao valor da multa, ou seja, R$ 293,47 multiplicado por três. "Pedimos aos motoristas atenção às placas para evitar infrações”, adverte Maurício Carvalho. 

Por De Olho na Cidade
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03/01
às 03:37

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anotou 987 acidentes em rodovias federais de todo o país durante o feriado de ano novo. Deste total, 183 foram considerados acidentes graves porque resultaram em pelo menos uma morte ou uma pessoa ferida gravemente. No caso, foram 1.008 feridos e 67 mortos.

A Operação Rodovida, etapa Ano Novo, abrange o período entre os dias 29 de dezembro de 2017 e 1º de janeiro de 2018. No ano anterior, o levantamento foi feito entre os dias 30 de dezembro de 2016 e 1º de janeiro de 2017. Nele, foram registrados 1.081 acidentes que resultaram em 1.130 feridos e 87 mortos.

Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (2) pela PRF, houve 36.724 flagrantes de excesso de velocidade em rodovias federais. Além disso, 3.208 motoristas foram flagrados fazendo ultrapassagens irregulares.

Neste ano, a fiscalização teve como foco o combate a condutas como ultrapassagens irregulares, excesso de velocidade e direção após o consumo de álcool. De acordo com a PRF, foram emitidos 565 autos de infração para motoristas que dirigiram depois de ingerir bebida alcoólica. Isso corresponde a um flagrante de condutor embriagado a cada 42 testes com bafômetro.

Ainda segundo o levantamento, 1.646 motoristas foram flagrados sem cinto de segurança. A PRF emitiu 257 autos de infração para motociclistas sem capacete, e fez 308 flagrantes de motoristas trafegando com crianças sem cadeirinha.

 

Por Agência Brasil
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07/11
às 04:12

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pediu um parecer jurídico para avaliar a possibilidade de regulamentar a fiscalização de veículos com base na medição da velocidade média em determinado trajeto.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o pedido ocorre em meio a uma ação educativa lançada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET ) de São Paulo na última quarta-feira (1º), por meio da qual ela começou a advertir quem excede o limite em quatro vias paulistanas.

A medição visa flagrar motoristas acostumados a frear apenas nos pontos com radares e exceder a velocidade máxima nos demais trechos.

Pelo sistema testado pela CET, dois aparelhos delimitam um trecho monitorado: o primeiro grava a placa do veículo, a sua velocidade e a hora do registro; o segundo calcula o tempo necessário para percorrer o trajeto dentro do limite de velocidade da via.

Caso o motorista passe pelo ponto final antes do horário estipulado, ele recebe uma carta de advertência.

Diante da novidade, o Denatran quer entender se a lei atual pode ser ampliada por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regula a legislação viária no país.

Por isso, pediu o parecer jurídico à consultoria da Advocacia-Geral da União (AGU) no Ministério das Cidades. Do contrário, a previsão de punição com base na velocidade média teria que partir de projeto do Congresso.

Por De Olho na Cidade
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07/11
às 03:57

O feriadão de Finados registrou seis mortes em rodovias estaduais e federais na Bahia, de acordo com balanços divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE), nesta segunda-feira (6).

Segundo a PRF, durante a Operação Finados, iniciada na última quarta-feira (1º) e finalizada neste domingo (5), ocorreram 61 acidentes nas rodovias federais que cortam a Bahia - 16 considerados graves. Nas rodovias estaduais, conforme a PRE, foram 11 acidentes, dois deles graves.

Todas as mortes foram em rodovias federais. Ainda nas BRs, 47 pessoas ficaram feridas. O número de ocorrências foi maior que o registrado no último feriadão, no Sete de Setembro.

A ocorrência mais frequente foi o excesso de velocidade, seguida de ultrapassagem indevida e não uso do cinto de segurança ou do capacete. Foram autuados 4.486 motoristas e motociclistas.

Bebida e direção

Os testes de bafômetros foram realizados pela PRF em 2.872 condutores - 46 apontaram ingestão de bebida alcoólica e os condutores foram autuados por infração administrativa. Seis deles foram presos por embriaguez ao volante, pois apresentavam concentração de álcool maior que 0,3 mg por litro de ar alveolar, o que configura crime de trânsito.

Na operação da PRF foram presas 19 pessoas. Além das seis por embriaguez ao volante, houve prisões por outros crimes, como porte ilegal de arma e uso de documento falso. Foram detidas duas pessoas com mandados de prisão em aberto e dois veículos roubados foram recuperados.

No balanço da PRE, foram registrados 11 acidentes nas rodovias estaduais, quatro deles com vítimas e dois considerados acidentes graves. Das 11 vítimas dos acidentes, duas se feriram gravemente. Nenhuma morte foi registrada.

Por Correio
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02/11
às 03:54

Buscando organizar o trânsito e evitar acidente, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), regulamentou a Resolução 706/2017 que pretende punir com multas de trânsito pedestres e ciclistas em todo Brasil. O prazo de implantação é de 180 dias. Vinte anos após a sanção do CTB, a Resolução nº706/2017, os órgãos responsáveis terão que se adequar, em 180 dias, e comecem a multar os pedestre e ciclista que cometerem infrações.

As medidas que já estavam previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de 1997, nos artigos 254 e 255, foram publicadas no Diário Oficial da União. Elas seriam a autuação para pedestres que caminhar ou ficar parado em pistas de rolamento (ruas, avenidas, rodovias, etc), exceto para cruzá-las onde for permitido, ou seja, faixas de pedestre, passarelas ou passagens subterrâneas; desobedecer sinalização de trânsito específica, como as que proíbem a circulação de pedestres; ocupar sem autorização alguma via atrapalhando o trânsito para festas, prática de esportes, desfiles e similares, com exceção de casos especiais e com a devida licença da autoridade competente.

Para o ciclista estará proibido levar passageiro fora da garupa; transportar crianças sem condições de cuidar de sua própria segurança, ou ainda carga incompatível com suas especificações; fazer "malabarismo", como empinar ou andar sem as duas mãos no guidão. Ao ciclista só é permitido tirar a mão do guidão quando este for fazer alguma sinalização a veículos, como para indicar que irá virar ou parar; andar com a bicicleta de forma agressiva ou em passeios onde não seja permitida a circulação desta.

Segundo o advogado especialista em Trânsito, Bruno Sobral, a resolução não entrará em vigor. "Por questões de infraestruturas e de dificuldades dos próprios órgãos vinculados ao Sistema Nacional de Trânsito, não era aplicada. E continuamos sustentando que não passará a ser. Essa é uma questão bem enfática", diz. Sobral explica não ha razão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) versar essa norma. "Nós, especialistas, pensamos que a medida se trata de uma cortina de fumaça que vem fomentar a indústria de multas. A outra alternativa é de que não seja para arrecadar dinheiro, mesmo porque a relação custo benefício não compensa, e fato é que órgão nenhum vai se esforçar no sentido de autuar esses cidadãos, seja por questão moral, legal ou estrutural", conta o advogado.

Para condutores da cidade, é preciso haver educação no trânsito, como fala Francisco de Assis, que trabalha como motorista a 6 anos. "É uma lei boa, mas não vai pegar. É preciso ter educação no trânsito, porque o povo é mal educado", fala. Já a pilota de motocicleta, Jamille Santos, comentou que a intenção é desnecessária, já que não irá alterar a realidade do país. "É complicado. Não temos uma fiscalização efetiva nem para carros, quem dirá para pessoas que não tem placas", questiona ela. Os pedestres de Feira de Santana acham que a medida não vai adiantar nada se não houver uma mudança radical. "Como vamos andar nos passeios, se não tem mais passeios? Os carros, barracas, lojas, tudo toma conta do espaço que era pra ser nosso. Não pagaria multa nenhum, sem antes mudar essa realidade", conta Demetrius Coutinho.

Sobral também levantou informou que antes do estado aplicar esse regulamento, ele tem o dever de levar o conhecimento da lei para que o cidadão possa cumprí-lo. "Se vamos imputar as pessoas ao fiel cumprimento da lei, o próprio estado responsável pela lei que prover a existência de calçadas. Não pode determinar os cidadãos a só andar nas calçadas se não há calçadas e o próprio estado não cobra. Um exemplo disso é a Nóide Cerqueira, uma avenida nova, não está sendo respeitada as calçadas e os passeios, será que esse mesmo órgão de trânsito que já fiscaliza lá tem realmente respaldo para cumprir essa lei no mesmo local?" questiona ele.

PUNIÇÕES

A punição para quem descumprir a lei é de R$ 44,19 por multa. O valor é de 50% do aplicado a veículos para a mesma categoria, a leve. No caso de bicicletas, as infrações são consideradas de gravidade "média", e a multa é de R$ 130,16. Sendo que, o agente de trânsito pode fazer a remoção da bicicleta como medida administrativa, e o veículo só poderá ser recuperado pelo dono original, mediante apresentação do recibo de pagamento da multa.

O superintendente de Trânsito, Maurício Carvalho, informou que até o momento não foi repassado para os órgãos gestores, como irá funcionar a fiscalização e que ação será feita pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT)? É a de orientação para pedestres e condutores? "Essa resolução do Contran se faz necessário que haja uma portaria regulamentando como será o auto de notificação, infração, que tipo de talonário será usado, de que maneira será implementado a ação pelo agente de trânsito. Até que essa portaria seja publicada, o trabalho dos órgãos gestores será de orientação, porque é importante que o pedestre saiba que tem de atravessar na faixa e o condutor tem que respeitar a faixa também. E a partir do momento que houver a portaria, nós vamos nos ajustar para fazer o procedimento", informa.

A regulamentação permite punição de quem utilizar sem autorização vias para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito. A autuação inclui andar fora da faixa própria, da passarela, da passagem aérea ou subterrânea. 

Por De Olho na Cidade
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31/10
às 04:24

Quem for multado e quiser identificar o agente de trânsito que aplicou a penalidade poderá buscar essa informação na internet. Listas com os códigos e nomes dos agentes e autoridades de trânsito que atuam na fiscalização e são responsáveis por autuação de infrações deverão estar disponíveis na internet para pesquisa.

A determinação está na Resolução 709 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União.

A lista deve ficar disponível no portal de cada órgão que compõe o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A resolução prevê também que sejam publicadas na internet cópias dos convênios de fiscalização de trânsito firmados pelos órgãos e entidades executivas de trânsito.

De acordo com o Contran, o intuito das medidas é ampliar a transparência nos processos de infração de trânsito, bem como a garantir a ampla defesa. A resolução entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial.

A Agência Brasil procurou o Contran para saber como será a indentificação do agente que aplicou a multa, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Regulamentação de multa a pessoa jurídica

Outra resolução publicada hoje regulamenta e unifica os procedimentos para que a multa seja aplicação a pessoa jurídica proprietária do veículo quando o condutor que cometeu a infração não for identificado.

A Resolução 710, que entra em vigor em 30 dias, regulamenta o parágrafo oitavo do Artigo 257 do Código Brasileiro de Trânsito e determina que a notificação da penalidade tenha registrada a identificação do órgão de trânsito que aplicou a penalidade, o nome da pessoa jurídica proprietária do veículo, descrição da penalidade e valor da multa, entre outras informações.

Por De Olho na Cidade
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