Trânsito | Humildes Notícias - O site de notícias de Humildes - Bahia

HOME         POLÍTICA          ESPORTE         POLÍCIA         TRÂNSITO         RELIGIÃO         CULTURA E LAZER         EDUCAÇÃO         EMPREGO

Trânsito

05/05
às 03:41

Um conjunto de sinaleiras vai normatizar o trânsito no cruzamento entre as ruas Bacelar de Castro e a Papa João XXIII, nas imediações do Feiraguai.

A quantidade de veículos naquela área da cidade em horários de pico tornava o trânsito não apenas lento, mas perigoso, com possibilidade de colisões.

As sinaleiras foram instaladas por técnicos da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) e deverão limitar os atos de imprudência e impaciência no local.

O novo conjunto de semáforos vai funcionar em sincronia com os sinais localizados no cruzamento entre a Bacelar de Castro com a Senador Quintino.

 

Por Secom
(0) Ver Comentários Mandar Comentário Indique a um Amigo

 

03/05
às 03:30

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) deve notificar, em breve, diversos motoristas que podem ter o direito de dirigir suspenso por até 12 meses.

Ao todo, segundo o órgão, cerca de 40 mil processos administrativos estão em fase de abertura e instauração. Os dois primeiros lotes, já agora no mês de mais de maio, possuem quase 2.800 processos. Em comparação com o primeiro trimestre de 2016, houve um aumento médio de 25% no número de motoristas autuados pela irregularidade.

A penalidade da suspensão do direito de dirigir, que caracteriza medida administrativa de caráter disciplinar, importa na proibição em caráter temporário, por prazo determinado, de exercer a atividade de condução de veículos automotores.

“A partir da publicação da penalidade, o condutor é notificado para entregar a CNH no prazo de 48h em uma Ciretran (Interior) ou Detran (Sede)”, afirmou Júnior.

“Aos condutores será dada a possibilidade da ampla defesa e do contraditório”, disse Jânio Natal Júnior, Coordenador de Acompanhamento de Processos de Habilitação (CAPH) do órgão.

Segundo ele, para quem for abordado sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por estar cumprindo a pena de suspensão, “suspensões estas, por pontuação e por infrações diretas”, o Detran promoverá a instauração do processo de cassação da carteira.

Questionado sobre uma eventual sensação de impunidade por parte dos motoristas que continuam dirigindo mesmo estando irregulares, o coordenador disse que é necessário respeitar o que consta na legislação.

“Tanto na cassação quanto na suspensão da carteira nacional de habilitação, é necessário a instauração de processo administrativo, a fim de garantir ao condutor seu direito constitucional a ampla defesa e o contraditório.

Sendo constatado em abordagem que o condutor está com sua CNH está suspensa, ele terá sua carteira nacional de habilitação apreendida e a instauração de um processo de cassação de sua CNH. No caso de CNH cassada, o condutor será multado e terá seu veículo apreendido”, ressaltou.

Diferenças

De acordo com o artigo 256 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existe a previsão de que a autoridade de trânsito deverá aplicar, às infrações nele previstas, as penalidades, que vão desde advertência por escrito, passando por suspensão e cassação, chegando até a freqüência obrigatória em um curso de reciclagem.

No CTB, a suspensão do direito de dirigir será aplicada sempre que o condutor atingir, no período de 12 meses, a contagem de 20 pontos em infrações de trânsito.

A duração da penalidade será pelo prazo mínimo de seis meses até o máximo de um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.

Quando ocorrer a suspensão do direito de dirigir, a CNH será devolvida a seu titular imediatamente após cumprida a penalidade e o curso de reciclagem.

Já a cassação está prevista no artigo 263 do mesmo código e acontece quando, suspenso o direito de dirigir, o infrator conduzir qualquer veículo.

Ainda existem, em outros artigos da mesma lei, infrações que, se cometidas, podem render a cassação da CNH (em caso de reincidência, nos últimos 12 meses), tais como disputar corrida, dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência e dirigir com a carteira de habilitação ou permissão para dirigir de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo.

Nesses casos, o motorista pode ficar até dois anos sem dirigir, além de ser multado e o veículo apreendido.v

Por De Olho na Cidade
(0) Ver Comentários Mandar Comentário Indique a um Amigo

 

02/05
às 06:38
A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) prorrogou o prazo de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com placas de final 3 e 4, para a quarta-feira (3) e a quinta-feira (4), respectivamente.
 
Conforme a Sefaz, a mudança foi feita por conta de instabilidade no sistema do IPVA registrada na quinta-feira (27). Anteriormente o prazo era 27 e 28 de abril para placas de final 3 e 4, respectivamente.
 
De acordo com a Secretaria, a medida inclui as datas-limite do desconto de 5% para pagamento em cota única. Os contribuintes têm ainda a opção de pagamento do IPVA em três parcelas, desde que a primeira seja paga até os prazos estabelecidos para a cota única. Para a opção de pagamento em cota única sem desconto, as datas-limite são 29 de junho para placas de final 3 e 30 de junho para as de final 4.
 
Também tiveram os prazos prorrogados os proprietários de veículos com placas de finais 1 e 2. Para os veículos com placas de final 1, a última cota do IPVA poderá ser paga até 3 de maio, e para aqueles com placa de final 2, o prazo para a segunda cota fica prorrogado até 4 de maio.
 
Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2017, disponível no site da Sefaz-BA, em Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA.
 
Por De Olho na Cidade
(0) Ver Comentários Mandar Comentário Indique a um Amigo

 

28/04
às 08:22

 

Em uma sexta-feira (28) atípica, Feira de Santana amanheceu sem ônibus hoje. No Terminal Central, um dos principais da cidade, não há circulação de veículos. A informação é dos Sindicato dos Rodoviários (SINTRAFS) que decidiu pela paralisação geral, que ocorre em todo país, em protesto contra as reformas trabalhistas, previdenciárias e de terceirização, propostas pelo Governo Federal.
 
O vice-presidente do SINTRAFS, José de Souza, confirmou ao De Olho na Cidade que a categoria aderiu ao movimento nacional e que somente 30% da frota dos ônibus iria rodar nesta sexta. Porém, devido a falta de mão de obra, acabou recuando da decisão. A paralisação vai durar até às 23h59.
 
Veja o que não vai funcionar nesta sexta-feira (28):
 
Bancos
 
As agências bancárias não realizarão atendimento ao público.
 
 
Comércio
 
O Sindicato dos Empregados do Comércio (SECOFS) aderiu à greve, mas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio (SICOMFS) são contrários ao fechamentos das lojas.
 
3ªCiretran (Detran)
 
Não funciona.
 
Escolas públicas e particulares
 
Não funcionam.
 
UEFS
 
Não funciona.
 
Polícia Civil
 
Apenas autuação de prisão em flagrante e levantamentos cadavéricos.
 
Poder Judiciário (Fórum)
 
Não funciona.
 
Defensoria Pública
 
Apenas serviços essenciais.
 
Tribunal Regional de Trabalho (TRT)
 
Não funciona.
 
Por De Olho na Cidade
(0) Ver Comentários Mandar Comentário Indique a um Amigo

 

14/04
às 02:24
Acorda Cidade

Um motorista ficou ferido e o filho dele morreu após um acidente na BR-101, próximo ao viaduto da BR-324, na região de Feira de Santana. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta em que os dois estavam tombou e eles ficaram presos às ferragens. O veículo transportava carga de óleo diesel.

Pai e filho, cujos nomes não foram divulgados, foram retirados pelo Corpo de Bombeiros. O pai foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade, e o filho morreu no local do acidente.

Por conta do óleo espalhado, a pista foi lavada, e para prevenir ignição de chamas a equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local com uma viatura de combate a incêndio.

 
Por Acorda Cidade
(0) Ver Comentários Mandar Comentário Indique a um Amigo

 

05/04
às 08:36

Um homem de 43 anos morreu na tarde desta terça-feira (4), após uma colisão envolvendo dois caminhões, na BR-324, na região da cidade de Riachão do Jacuípe, localizada a 194 quilômetros de Salvador.

 
A vítima, identificada como Antônio Almeida Rodrigues Araújo, esra o motorista de um caminhão, que bateu na traseira do outro. Antônio ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos.
 
O acidente aconteceu por volta das 16h. O caminhão onde a vítima estava tinha placa de Santo André (SP). O motorista do outro veículo, Sebastião Costa da Silva, de 49 anos, não ficou ferido.
 
Por Secom
(0) Ver Comentários Mandar Comentário Indique a um Amigo

 

18/03
às 03:23
Secom

A partir deste sábado, 18, o tráfego na avenidas João Durval Carneiro vai passar por adequações com o início das construções de duas estações de embarque e desembarque de passageiros. Ambas obras estão relacionadas ao BRT, sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus, que está sendo construído pela Prefeitura de Feira de Santana.

Uma das estações será construída à altura do Boulevard Shopping, no centro da avenida. A outra, nas imediações do Hospital da Unimed. Por isso, o estacionamento em ambas laterais da avenida, trecho das construções, será proibido durante todo o período das obras.

Na estação do shopping, os veículos não poderão parar entre a Esmaltaria e a Farmácia Pague Menos, na direção para a Conceição. O ponto de ônibus será relocado alguns metros para a frente.

No outro lado, esta proibição vai valer da avenida Newton Rique até cerca de 300 metros adiante. Os pontos de táxi e mototáxis será recolocados para a pista paralela à da avenida.

Na estação do hospital, os motoristas não poderão parar entre a unidade e a rua Nanuque – o ponto de ônibus vai ser relocado para mais adiante na avenida. No outro lado, a faixa de proibição de estacionamento vai da rua Intendente Abdon até a Faeb (Federação de Agricultura do Estado da Bahia).

O superintendente de Trânsito, Maurício Carvalho, explica que as medidas são necessárias porque a área de isolamento da obra ocupa parte de uma das pistas de rolamento.

“Mas toda a área vai estar devidamente sinalizada, tanto horizontal como verticalmente, e vamos contar com o apoio dos agentes de trânsito na orientação dos motoristas”, afirmou o superintendente.

 

Por Secom
(0) Ver Comentários Mandar Comentário Indique a um Amigo

 

28/02
às 03:42

Um acidente grave deixou várias pessoas feridas na tarde desta segunda-feira (27) na Avenida João Durval, bairro Caseb, em Feira de Santana. O acidente envolveu três carros - Celta, Corsa e Polo - e uma motocicleta.

Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), os veículos atingidos estavam parados na sinaleira em frente ao Colégio Estadual Odorico Tavares.

“As informações preliminares que recebemos é que a moto e provavelmente o Celta estavam em alta velocidade e colidiram em outros dois veículos que estavam parados, o Celta e o Corsa”, relatou Daniel Brito, da SMT.

Uma das vítimas ficou presa às ferragens de um dos carros.

A suspeita é que o acidente foi provocado por causa de uma perseguição ocorrida após um assalto. Não há mais informações sobre o fato.

Todos os feridos foram levados para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e para hospitais particulares de Feira de Santana.

Por De Olho na cidade
(0) Ver Comentários Mandar Comentário Indique a um Amigo

 

24/02
às 03:19
Raimundo Mascarenhas

O capotamento do caminhão Mercedes Bens, placa JLB 1786 licença de Feira de Santana resultou na morte do condutor Braulino de Souza Santana, 58 anos, morador do Distrito de Humildes / Feira de Santana e deixou ferido o carona Raimundo Cerqueira, idade ignorada.

Segundo informação da Policia Rodoviária Federal – PRF, o acidente aconteceu por volta das 16h10 desta quinta-feira, na altura do Km 434 da BR 324, cerca de 300 metros depois do entroncamento com a rodovia que dar acesso ao Município de Pé de Serra, sentido Riachão do Jacuípe – Nova Fátima.

Segundo um homem que esteve no local auxiliando no resgate do corpo, Braulino e Raimundo saíram da cidade de Conceição do Jacuípe com destino ao Município de Umburanas, na região de Jacobina, quando o caminhão desgovernou-se, e depois de passar por uma pequena ponte, o condutor perdeu o controle da direção, passou para a contra mão, arrancou o guard rail, desceu um barranco e parou dentro de uma fazenda.

O veículo estava carregado de madeira e mourão muito usado em currais. O caminhoneiro estava sem o cinto de segurança foi projetado para fora e a carga caiu sobre seu corpo, enquanto o carona usando cinto ficou na cabine e mesmo bastante danificada ele não sofreu lesões graves e ficou em observação no Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe.

Informações no local do acidente davam conta que os dois ocupantes usavam cinto de segurança em todo trajeto, mas ao passar em Riachão, Braulino teria descido para comprar amendoim e não colocou de volta. O caminhão ficou completamente destruído e o acidente pode ter ocorrido depois que o fecho de molas quebrou, pois, estava espalhando por dentro da roça, porém, somente a perícia técnica poderá confirmar.

O corpo do caminhoneiro só foi resgatado pouco depois das 21h pelas equipes da Policia Técnica e do rabecão de Serrinha, pois, ao chegarem ao local não conseguiam retirá-lo, foi preciso chamar um guincho que retirou o caminhão, mas não bastou, já que a carga permanecia sobre o cadáver.

A solução foi juntar os homens que estavam no local e começaram a retirar as peças de madeira e mourão até localizar o corpo, que em seguida foi levado para o Departamento de Policia Técnica – DPT de Serrinha.

Por Calila Noticias
(0) Ver Comentários Mandar Comentário Indique a um Amigo

 

22/02
às 02:46

De zero hora desta sexta-feira (24) até à meia-noite de quarta-feira (1°), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará a Operação Carnaval 2017. Integrada à segunda fase da Operação Rodovida Cidades, a Operação Carnaval tem como meta garantir segurança, conforto e fluidez no trânsito nas rodovias federais.

Além de Salvador, que recebe grande número de visitantes, cidades como Feira de Santana, Barreiras, Porto Seguro, Correntina e Santa Maria da Vitória promovem festas no período de carnaval. No ano passado, os estados da Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina concentraram 27,97% das ocorrências graves no período do carnaval.

Para a operação deste ano, a PRF-BA contará com reforço de agentes do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Distrito Federal e Tocantins. Os policiais e equipamentos oriundos de outras regionais serão empregados na BR-324, área metropolitana de Salvador; na região de Feira de Santana, onde se encontram as BRs 101, 324, 116 e 242; e nas BRs 101 e 367, em Eunápolis e Porto Seguro.

Durante o feriado, o foco da PRF continua nas condutas responsáveis por elevados índices de morte nos acidentes. Por isso, além da embriaguez ao volante, os esforços de fiscalização estarão voltados para o excesso de velocidade, as ultrapassagens proibidas, infrações com motocicletas, uso do cinto de segurança e transporte seguro de crianças. 

Por Bahia Noticias
(0) Ver Comentários Mandar Comentário Indique a um Amigo

 


 

PAES, BISCOITOS, SALGADOS, CONFEITARIAS E MUITO MAIS, ENTREGA PARA EVENTOS E ANIVERSÁRIO. Av. Getúlio Vargas, 927 fone (75)2101-9920 Feira de Santana BA.